Por que as pessoas seguem sua marca nas redes sociais?

por Suelen Giacomele Sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Você já parou para pensar nos motivos por que as pessoas seguem sua empresa nas redes sociais? Uma pesquisa recente realizada no The Center for Marketing Research, da Universidade de Massachusetts, revelou por que as marcas são seguidas. Mais especificamente, o público pesquisado foram os Millennials ou Geração Y – pessoas nascidas a partir de 1980.

Facebook
Cerca de 84% dos Millennials dizem que curtem empresas no Facebook como uma forma de mostrar o seu apoio para a marca. Outras razões incluem receber atualizações (83% dos entrevistados) e a vontade de obter cupons/descontos (66%).

Twitter
Na rede dos 140 caracteres, os pesquisados afirmaram que receber cupons / descontos são a principal razão do envolvimento com as empresas (85%), seguidos de suporte às marcas (78%).

Pinterest
A motivação superior para seguir marcas no Pinterest é diferente. 76% dos entrevistados dizem que o fazem para compartilhar informações sobre seus interesses / estilo de vida com os outros.

Outros motivos

 
Facebook
Twitter
Pinterest

Para apoiar a marca
84%
78%
70%

Para receber atualizações da marca
83%
47%
N/A

Para conseguir cupons de desconto
66%
85%
41%

Por pesquisar marcas quando estava procurando um produto / serviço específico
40%
34%
67%

Por ver amigos que já curtem / seguem a marca
36%
28%
36%

Para compartilhar meus interesses / estilo de vida com outras pessoas
40%
35%
76%

Para participar de concursos culturais / promoções
37%
37%
27%

Um anúncio de TV, online ou outro meio me fez gostar da marca
28%
25%
31%

Alguém me recomendou curtir / seguir a marca
31%
21%
29%

Para compartilhar minhas boas experiências pessoais
26%
23%
38%

Outras razões
3%
9%
11%

Comportamento de compra

31% dos entrevistados disseram ter comprado um produto após ter curtido o Facebook.
17% ter comprado um produto depois de twittar sobre isso.
28% ter comprado um produto depois de ter ‘pinado’ isso no Pinterest.

Alguns insights

Obviamente a pesquisa revela, principalmente, o comportamento do público dos Estados Unidos. Contudo, é possível destacar:

  • Faça seu cliente sentir-se único e especial, oferecendo cupons de desconto exclusivos para redes sociais;
  • Entenda quem é o seu público e aposte em conteúdo relevante. A ferramenta de dados das fan pages do Facebook pode ajudar muito;
  • Aposte no Pinterest como ferramenta de branding, pois é um excelente ambiente para divulgar conceitos relacionados à marca por meio de imagens;
  • Valorize os usuários que mais interagem com a marca, oferecendo prêmios ou brindes como reconhecimento. Um conteúdo personalizado com o nome dele no seu aniversário também pode surtir efeito;
  • Nunca deixe uma interação sem resposta. Seu seguidor não pode ter a sensação de estar falando sozinho.

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2 comentários

Comentários

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  1. Nao concordo com a parte de cupom desconto no Facebook. Acredito que as pre definições da pesquisa induziram as pessoas a citar o cupom desconto. Bem generalizada a matéria.

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