Otimização de performance no e-commerce: melhoria contínua

por Tiago Moraes Terça-feira, 20 de abril de 2021   Tempo de leitura: 8 minutos

Uma coisa é implantar uma loja virtual e outra, tão importante quanto, é fazer a otimização de performance no e-commerce. Esta última atividade, por sua vez, diz respeito sobretudo a aumentar as vendas online com cada vez menos custos.

Para você ter uma ideia, no Brasil, a taxa média de conversão no comércio eletrônico gira em torno de 1%. Isso significa que a cada 100 visitantes de uma página de produtos de uma loja virtual como a sua, apenas 1 finaliza uma compra.

Para otimizar esse desempenho e chegar a patamares como 2%, 3%, 4% ou até mais, faz-se necessário usar métricas, KPIs e diferentes ferramentas de visualização, controle e otimização de resultados. Portanto, continue lendo e conheça esses recursos agora!

Principais recursos para otimização de performance no e-commerce

Basicamente, existem três principais recursos que ajudam a visualizar e otimizar a performance no e-commerce. São eles, as métricas, as KPIs e os softwares de apoio, os quais descrevo em seguida, confira:

Métricas

Métricas são parâmetros de performance. Elas permitem medir diferentes atividades dentro de um e-commerce. Por meio delas, os donos de lojas virtuais podem observar como está a saúde do negócio e entender o que precisam fazer para melhorá-lo.

Entre as métricas mais utilizadas no comércio online temos, por exemplo, a “taxa de conversão”, o “número de novos clientes”, o “número de clientes recorrentes” e a “velocidade das páginas”, entre centenas de outras.

KPIs

KPI é a sigla inglesa para Key Performance Indicator ou Indicador Chave de Desempenho. Uma KPI é uma meta que pode ser vinculada a cada métrica e que deve ser batida ao longo de um período. No e-commerce, assim que tal meta é conquistada obtém-se uma melhoria na performance.

Para criar uma KPI é preciso primeiro descrevê-la em uma frase. Por exemplo, “aumentar a taxa de conversão para 2% no próximo mês”. Logo depois, abaixo da frase, listam-se as ações que serão feitas no período para que o objetivo seja conquistado.

Softwares

Os softwares são sistemas que permitem visualizar as métricas, organizar as KPIs e realizar as ações que vão garantir a otimização da performance de um e-commerce. Os sistemas analíticos, as plataformas de e-commerce e as plataformas ADS são alguns importantes.

Por meio dos softwares é possível, por exemplo, melhorar uma frente de loja virtual para gerar mais cliques nos botões “Comprar” e otimizar o tamanho e o formato das imagens para que as páginas de vendas fiquem mais rápidas, entre outras ações.

Tipos de softwares para otimização de performance no e-commerce

As métricas e as KPIs têm a sua importância na otimização de performance no e-commerce, mas sem os softwares não é possível fazer as melhorias necessárias para que uma loja virtual possa vender mais.

Existem vários tipos de softwares que podem auxiliar no processo de otimização, dentre os quais cito, por exemplo:

Os analíticos

Sistemas como o PageSpeed Insights e o Analytics, ambos do Google, permitem visualizar a sua atual performance em métricas como “clientes recorrentes”, “taxa de rejeição”, “agilidade das páginas”, entre outras. Na mesma linha estão sistemas como o Microsoft Clarity e Hotjar.

Os administrativos

Softwares como o Order Management System (OMS), o Enterprise Resource Planning (ERP) e o Warehouse Management System (WMS), por exemplo, possibilitam visualizar métricas importantes. Isso confere uma visão mais abrangente da performance do e-commerce.

As plataformas ADS

Muito usadas em Marketing de Performance, as plataformas como a Google Ads e a Facebook Ads, entre outras, fornecem dados sobre o desempenho dos seus anúncios. Desse modo, elas lhe ajudam a melhorar sobretudo a sua publicidade.

As plataformas de e-commerce

Uma boa plataforma e-commerce com CMS 100% editável é fundamental para que você possa modificar e otimizar o layout e o design da sua loja virtual conforme a demanda. Ela também deve permitir criar lojas responsivas e contar com recursos para SEO.

Os aplicativos de terceiros

Muitas vezes, os relatórios gerados pelos softwares analíticos e administrativos podem indicar a necessidade de integrar novas funções à sua loja, tais como “precificação dinâmica”, “chat” e “gestão de frete”, por exemplo. Isso pode ser feito por meio de apps de terceiros.

Os softwares de edição

No e-commerce, as páginas que levam mais de três segundos para abrir geram mais de 50% de abandono. Aqui os softwares de edição de vídeo, fotos e áudios possibilitam criar arquivos menores e em formatos mais modernos, que garantem mais velocidade para as páginas.

As ferramentas de Business Intelligence

Ferramentas de BI como a Microsoft Power BI permitem agrupar, mesclar e analisar dados de diversas fontes. Com elas você pode emparelhar métricas, visualizar o desempenho e conferir se as suas KPIs estão sendo batidas ao longo dos períodos que estipulou.

Otimização de performance no e-commerce vale a pena?

Como se pode observar, para otimizar um e-commerce é preciso investir um bocado em softwares, em análise de resultados, na aplicação de melhorias contínuas e na busca para atingir metas. Esse investimento sem dúvida vale a pena, pois ele fará uma grande diferença em longo prazo.

A otimização de performance exige sobretudo a realização de análises e de testes todos os dias. Ela também requer coragem para implantar novos recursos ou para fazer mudanças que nem sempre geram bons resultados ou que muitas vezes só vão dar bons frutos após um determinado período de tempo.

Em contrapartida, o mercado e-commerce e suas tecnologias mudam constantemente, de modo que não fazer as otimizações necessárias podem levar uma loja virtual à obsolescência rapidamente. Então, vale mais a pena se esforçar para otimizar e melhorar do que não investir em nada disso e perder mercado para a concorrência. Capiti?

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