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Como garantir segurança nas transações via WhatsApp com um sistema antifraude

por Leonardo Parreira Quinta-feira, 10 de março de 2022   Tempo de leitura: 6 minutos

Em 2021, foi lançado o novo serviço de pagamentos pelo WhatsApp. O chamado WhatsApp Pay surgiu com o objetivo de facilitar transações entre usuários do app.

Mesmo que represente facilidade, o serviço ainda é visto com desconfiança entre muitos usuários. De acordo com uma pesquisa da Akamai Technologies, mais de 60% dos usuários não consideram a ferramenta segura.

Entretanto, mesmo com essa insegurança com o serviço, o cenário de uso é positivo.

Após a atualização do WhatsApp Pay, outras melhorias foram feitas no app, como a criação de carrinhos de compras, catálogos e outras facilidades, para transformar o WhatsApp em mais um canal de vendas digital.

Com todas essas facilidades e em paralelo à desconfiança dos usuários, o que o setor de e-commerce pode fazer para trazer segurança aos usuários e à empresa, e garantir que não deixe de aproveitar essas inovações?

É o que vou te contar neste artigo. Continue a leitura!

Sistema antifraude

O sistema antifraude consiste em uma plataforma com diversas funcionalidades para reduzir o risco de fraudes no seu e-commerce.

Através dele, pode ser feita a validação cadastral dos seus clientes, com o intuito de validar a identidade e a idoneidade dos dados informados, seja para cadastro ou pagamento.

Com apenas um dado, você consegue consultar as informações sobre aquele cliente em diversas fontes e validar se, de fato, ele é quem diz ser.

Assim, em poucos segundos, você reduz risco de fraude de identidade, financeira etc.

Como usar o sistema antifraude no WhatsApp

Para garantir a segurança nas transações do WhatsApp Pay, você pode encaminhar um link para seus clientes validarem informações de cadastro. Ou, ainda, solicitar uma selfie ou envio da foto de um documento de identidade com fotos.

Essas são algumas funcionalidades de uma plataforma antifraude que podem ser aplicadas nas transações pelo WhatsApp. Vou explicar melhor essas soluções.

Quiz de validação de identidade

O quiz é uma ferramenta muito usada por instituições financeiras e outras empresas que possuem transações e serviços ofertados por app e sites.

Caso seu cliente já tenha cadastro em seu site, você pode integrar essas informações com o WhatsApp através da API e, assim, solicitar um dado específico, como nome ou CPF.

Dessa forma, você puxa as informações de cadastro do cliente e fornece outras para ele marcar a opção verdadeira.

Por exemplo, você pode pedir que ele confirme a data de nascimento, endereço, último pedido realizado etc.

São diversas possibilidades de uso dessa funcionalidade, que permite confirmar a identidade de quem está efetuando a compra e o pagamento pelo WhatsApp.

OCR

O OCR é a funcionalidade que permite a captura de dados a partir do envio de uma foto do documento.

Você pode solicitar que seu cliente envie uma foto do documento, e o sistema antifraude consegue capturar essas informações, registrá-las em seu banco de dados e validá-las em diversas fontes de consulta.

Essa funcionalidade consegue reduzir bastante fraudes por roubo de identidade e transações com cartões de terceiros.

Face Match

O Face Match consegue validar a identidade do usuário a partir do envio de um selfie da pessoa. Através da foto, o sistema antifraude consegue validar a identidade da pessoa e checar se esta não é uma tentativa fraudulenta de transação.

Se aliada ao OCR, o Face Match consegue um resultado mais assertivo na redução de fraudes em transações pelo WhatsApp.

Esses são alguns cuidados que o setor de e-commerce pode adotar para garantir segurança nas transações pelo WhatsApp. Assim, você consegue garantir confiança para os usuários e proteger seu negócio de fraudes e prejuízos financeiros.

Se sua empresa não conhecia essas práticas, vale a pena pesquisá-las e conhecer melhor sobre o tema. Além da segurança que representa para o e-commerce, pode ajudar a melhorar a produtividade da equipe, reduzir custos por processos e reembolsos e fazer com que a empresa tenha uma boa credibilidade no mercado.

Leia também: Como o WhatsApp está ajudando lojistas a alavancarem as vendas

 

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