Logo E-Commerce Brasil

Simplificando a complexa gestão de estoque, fornecedores e compras

Estoque parado é dinheiro parado! Essa afirmação sempre aparece quando se é abordado o assunto de como controlar um estoque e gerenciar os fornecedores. Além disso, esses debates, geralmente, sempre vêm acompanhados da sábia resposta: Tente sempre trabalhar mantendo o mínimo de mercadorias possível no depósito.

No entanto, tudo parece muito bom de ver e promete ser o fim dos seus problemas. Porém, como realmente deve ser feito o controle do estoque e dos fornecedores? E, o principal: como encontrar a tênue fórmula mágica de sempre trabalhar mantendo o mínimo de materiais possível no depósito?

Tomemos como exemplo uma fabricante de produtos para higiene pessoal. Essa empresa produz itens em larga escala para abastecer o mercado, mas ao mesmo tempo, as matérias primas para essa produção não devem ficar muito tempo paradas no estoque, afinal, pode haver comprometimento dos resíduos, estragando a matéria.

Então, a partir disso, é preciso ter um controle preciso do estoque e dos fornecedores. Mas o principal, nesse ponto, é uma comunicação direta e centralizada na realização de compras de matéria prima, controlando não só as compras, como gerando cotações dos mais variados fornecedores para a produção do determinado item.

Eis que então a resposta “tente sempre trabalhar mantendo o mínimo de mercadorias possível no depósito e agilize seu controle de fornecimentos” passa de um sonho, para um complexo e obsessivo plano a se alcançar.

Frente a isso, surge outra pergunta: Como solucionar essa complexa problemática?

A verdadeira solução está no BackOffice. Sim, é necessário investir em tecnologia, ter suporte à informações, controle 100% online. É preciso investir em um software de compras online.

Voltemos à fabricante de produtos para higiene pessoal. Imagine os responsáveis pela fábrica contarem com umsistema de cotação online que automatiza a consulta da equipe de compras da fabricante junto aos fornecedores credenciados. Com cotações diárias, a fabricante poderia emitir milhares de ordens de compras por mês, adquirindo de forma ágil e fácil as principais matérias primas para a fabricação dos produtos.

Quando então falarem que estoque parado é dinheiro parado, use a tecnologia aliada a um bom BackOffice, sistemas de controle de fornecedores e gestão de compras online serão as respostas! Trabalhar mantendo o mínimo de mercadorias possível no depósito? Eis a sua solução, está em nossas mãos!