Logo E-Commerce Brasil

Prepare-se para o Natal: organize-se e venda muito mais!

Por: Galleger Ilhe

CEO da Bis2Bis E-commerce, empresa especializada no desenvolvimento de lojas virtuais de alto desempenho. Galleger Ilhe possui mais de 20 anos de experiência com programação e consultoria de e-commerce, produz diversos conteúdos online e ministra palestras Brasil afora, ajudando empreendedores a vender mais no mundo virtual.

Junto com a Black Friday, o Natal é uma das datas mais esperadas do ano, especialmente para o comércio. Esse tipo de data representa uma comoção geral, um clima atípico, no qual as pessoas são incentivadas a comprar.

No e-commerce, para trabalhar essa data e aproveitá-la ao máximo, é necessário começar a planejar-se antes. Há que se considerar alguns fatores que requerem uma estruturação prévia. Veja abaixo quais são eles e confira algumas dicas de como preparar sua loja para vender muito mais neste Natal!

Estrutura

Assim como nas lojas físicas, no comércio virtual, o tráfego aumenta significativamente. Por isso, é preciso se estruturar, afinal, nada pior do que sua loja sair do ar em plenas compras de Natal.

Com antecedência, busque o auxílio da empresa que desenvolveu e/ou gerencia sua loja, peça por suporte e considere contratar reforços para o servidor. E lembre-se esse tipo de dinheiro desembolsado não é gasto, é investimento.

Vale destacar ainda que esse tipo de ação só será possível dependendo da plataforma da sua loja virtual, por isso a importância de escolher um nome conhecido, uma plataforma forte, estruturada e robusta.

De nada adianta optar pela opção mais barata no início e depois ter problemas (loja fora do ar, limite de produtos cadastrados, oscilação devido ao aumento de tráfego, etc.) logo nas ocasiões mais significativas.

Campanhas

Desenvolva campanhas temáticas que explorem todo o potencial do período. Crie em sua loja uma página exclusiva para os produtos a serem trabalhados no Natal – pense na possibilidade de trabalhá-los com algum desconto, criar uma promoção progressiva (uma peça, 10% OFF; duas, 20%; três, 30%) ou criar combos especiais (leve três produtos por x reais).

Lembre-se que Natal é época de presentear, pense nisso, crie alguma ação nesse sentido, pergunte ao cliente se o produto escolhido será presente. Se for, entregar, junto ao produto, embrulho e cartão personalizados pode ser uma ótima opção.

Nesse caso, vale ainda pensar na possibilidade de produzir um material (no estilo flyer) com orientações sobre troca/devolução. Assim a pessoa que ganhou o presente fica ciente do sistema adotado pela loja caso haja a necessidade.

Divulgação

Criar campanhas é importante, mas não é suficiente. É preciso divulgá-las, fazerem-nas chegar aos consumidores. E é possível fazê-lo de várias formas. Uma delas é por meio do e-mail marketing. Divulgue seus produtos, promoções, ofertas e ações especiais de Natal, mas entregue mais do que isso, ofereça conteúdo útil relacionado ao seu segmento.

Um e-commerce de móveis pode falar sobre decoração de Natal, sugestões de cardápio para a ceia e outros temas relacionados a casa, a receber convidados, etc. Um e-commerce de artigos esportivos pode abordar destinos turísticos ideais para cada modalidade, por exemplo.

São várias as possibilidades, mas a dica central é trazer a ocasião para o universo do seu e-commerce. Perguntar-se como e qual a relação do Natal com o seu negócio já é um bom começo. A partir disso podem sair diversas ideias.

As redes sociais também são um vasto campo a ser explorado durante o Natal. No entanto, vale ressaltar a importância de fazer investimentos e trabalhar com as publicações patrocinadas para atingir mais público qualificado e aumentar as chances de conversão.

Existe ainda a possibilidade de trabalhar com os links patrocinados, o que pode ser uma excelente saída, já que esse tipo de estratégia costuma dar retorno rápido. Em um curto espaço de tempo, considerando, nesse caso, o Natal, essa pode ser uma estratégia de linha de frente.

Estoque e logística

Datas comemorativas pedem mais atenção com relação a estoque e logística. É preciso trabalhar com a ideia de previsão de demanda para determinar a quantidade de produtos a ser encomendada, que certamente terá que ser maior que o usual. Além disso, é preciso se comprometer com prazos e garantias, já que muitas pessoas costumam comprar para presentear.

Estruture também o processo de logística reversa, pois quanto maior o número de pedidos, maior o número de trocas e devoluções. Negocie com os parceiros, proponha condições, prazos e preços melhores.

Design e ambientação

Prepare sua vitrine. Um layout temático faz toda a diferença! Aposte em banners temáticos, troque as cores do site, vale até customizar a logo. O importante é não deixar sua loja fora do Natal no quesito visual.