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Prepare seu e-commerce para o Natal

Por: Josele Delazeri de Oliveira

Head de Canais e Parceiros da Get Commerce. Coordenadora do projeto de Empoderamento feminino da Get Commerce. Mais de dez anos de experiência na área de empreendedorismo digital. Líder da Embaixada Geração de Valor. Líder do Grupo Mulheres do Brasil, Núcleo Santa Maria. Mestre em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Maria. Graduada em Administração (2003) e em Sistemas de Informação(1999). Pós-graduada em Psicopedagogia, Gestão Empreendedora de Negócios e Gestão de Negócios e Intuição ( com módulo realizado na Itália). Pós graduanda em Psicologia Positiva pela PUC RS. Atuou por mais de 15 anos como docente no ensino superior, com ênfase na área de Empreendedorismo Digital. Docente de Pós graduação na área de empreendedorismo.

As festas de fim de ano estão chegando e, como proprietário de uma loja de comércio eletrônico, você deve se preparar para isso. É a principal época do ano para o seu e-commerce.

Para garantir o sucesso de sua campanha de fim de ano, você deve planejar com antecedência e pensar em todos os pequenos detalhes: de quais produtos você gostaria de oferecer até como irá enviá-los.

Algumas dicas para o Natal

Newsletter aos clientes

Escreva uma newsletter para manter seus clientes atualizados com as ofertas que você está promovendo durante o período de Natal. É a melhor maneira de conseguir o maior número possível de clientes anteriores sem investir muito dinheiro. O bom das news é que você pode criar um tema para cada feriado. Um boletim informativo com boa aparência certamente fará as pessoas entrarem em sua casa.

Escalabilidade

Esteja preparado para escalar. Os hábitos de compra mudaram permanentemente na quarentena. Segundo dados da consultoria Ebit|Nielsen, em 2020 a Black Friday brasileira deve ter uma alta de 27% nas vendas na comparação com o ano passado. Foi motivada, principalmente, pela adesão do consumidor ao comércio eletrônico durante a pandemia. Estamos entrando em uma nova era para os varejistas. Portanto, as lojas de comércio eletrônico precisam estar preparadas para crescer se quiserem ter sucesso.

Invista em tecnologias escaláveis para se preparar para picos de negócios online e aprimorar sua cadeia de suprimentos com antecedência. Reserve um tempo agora para identificar possíveis problemas de estoque e obstáculos à conversão, para que você possa aproveitar essa mudança nos gastos do consumidor.

Atenção ao mobile

Ainda mais no caso de clientes móveis. A otimização para celular é fundamental no curso do comércio eletrônico moderno. As pesquisas em dispositivos móveis superam a de computadores e, a cada ano que passa, o uso de dispositivos móveis ganha um pouco mais de liderança em relação a outros dispositivos.

As lojas de comércio eletrônico inteligente não estão apenas otimizando para dispositivos móveis; elas estão adotando uma mentalidade que prioriza os dispositivos móveis. Essa mentalidade mobile-first nunca foi tão importante quanto no Natal. De acordo com a Criteo, o dia de Natal é o dia de compras móvel mais movimentado do ano.

Faça um brainstorm de promoções

Saber os descontos que você vai oferecer e anunciar é importante, mas planejar como você vai gerenciar um aumento nas vendas é essencial — especialmente se você estiver vendendo em vários canais.

Analisar e aprender

Sua tarefa número um é analisar as estatísticas do ano passado e aprender com elas. Compreender o sucesso ou o fracasso de suas campanhas pode ajudá-lo a criar campanhas melhores este ano. A análise de dados também pode mostrar mais maneiras de atender às necessidades de seus clientes.

Aqui estão alguns exemplos de perguntas que você deve fazer ao revisar os dados do ano passado:

  • Quais foram suas campanhas de maior sucesso?
  • Qual foi o seu produto mais popular?
  • Quais dias tiveram o melhor tráfego?
  • Que origem de tráfego foi mais popular e mais lucrativa?
  • Quanta receita total você ganhou durante esse período?
  • Qual foi o valor médio do pedido?
  • Que palavras-chave funcionaram bem?
  • O que seus concorrentes fizeram?

Empreendedores com mais experiência no comércio eletrônico já entendem que muitos preparativos são necessários para atender a esse nível de demanda do consumidor.

É muito importante adicionar e testar ferramentas e estratégias de atendimento ao cliente. O atendimento ao cliente é fundamental para lhe garantir responder a perguntas e apagar incêndios rapidamente para aumentar as vendas — e, ao mesmo tempo, construir clientes vitalícios.

Além do natal

O agitado período de Natal se estende além do final do ano. Janeiro e fevereiro muitas vezes podem continuar ocupados. Você também pode usar sua base de clientes aumentada do período de Natal para comercializar ofertas e negócios por meio de plataformas de mídia social e boletins informativos.

Claro, é mais fácil falar do que fazer — ninguém pode prever o futuro. O melhor que você pode fazer é confiar nos dados anteriores e manter os ouvidos atentos a novas informações. Se você verificar suas análises de vendas regularmente, certamente terá melhor resultados.