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Requisitos simples para formulários formidáveis

Por: Marcelo Goberto de Azevedo

Diretor de Tecnologia na empresa DragonSoft Tecnologia, focado em consultoria na implantação de e-commerce no conceito venda de serviço atrelada a produtos. Escritor e redator do Mundo E-commerce. Leciona curso de Gestão de TI com ênfase no Comércio Eletrônico.

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Os formulários de um website ou loja virtual são na sua grande maioria os processos de transações e conversões. Mesmo os processos de fechamento de pedido (checkout) são considerados um formulário. Logo, é importante que esses formulários consigam atender requisitos básicos, sendo eles:
  • Reduzir o Medo
  • Construir Confiança e Credibilidade
  • Reforçar os Benefícios
Como reduzir o medo durante o preenchimento?
  • Não obrigar o preenchimento de todas as informações
  • Solicitar somente informações pertinentes a transação
  • Formulários extensos costumam intimidar
  • Utilizar mensagem de validação de forma elegante
Como construir confiança e credibilidade durante o preenchimento?
  • Estabelecer o tipo de negócio que está sendo tratado
  • Exiba mensagens de garantia e segurança sobre os dados coletados
  • Crie um item explicativo sobre a campanha de marketing
Como reforçar os benefícios do preenchimento do formulário?
  • Apresentar todas as informações pertinentes para confirmação do formulário
  • Se existir alguma condição especial, faça-a ser notada e clara
  • Fornecer outros canais para preenchimento (ex. via telefone)
Existem vários estudos que podem ser aplicados durante o processo de concepção e validação de um formulário, entre eles o teste A/B, porém o mais importante é verificar a taxa de abandono do formulário. Através do monitoramento dessa taxa é possível verificar quais modificações estão surtindo efeitos. O melhor lugar para coletar essas informações são os próprios clientes que fizeram esse abandono.