Logo E-Commerce Brasil

Shein: oito motivos que fazem o e-commerce chinês ser tão forte no Brasil

Por: Cláudio Dias

Co-founder e CEO da Magis5

Co-founder e CEO do Magis5, possui vasta experiência em varejo e e-commerce. Formado em Direito e com MBA, também tem uma formação consolidada em gestão e governança de empresas tech.

Presente em mais de 150 países ao redor do globo, a rede de fast fashion Shein vem conquistando o público brasileiro já há algum tempo por conta de inúmeros fatores – os quais serão abordados neste artigo -, mas foi na pandemia que o seu crescimento acelerou e a fez se tornar um dos e-commerces mais acessados do país.

Agora, em um mundo pós-pandemia, tal ascensão ainda não parou. Os recentes anúncios sobre a vinda de sua produção para o Brasil – onde a Shein garantiu que 85% das vendas serão feitas a partir de produção nacional- e os acordos com fabricantes têxteis nacionais após os anúncios sobre a taxação e maior fiscalização de produtos importados só reforçam essa afirmação.

Além disso, a abertura de seu marketplace para vendedores brasileiros é uma oportunidade para que esses empreendedores alcancem um público engajado com a plataforma.

Com um faturamento de US$ 8 bilhões em 2022, aumento de 300% em relação ao ano anterior, os motivos por trás de todo esse sucesso são um conjunto de fatores que deixam o marketplace atrativo para o grande público brasileiro.

Por trás do gigantismo e da popularidade da Shein no Brasil

Pop-store da Shein em São Paulo.

Em um primeiro momento, é possível que seja pensado que apenas os preços baixos sejam o motivo de a Shein estar crescendo tanto no Brasil quanto no mundo, mas, na realidade, a empresa tem uma equipe de marketing e de desenvolvimento de seu site que fazem os consumidores em potencial ficarem atraídos por constantemente realizar compras em sua plataforma.

Um exemplo disso foi quando a empresa abriu uma loja pop-up, ou seja, uma loja temporária, em São Paulo e conseguiu ser um dos assuntos mais falados pela mídia, além de horas de fila para poder entrar no local.

Estudar esses motivos pode dar insights para empreendedores que desejam crescer seu e-commerce, tal como aproveitar a oportunidade de entrar em seu marketplace no futuro.

Portanto, nos próximos tópicos, serão analisados os seguintes pontos:

– Variedade de produtos

– Diversidade de tamanhos

– Campanhas com influenciadores e celebridades

– Tráfego direto e orgânico

– Logística

– TikTok e suas trends

– Gamificação

– Preços, cupons de desconto e frete grátis

1. Variedade de produtos: um mix de artigos para todos os gostos

A Shein possui milhares de produtos em seu catálogo aliado a uma variedade de categorias, as quais vão desde seu principal segmento – vestuário – a produtos de papelaria, roupas para pets, roupas de cama e até mesmo eletrônicos.

A companhia também anunciou recentemente que irá investir em eletrodomésticos e produtos para uma casa inteligente.

Porém, voltando à questão vestuário, seus artigos detêm peças masculinas, femininas e infantis, as quais abrangem diversos estilos de moda, desde as peças casuais até as festivas.

Tal variedade é uma vantagem perante outras marcas de departamento, pois com tal catálogo é comum que seus consumidores coloquem inúmeras peças na lista de desejos enquanto navegam entre milhares de páginas de dentro do e-commerce e, mesmo após a compra, há um contínuo desejo de comprar mais à espera de cupons, promoções, entre outros fatores.

2. Diversidade de tamanhos: indo além do tamanho G

O mercado de moda ainda possui inúmeros problemas em relação à variedade de tamanhos, o que impossibilita pessoas que estão além do tamanho G de encontrar peças que lhes agradam – seja no fast fashion ou no slow fashion.

Dessa maneira, a Shein ganhou visibilidade pela variedade de tamanhos que possui em seu catálogo aliado a diferentes estilos, o que diverge de outras marcas que parecem ter dificuldade em entender que é preciso olhar essa parcela do público e investir em peças que se ajustem a diferentes corpos.

Apesar de ainda haver um debate maior perante a isso, tal fator é um dos que influenciam no crescimento e na popularidade da empresa.

3. Campanhas com influenciadores e celebridades

Desde campanhas com personagens de desenhos animados a celebridades como Anitta, a Shein consegue alcançar um público maior através de coleções assinadas por esses nomes.

Tal estratégia aliada às suas promoções, cupons e marketing orgânico – e viral – vindo das redes sociais promovem a marca, que fica cada vez mais na mente de seus consumidores, tornando-lhe referência ao buscar peças de vestuário, acessórios ou mesmo eletrônicos.

Além disso, com famosos como Anitta, a confiança no marketplace aumenta, já que se utiliza de uma figura pública que possui grande visibilidade no Brasil e na América Latina como um todo.

4. Resultados de seu tráfego direto e orgânico

No Brasil, a Shein possui aproximadamente 11 milhões de visitas mensais junto a um tempo médio de dez minutos em cada visita. Estes são os dados vindos da plataforma SimilarWeb:

Fonte: SimilarWeb.

Mas o ponto é analisarmos como o tráfego da Shein mudou durante os meses. Na média de maio e junho de 2022, a empresa ranqueava em cerca de 250 mil palavras-chave e, dessas, cinco mil estavam em primeiro lugar de acordo com dados da SEO Ahrefs, ferramenta para medir tráfego e análise de domínios.

Fonte: SEO Ahrefs, reproduzido pela NuvemShop.

No gráfico, seu tráfego direto não chegava aos 50%, porém, em junho de 2023, esses números mudaram:

Fonte: SimilarWeb.

