O mercado de e-commerce continua crescendo, sem sinais de desaceleração. Seja por comodidade, preços melhores ou pela experiência de compra, cada vez mais pessoas priorizam as compras online.
Em 2020, em razão da pandemia da Covid-19, um número ainda maior de brasileiros passou a comprar pela internet: 46% aumentaram o volume de pedidos online e 7% compraram pela primeira vez. Os dados são de uma pesquisa sobre mudanças nos hábitos de consumo na América Latina.
Para acompanhar essa transformação digital, é necessário desenvolver estratégias certeiras, otimizando o site para que as páginas sejam encontradas pelos consumidores. Uma forma de garantir que a sua comunicação está sendo efetiva é contratar uma agência de marketing digital para e-commerce.
Como escolher uma agência?
O primeiro passo no processo de escolha da agência é analisar quais resultados você gostaria de atingir:
- Aumento de tíquete médio e faturamento?;
- Fortalecimento de marca?;
- Fidelização e relacionamento?;
- Atração de novos clientes?.
São muitas conquistas possíveis, e definir onde você quer chegar é essencial.
Com os objetivos bem delineados, fica mais fácil encontrar a agência certa para desenvolver as estratégias de marketing para o seu e-commerce. Lembro que algumas oferecem uma lista de serviços abrangentes. Porém, existem também as especializadas em determinados segmentos, como performance, SEO, conteúdo e inbound marketing.
Busque referências
Vale a pena conversar com clientes atuais e ex-contratantes para ter mais informações sobre a agência. Dessa forma, você será capaz de entender como a empresa funciona.
É fundamental pesquisar os trabalhos realizados pela agência antes de contratar. Verificar seu histórico, cases, premiações e certificados são bons caminhos para medir a confiabilidade e a eficiência da organização.
Analise também a comunicação institucional da agência. Confira as descrições do site, o conteúdo do blog, o posicionamento nas redes sociais e os anúncios. Se a empresa sabe se posicionar com qualidade, há mais chances do trabalho ser bem feito.
Analise o custo-benefício
Desconfie de preços muito baixos. Um serviço de qualidade requer uma estrutura completa, que inclui os melhores profissionais, o acesso a ferramentas robustas e o acompanhamento de outras demandas.
Muitas das estratégias de marketing necessitam de ferramentas específicas. As agências costumam contratá-las e ratear o valor da mensalidade entre os clientes, uma prática mais econômica do que as assinaturas individuais.
Além de ter um serviço especializado e de qualidade, contratar uma agência de marketing digital pode reduzir os custos da gestão do seu e-commerce.
Por que contratar uma agência?
Os profissionais das agências estão focados e atualizados sobre as melhores práticas e tendências para o segmento. Além disso, também reúnem especialistas em conteúdo, performance, design e mídias sociais. Lembro ainda que montar um time completo de experts nem sempre é viável financeiramente para os e-commerces — especialmente para os que estão começando suas trajetórias agora.
Se a agência é focada em lojas virtuais, a experiência com outros clientes auxilia na hora de traçar o que deve ser prioridade, o que pode ser adiado e o que deve ser evitado. A vivência com datas importantes para o comércio online, como Black Friday e Dia do Consumidor, também será útil para o seu negócio.
Existem centenas de agências de marketing digital, com diversas especialidades. Procurar por uma que foque no seu segmento, como uma agência de marketing digital para e-commerce, é uma ótima ideia. Assim, você terá certeza que quem acompanha seu negócio é expert no assunto.