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Régua de e-mails para e-commerce

Por: Josele Delazeri de Oliveira

Head de Canais e Parceiros da Get Commerce. Coordenadora do projeto de Empoderamento feminino da Get Commerce. Mais de dez anos de experiência na área de empreendedorismo digital. Líder da Embaixada Geração de Valor. Líder do Grupo Mulheres do Brasil, Núcleo Santa Maria. Mestre em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Maria. Graduada em Administração (2003) e em Sistemas de Informação(1999). Pós-graduada em Psicopedagogia, Gestão Empreendedora de Negócios e Gestão de Negócios e Intuição ( com módulo realizado na Itália). Pós graduanda em Psicologia Positiva pela PUC RS. Atuou por mais de 15 anos como docente no ensino superior, com ênfase na área de Empreendedorismo Digital. Docente de Pós graduação na área de empreendedorismo.

Você consegue perceber o poder da automação de e-mail marketing. Faz com que o e-mail certo seja enviado para a pessoa certa no momento certo. Então, do que você precisa? Defina um fluxo de trabalho adequado e crie vários e-mails de gatilho respectivos.

Incorporar o marketing por e-mail de gatilho é uma das maneiras mais fáceis de adicionar personalização às suas campanhas de e-mail.

Incorporar o marketing por e-mail de gatilho é uma das maneiras mais fáceis de adicionar personalização às suas campanhas de e-mail.

E-mails acionados (ou automação de e-mail) podem parecer mágicos para alguns, mas isso não é verdade. Na realidade, é uma das formas mais comprovadas e científicas de campanhas de e-mail que existem. Os gatilhos ajudam a automatizar campanhas de e-mail, personalizar e-mails com base em comportamentos ou em eventos e aumentar as taxas de conversão.

Com sequências regulares de automação de e-mail, você sempre fica com perguntas:

– Seus clientes querem ouvir você?
– O que eles querem que você envie?
– Quando você deve enviar um e-mail para eles?

E-mails de boas-vindas

Os e-mails de boas-vindas são definitivamente os mais populares. Eles são enviados para quem acabou de se cadastrar no seu site. Os e-mails de boas-vindas definem o tom de sua comunicação futura com os consumidores. De acordo com o Campaign Monitor, a taxa de abertura de e-mails de boas-vindas excede 70%.

E-mails de integração

Os e-mails de integração ajudam a configurar suas comunicações iniciais com novos usuários. Esses e-mails geralmente apresentam o produto ou serviço para o qual o usuário se inscreveu e o convida a comprar.

E-mails de abandono de carrinho

Se você tem um e-commerce, sabe quanto custa o abandono do carrinho na receita todos os anos.

Criar e-mails de gatilho para abandono de carrinho é uma maneira simples de lembrar seus clientes de que eles adicionaram um item ao carrinho e podem querer voltar e concluir o pedido. Esse fluxo de trabalho é o mais eficaz entre todas as automações.

E-mails com códigos de desconto

Um ótimo caso de uso para e-mails de gatilho é enviar códigos de desconto aos clientes no momento mais relevante.

Eles podem ser enviados como parte de uma sequência de automação de e-mail de abandono de carrinho ou podem ser enviados em outros momentos de gatilho, como aniversários de clientes.

E-mails transacionais

Seus clientes esperam receber notícias suas depois de fazerem uma compra. Esse é o momento perfeito para aumentar a fidelidade do cliente e melhorar seu relacionamento.

Por exemplo:

– Confirmação de compra

– Notificação de envio

– Confirmação de entrega

– Confirmação de inscrição

– Redefinição de senha

– Atualizações legais

– Alertas de segurança da conta

– Feedback ou suporte

– Reengajamento, também conhecido como “a volta da vitória”

A vida fica ocupada. E a competição pela atenção do comprador é acirrada. Não se surpreenda quando grande parte da sua lista se enquadrar na categoria “inativos”.

O bom dessas pessoas é que elas sabem quem você é; elas simplesmente não pensaram em você por um tempo. Acontece, não fique com raiva.

Dependendo se elas já compraram antes, esses e-mails de retorno acionados devem ser personalizados ou oferecer um incentivo para voltarem a ser “envolvidas”. Se já faz um tempo, você provavelmente pode se dar ao luxo de ser um pouco mais agressivo em termos do que oferece.

Lembrando que, com base nas preferências e no perfil de seus clientes, o e-mail é entregue no momento em que eles esperam e quando é mais provável que o leiam.