Figura 1
Venda do produto
O conteúdo da página de produto é a parte mais importante atualmente para conseguir se diferenciar da concorrência. Você vai me dizer que você pega simplesmente a especificação que o fornecedor envia? Bom vamos fazer um teste: imagine que você venda celulares na sua loja virtual e o principal produto é o Samsung Galaxy S4. A especificação do fornecedor é algo como: “Smartphone Samsung Galaxy S4 4G, com sistema operacional Android 4.2, tela de 5" Super Amoled Full HD Gorila Glass 3, processador Snapdragon, Quad Core 1.9 GHz, câmera digital integrada de 13 MP traseira e 2 MP frontal com zoom digital de 4x, Drama Shot e Sound & Shot” Fizemos uma busca por essa especificação no Google e os primeiros resultados são exibidos na Figura 2 abaixo:
(Figura 2) SERP para busca da especificação do Samsung Galaxy S4
Como podemos perceber diversos sites utilizam a especificação do fornecedor. Se você só adiciona essa especificação como conteúdo do seu produto, temos duas perguntas importantes e para reflexão:
- Por que o seu site deve ser mais relevante que os concorrentes e aparecer na primeira página do Google?
- Por que um cliente em dúvida de qual modelo é melhor para ele vai escolher comprar no seu site?
Descrição de produto
Na descrição curta (item 2), a sugestão é utilizar um texto que ajude na conversão. Pense que nessa etapa você precisa conseguir que os clientes mais ansiosos fiquem estimulados com o produto e já façam a compra. Esse mesmo pensamento de venda deve ser levado em consideração no momento de escrever a meta description da sua página de produto. A meta description é o texto que aparece no resultado do Google logo abaixo do título (Figura 3). Ele não é um fator que impacta diretamente no ranqueamento, mas ter uma boa frase pode ser a diferença entre receber um clique ou não.
(Figura 3) Meta description da página de Consultoria SEO
Utilizar textos semelhantes na descrição curta e na meta description pode ser uma boa estratégia para fazer com que o usuário se localize mais facilmente quando acessar o seu produto.
Imagens e vídeo
Levar a experiência de compra da loja física para a loja online é a melhor maneira de aumentar a taxa de conversão e vender mais. Nesse ponto, ter fotos em alta resolução do produto é essencial para aproveitar ao máximo o zoom disponibilizado pela plataforma para o cliente sentir o produto nas mãos. Não pense que somente uma ou duas fotos são suficientes, tenha fotos de todos os ângulos para melhorar a experiência do usuário. Pensando em SEO, é importante que todas as fotos tenham o atributo ALT da imagem preenchido com a explicação da foto. Por exemplo, se for uma foto do Samsung Galaxy S4 parte frontal: “Samsung Galaxy S4 - Vista frontal”. Outro aspecto importante é o nome do arquivo da imagem. No exemplo do celular, a sugestão é “samsung-galaxy-s4-frontal.jpg”. O nome do arquivo é importante porque é ele que vai fazer parte da URL da imagem. Logo, possuir palavras-chave vai contar pontos a favor do ranqueamento da sua imagem. Na Figura 1, você pode reparar o destaque dado para o vídeo (item 2). O consumo de vídeos no Brasil cresce cada vez mais com o passar dos anos. Um estudo da comScore mostra que o número de vídeos online por espectador no Brasil cresceu 18% em 2013 em relação ao ano anterior. Além disso, na média, os espectadores online gastam 50 minutos a mais em vídeos de streaming em comparação com o que era gasto em 2012. O nível de engajamento com esse tipo de conteúdo costuma ser maior que com uma foto. O video é um grande aliado para trazer a experiência da loja física para o mundo virtual. Crie uma equipe própria e grave videos onde você, por exemplo, apresenta a forma de uso e detalhes dos produtos. Você pode começar com equipamentos simples e depois melhorar a qualidade. O importante é começar! Recomendamos utilizar o Youtube, e aplicar o uso das palavras-chave no título e descrição do vídeo, além do link para o seu produto. Você não pode esquecer de utilizar a marcação schema no video inserido na sua página. Para mais informações acesse http://schema.org/VideoObject. Apesar de não influenciar diretamente no ranqueamento, a marcação schema irá te ajudar a aumentar o CTR na página de resultados de busca do Google. Qual dos resultados da Figura 4 abaixo você fica mais inclinado a clicar?
(Figura 4) Exemplo da SERP para a busca Luva de Boxe Feminina Everlast