SEO ou links patrocinados: em qual estratégia investir?
O marketing digital é uma estratégia muito necessária para o e-commerce, especialmente em épocas de economia instável e concorrência acirrada. Algumas das vantagens deste tipo de investimento são: seu baixo custo, se comparado com publicidades offline, por exemplo, além da possibilidade de mensuração de resultados.
No entanto, o empreendedor mais leigo no assunto pode se confundir com tantas vertentes e possibilidades que o marketing digital oferece. Duas delas e que podem comumente se opor na cabeça dos lojistas são representadas pelo SEO (Search Engine Optimization, que pode ser traduzido com “otimização para motores de busca”), conjunto de técnicas bastante popular, e o SEM (Search Engine Marketing), também conhecido como links patrocinados.
O que nem todo lojista sabe é que estas duas frentes podem ser utilizadas em conjunto quando o objetivo da campanha ou estratégia de marketing digital é gerar tráfego no site. De fato, é possível atingir este objetivo usando um ou outro método independentemente - pois um não afeta o outro necessariamente -, mas ao aplicar estas estratégias em conjunto com um objetivo bastante claro e definido, o resultado tende a ser muito mais efetivo.
O SEO é um conjunto de ações que têm o objetivo de potencializar o alcance orgânico, não pago, de um site nos buscadores. Falando assim parece mais difícil do que realmente é… Mas são ações, internas como: nomear diversos campos de uma mesma página com uma palavra-chave, inclusive arquivos de imagem, URLs amigáveis (claras, também compostas por palavras que os consumidores usariam para realizar uma busca, sem muitos códigos e números); e externas, que levam em conta o relacionamento do site avaliado com outros sites - quantas vezes o site é linkado e citado em outros endereços, etc.
O SEO, no entanto, funciona muito bem a longo prazo e não é a melhor solução para atingir metas imediatistas. Por ter o objetivo de destacar-se na busca não paga, até pela questão da indexação de conteúdos, este é um processo que requer mais tempo e adequações constantes.
Para o empreendedor que anseia resultados imediatos, a melhor escolha seja, talvez, o investimento em SEM ou links patrocinados. Esta estratégia consiste em investir determinado valor em palavras ou termos que se relacionam com seu nicho/segmento. O Google, então, no momento em que o usuário faz uma pesquisa relacionada a estes termos, realiza uma espécie de leilão para determinar quais “investidores” aparecerão nos resultados.
Apesar de esta escolha poder ser definida como um “leilão”, é importante destacar que o buscador leva em conta critérios específicos: taxa de cliques esperada; relevância do anúncio; qualidade da página e valor máximo pago por clique.
Moral da história? Ainda que diferentes, as duas estratégias - SEO e links patrocinados - se complementam quando o objetivo é aumentar o tráfego do site e funcionam muito melhor quando aplicadas em conjunto. As duas, usadas independentes, atraem resultados, mas, certamente, não tudo que poderiam render se usadas em conjunto com uma estratégia bem definida.
Pense nisso na hora do próximo investimento!