Planos para a próxima pane das redes sociais?
Diversificar os canais de venda é essencial quando tudo está correndo bem, que dirá quando uma pane tira do ar as redes sociais mais usadas pelo e-commerce. A queda recente no sistema da tríade WhatsApp-Instagram-Facebook por mais de seis horas provocou um prejuízo nos negócios, principalmente naqueles que deixaram um pouco de lado ferramentas de vendas importantes, em detrimento das redes sociais.
Dá para entender porque elas são a menina-dos-olhos das equipes de marketing dos e-commerces: conduzem o consumidor à conversão de forma direta e rápida, facilitando o processo para o cliente e gerando um movimento paralelo de potenciais compradores. As redes se comunicam com a audiência, geram personalidade para a marca, são ótimas plataformas para ações de marketing e, óbvio, vendem os produtos.
Em 2020, as compras feitas por meio das redes sociais subiram de 22% para 34%, segundo o estudo NuvemCommerce. A pesquisa identificou o que nós já sabemos, mas sempre é bom lembrar: o Instagram ganha cada vez mais importância e já corresponde a 87% das vendas. Em se tratando de atendimento, o Whatsapp liderou como principal canal, adotado por 95% dos entrevistados, seguido por Instagram (83,5%), e-mail (51%), Facebook (49,5%), telefone (42%), chat online (17%) e outros.
Pois bem. E o que fazemos SEM esses atalhos poderosos para vender bem e sempre mais? A resposta é simples: FI-DE-LI-ZAR, investir todos os dias na sua base de clientes. Com certeza, quem cuida atentamente do seu CRM passa por uma pane nas redes sociais de modo mais suave. Afinal, uma queda de sistema que faz e-commerces perderem 35% de fluxo não é banal, concordam?
Vamos então reforçar o que é preciso manter sempre em dia e em paralelo:
Google
Investir em SEO de qualidade e em anúncios no Google, nosso gigante das buscas, é default, mas é bem importante bater nessa tecla, visto que muitos e-commerces estrearam (ou se aperfeiçoaram) na web da pandemia para cá, e estão estruturando suas ações de marketing. É claro que, como toda plataforma, o Google também pode sair do ar no futuro. Se você tiver diversificado seus canais... Já sabe.