Projeto mantido por:

Práticas de otimização para dispositivos móveis que você precisa conhecer

por Matheus Rodrigues Quarta-feira, 22 de junho de 2022   Tempo de leitura: 6 minutos

Comprar pelo smartphone já faz parte da realidade de muitos consumidores. Por isso, investir em estratégias de otimização para dispositivos móveis é muito importante na criação de uma boa experiência de compra para os clientes. Desse modo, é possível ampliar a base de consumidores e potencializar o volume de vendas.

Isso significa que é necessário replanejar toda a infraestrutura digital de seus canais e adaptá-los para o formato mobile. Assim, independentemente do tipo de dispositivo, seu site apresenta um bom visual e conta com um layout organizado da maneira correta. Veja, a seguir, quais as melhores práticas de otimização para implementar em seu e-commerce.

Investir em otimização para dispositivos móveis é muito importante na criação de uma boa experiência de compra para os clientes.

Tenha um design responsivo

Investir em design responsivo é um ponto importante a fim de oferecer uma boa experiência ao usuário e garantir qualidade na usabilidade do site. Você já acessou páginas que não se adequaram à tela do seu dispositivo móvel? Se sim, certamente teve dificuldades em obter as informações que desejava e se desapontou.

Com um design responsivo, é possível fazer com que o site se adapte à tela da pessoa. Assim, independentemente se o indivíduo estiver usando sua página no computador, no tablet ou em um celular, consegue aproveitar as informações sem sofrer.

Customize o WordPress para dispositivos móveis

Adequar a programação do seu site para dispositivos móveis também pode ser uma boa prática. É possível utilizar plugins próprios e tornar a experiência dos usuários muito mais agradável.

Por exemplo, por meio do AMP WordPress, é plausível carregar páginas de forma ágil, eliminar elementos que prejudiquem o desempenho do site e evitar instabilidades, tornando o uso otimizado por meio de dispositivos móveis.

Otimize as imagens

Quando você tem imagens grandes e pesadas, acaba prejudicando a velocidade de carregamento do site em dispositivos móveis. Portanto, é importante otimizar as figuras que vão em sua página para melhorar a usabilidade em dispositivos móveis.

Isso pode ser feito por meio de fotos de qualidade, porém, com tamanhos comprimidos. Além disso, pode-se buscar fotos com tamanho pequeno ou fazer o redimensionamento para torná-las propícias ao uso em dispositivos móveis.

Garanta uma boa velocidade de carregamento

Os consumidores estão cada vez mais impacientes. Por isso, utilizar uma página com boa velocidade de carregamento permite que você retenha os clientes e aumente as chances de vendas. A ideia é que o conteúdo não demore para aparecer na tela do smartphone, independentemente das informações exibidas.

Esse tipo de cuidado também é importante por conta da qualidade de conexão dos clientes. Em diversas partes do país, o acesso à Internet é limitado e há pouca velocidade. Por isso, o seu site deve ser pensado para ser leve e carregar sem demandar uma conexão forte. Utilizar imagens mais leves e maneirar no texto podem contribuir para esse objetivo.

Avalie a possibilidade de ter o app próprio do seu e-commerce

Uma ótima opção para atender seus clientes no formato mobile é utilizar seu próprio aplicativo. Além de permitir que você crie uma conexão direta com o público, esse recurso facilita o envio de promoções e o desenvolvimento de outras estratégias de marketing.

Por meio desse recurso, também é possível captar clientes, salvar suas preferências e facilitar o caminho para novas compras. Tal estratégia normalmente leva à fidelização dos clientes e contribui para que a empresa obtenha um modelo de negócios com receita recorrente.

Viu como é importante investir na otimização para dispositivos móveis? Por meio de alguns cuidados, você garante que o público tenha acesso a uma excelente experiência ao visitar o seu e-commerce. No longo prazo, isso fornece um importante diferencial competitivo para o seu negócio e permite escalar seus resultados.

Leia também: Comerciantes devem se adaptar à medida que o comércio eletrônico migra para o celular

 

Gostou desse artigo? Não esqueça de avaliá-lo!
Quer fazer parte do time de articulistas do portal, tem alguma sugestão ou crítica?
Envie um e-mail para redacao@ecommercebrasil.com.br

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER