Quando as entregas no mesmo dia irão decolar?

por Juca Oliveira Sexta-feira, 24 de abril de 2015

Woman receiving a package

Falar em entregas que são realizadas no mesmo dia parece uma ideia irresistível, mas, ao mesmo tempo, irreal para boa parte das empresas. Mas não por falta de apelo. Existem certos nichos de mercado que demandam essa modalidade de entrega mais que outros, como por exemplo, uma farmácia — que precisa entregar seus produtos no mesmo dia em que são solicitados.

Por outro lado, o imediatismo das pessoas associado à soluções rápidas, que são cada vez mais oferecidas pelas empresas de e-commerce, faz com que os consumidores desejem receber seus produtos com o menor tempo possível.

Pensando nisso, decidimos criar esse post para falar mais sobre as entregas no mesmo dia e quando elas finalmente vão decolar no Brasil. Confira!

Aplicações

A princípio, a entrega no mesmo dia é um recurso necessário para determinadas áreas de negócio, no caso da farmácia, como citamos mais acima, produtos perecíveis e até mesmo empresas que possuem um público A (que são extremamente exigentes e demandam um atendimento diferenciado).

Além disso, existem as empresas que desejam efetuar as entregas no mesmo dia para conseguir obter um diferencial competitivo frente a seus concorrentes. Em um mercado tão acirrado, um e-commerce que consegue efetuar suas entregas no mesmo dia em que a compra é feita, definitivamente consegue se destacar.

Utilização

Os exemplos que citamos (farmácia, produtos perecíveis, boutiques) já costumam efetuar essas entregas. Atualmente, algumas empresas grandes do setor do varejo no Brasil estão oferecendo essa modalidade para as capitais e regiões metropolitanas. No entanto, ainda é algo que requer muito planejamento e investimento.

Dificultadores

Se por um lado a entrega no mesmo dia tem se tornado cada vez mais uma necessidade para empresas e clientes, por outro ainda existem muitos fatores que dificultam a prática dessa modalidade de transporte. Entre eles podemos citar:

  • Custos: o custo que uma empresa tem com transporte é uma das maiores contas. O transporte urgente geralmente possui um valor bem mais alto do que o transporte normal. Portanto, as empresas ainda acreditam que implantar uma operação que permita a entrega no mesmo dia iria elevar consideravelmente seus custos;
  • Parceiros confiáveis: para que as empresas possam adotar com sucesso essa modalidade de entrega, seria necessário contar com parceiros altamente confiáveis, com estruturas adequadas para cumprir os prazos e não afetar a qualidade dos serviços;
  • Projetos: para colocar em prática o “same-day delivery”, seria necessário o desenvolvimento de projetos bem executados. As empresas precisam estar em total sinergia com seus fornecedores e transportadores para que nada no processo falhe. Se da porta para fora o cuidado deve ser minucioso, da porta para dentro a atenção deve ser redobrada, pois todos os departamentos precisam estar alinhados e toda a cultura da organização será impactada ao implementar a entrega no mesmo dia.

Necessidades

Em uma era em que os consumidores desejam adquirir seus produtos no menor tempo possível, a entrega no mesmo dia acabará sendo um serviço inevitável. A grande questão é quando isso realmente irá alavancar, uma vez que muitas empresas ainda não enxergam essa modalidade de transporte como um diferencial competitivo para os seus negócios.

Apesar do desenvolvimento ainda tímido por parte de algumas empresas no Brasil, explorar essa modalidade de transporte é uma forma de fidelizar e atrair clientes. No entanto, isso só será praticado quando as empresas reconhecerem este importante recurso e aplicar mais investimentos para o desenvolvimento de um projeto eficaz.

Alternativas

Transportadoras tradicionais encontram muitos obstáculos para mudar processos e se adequarem aos prazos extremamente curtos de operações com entrega super expressa ou “same day delivery”. Uma boa alternativa a considerar são as plataformas de frete especializadas em e-commerce, como por exemplo a B2log, que possui processos ágeis e tecnologia de geolocalização que otimiza a roteirização tornando mais eficiente a entrega na última milha.

O que você acha da entrega no mesmo dia? Sua empresa já busca formas de implementar essa modalidade? Compartilhe sua opinião com a gente!