Tais dados demonstram como o seu reconhecimento de marca afeta no tráfego direto, no qual seu público já acessa diretamente o e-commerce para realizar suas compras, com o termo “Shein” direcionando aproximadamente 1,4 milhão para o tráfego do site. Porém, a pesquisa paga também tem destaque nos dados apresentados.

O trabalho e a inteligência ao realizar o SEO da marca, junto ao trabalho com redes sociais, dividindo seu site em categorias bem definidas e com termos bem pesquisados pelo público colaboram para o crescimento orgânico e geral da Shein.

5. Trabalho logístico e expectativas para o futuro

Apesar dos produtos vindos da Shein serem majoritariamente provenientes da China – ao menos por enquanto 0, o que dificulta a agilidade da entrega de seus pedidos com um prazo de 30 dias em média, a sua logística normalmente é mais acelerada do que o tempo estipulado pelo e-commerce.

Basta procurar em redes sociais milhares de comentários de pessoas que realizam suas compras e recebem suas encomendas em cerca de dez a 15 dias, até mesmo em áreas mais distantes das capitais.

Os consumidores da Shein já sabem que podem esperar semanas pelo produto, mas, mesmo se suas expectativas são de receber antes, ainda estará no prazo estipulado pela plataforma, o que demonstra o comprometimento da marca.

Já quando a fabricação de suas peças for feita no Brasil, podemos esperar um processo de entrega ainda mais rápido, o que, possivelmente, fará a empresa se aproximar de cumprir as demandas atuais dos consumidores de desejarem cada vez mais pedidos mais rápidos vindo do e-commerce.

6. TikTok, trends e looks feitos com peças da Shein

O TikTok foi um dos pilares para o crescimento mais acelerado da Shein durante o período da pandemia, e mesmo agora a rede social possui milhares de conteúdos a respeito da marca, com pessoas realizando vídeos com looks, divulgando cupons de desconto, entre outros conteúdos similares.

Em seu perfil, a Shein possui 7,6 milhões de seguidores – dados de julho de 2023 -, e sua hashtags (#Shein) têm impressionantes 65 bilhões de visualizações ao redor do mundo.

O marketing boca a boca e a recomendação dos produtos criam maior confiança do público em realizar compras online, principalmente em uma empresa que traz seus produtos da China, o que poderia ser uma grande barreira para o público brasileiro caso a Shein não possuísse demasiada relevância em canais como o TikTok.

O uso de influenciadores menores, os chamados nanoinfluenciadores, tem menor alcance, porém, as chances de conversão são maiores devido à proximidade e ao engajamento deles com seu público. Dessa maneira, a Shein se beneficia de criadores que utilizam a rede social para mostrar peças novas vindas de sua marca.

7. Gamificação: utilizando games para ganhar pontos e descontos

Sendo gamificação o uso de elementos de games para contextos como marketing e não ligados diretamente ao puro entretenimento, a Shein, assim como marketplaces como Shopee, utiliza-se de minigames para que seus usuários possam adquirir cupons de desconto, pontos e outros prêmios.

Tais jogos também incentivam o compartilhamento com amigos para ganhar mais chances de adquirir prêmios, movimentando ainda mais as compras pelo site na busca por ganhar descontos nas peças de seu carrinho.

Exemplos de games na plataforma da Shein.

8. Preço, cupons de desconto e frete grátis

Agora, é preciso destacar o ponto mais chamativo do e-commerce chinês: os seus preços.

A sua alta produtividade e a inclusão de mais de três mil peças novas semanais, que trazem produtos que são tendência entre os jovens da geração Z e os millennials, são originários devido à ampla quantidade de fabricantes que a Shein possui ao redor do mundo.

Exemplo de pop-up que aparece ao se entrar no site da Shein.

Vendendo diretamente para o consumidor final, sem intermediários, ela se utiliza de pequenos a médios fabricantes para produzir suas peças de maneira mais ágil, o que lhe permite vender por preços menores que sua concorrência.

Mas, além disso, a Shein conta com diversos cupons de desconto que são oferecidos frequentemente aos visitantes do seu site, o incentivo para o consumidor comentar e avaliar os produtos comprados para ganhar pontos – e trocar por descontos – e uma uma política de frete grátis que reduz ao mínimo as chances dos clientes de pagar pelas entregas.

Tais fatores influenciam na melhoria e na facilidade de os clientes finalizarem suas compras, além de um alto uso de gatilhos de urgência e escassez em seus anúncios e banners, o que estimula mais ainda o fechamento do carrinho.

Conclusão: o que podemos esperar da Shein daqui para a frente?

Os fatores que fazem a Shein ter tamanha popularidade são diversos e, além dos citados aqui, há ainda muito para se analisar sobre a marca chinesa que a cada ano está crescendo no Brasil e no mundo. Afinal, ela está em constante evolução, trazendo ao mercado novidades em seus produtos e nas formas de realizar seu marketing.

Com a expectativa de a marca estar cada vez mais envolvida com o mercado brasileiro, podemos esperar que nos próximos anos vejamos um investimento ainda maior em nosso país em questão de infraestrutura e ações.

Atualmente, o e-commerce já se encontra entre os dez maiores acessados no país – de acordo com os relatórios da Conversion -, portanto, será que ele continuará a subir nesse ranking e ultrapassará a concorrência?

Além disso, não podemos nos esquecer da abertura para sellers nacionais, que têm grandes oportunidades ao integrar-se ao marketplace da Shein para vender seus produtos. Mas, claro, é imprescindível lembrar que é preciso ter práticas assertivas e estudar o público da plataforma para crescer em qualquer e-commerce .