 

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

6 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Boa noite Juca Oliveira, achei o máximo a postagem de “QUANDO AS ENTREGAS NO MESMO DIA IRÃO DECOLAR”, observo diariamente aqui em Curitiba, que os nichos apreciados estão cada vez mais em alta, os setores farmacêuticos principalmente, e perecíveis necessitam de uma adequação, pois infelizmente veículos que são utilizados de forma não tão correta talvez em meu humilde conhecimento, trabalho como motorista de táxi aqui em Curitiba, fiz faculdade de Gestão em Logística, infelizmente não pde empregar o conhecimento adquirido aqui pelo fator idade, hj estou com 46 de idade, mas tenho o desejo de entrar no mercado de transporte de cargas fracionadas, visando a melhoria de entregas urgentes a clientes em um raio de até 200 Km, pois além do tempo valer dinheiro, muito mais vale a fidelização de seus clientes, consequentemente a confiança na empresa que vende o produto a seu cliente. Alguns fatores influenciam sim, e na verdade a confiança e credibilidade de que o parceiro terceirizado pode lhe proporcionar, e deixar sua empresa tranquila com relação ao fato de seu produto ser entregue no mesmo dia a seu cliente, o investimento, o compromisso, o profissionalismo contam muito e acho que seriam os principais ítens a serem observados, mas, sempre me deparo aqui em Curitiba com veículos HR, Fiorino e motoboys, com notas fiscais de empresas de grande porte as quais os mesmos estão indo fazer suas entregas, pedindo informação de endereços pra mim e para outros colegas de profissão, o que seria necessário para isso mudar? pois isso causa demora nas entregas, e são significativas. Em minha opinião, isso cabe investimento, de que forma? Compromisso de qualificação de seus entregadores no que tange a conhecimento básico da região onde os mesmos farão a entrega, assim com certeza, ajudaria a fidelizar bastante a seus clientes junto a empresas.
    Por isso do meu interesse em entrar de cabeça nessa área de entrega de cargas fracionadas, pois certas falhas podem ser corrigidas, e a questão de entregas poderem ser feitas no mesmo dia, poderão ser otimizadas e executadas sem um custo excessivo, ou infinitamente pequeno, ou seja, o conhecimento faz do homem um ser apreciável e até imbatível no que faz, obrigado por sua atenção. Abraço

    Responder
    1. Olá Guaraci, obrigado pela sua colaboração nessa discussão! Achei bacana sua visão sobre o serviço de entregas e seu interesse em entrar para esse segmento. A B2log está credenciando novos parceiros em sua região, se você tiver interesse em saber mais sobre o nosso modelo de parcerias, entre em contato conosco pelo tel 11.2661-2008 ou pelo e-mail contato@b2log.com. Um abraço. Juca

      Responder
  2. Bom Dia!

    Não é questão de pensamento negativo, todavia no Páis em que vivemos fica cada vez mais difícil, haja visto a situação das estradas,ferrovias,rodovias, com todas estas obras e congestionamentos.
    Estradas com pouco ou nehuma convervação pelo País afora, em algumas o asfalto e defeituoso ou totalmente inexistente, algumas são de barros, enfim o transporte marítmo poderia ser uma solução, mais é pouco utilizada e em algumas localidades não é viável.
    Trabalho em uma Empresa de comunicação que prima pela qualidade do atendimento e entrega, todavia vemos uma péssima logística e pouco investimento e muitas reclamações no ramo de entrega. ( Correios).
    seria uma solução impar mais acho uma realidade ainda distante para nossa realidade, falta vontade política, falta cobrança dos grandes empreendedores que perdem com a má qualidade na prestação dos serviços por conta destes ” entraves” que assolam nosso País.

    Mais por outra acredito que pensando juntos e lutando pela qualidade no atendimento e pensando sempre na boa prestação do serviço e na qualidade da entrega podemos aos poucos mudar esta realidade, com uma mobilização nacional por uma melhoria na qualidade não só do sistema de entrega, mais uma melhoria na qualidade do atendimento prestado ao noso maior bem O NOSSO CLIENTE.

    Responder
  3. Porque, muitas vezes o cliente, tem pressa de sua mercadoria.Quando a empresa entender que atender a satisfação do cliente é mais importante e que muitas vezes precisam perder para ganhar ,com certeza vai haver progresso na empresa,porque não se faz empresa com a penas um cliente; uma vez cliente satisfeito novos clientes surgiram.

    Responder

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.