Métricas para e-commerce: ROI vs ROAS

por Tiago Moraes Sexta-feira, 29 de janeiro de 2021   Tempo de leitura: 5 minutos

Métricas para e-commerce são parâmetros que servem para medir a eficiência de uma operação de comércio eletrônico como uma loja virtual ou marketplace, por exemplo. Por meio delas é possível saber como está a atual condição de um e-commerce para depois tentar otimizá-lo.

Existem dezenas, senão centenas de métricas, sendo a ROI e a ROAS duas das principais. E além das métricas, vale mencionar também a importância das KPIs, que nada mais são do que metas que devem ser superadas para assim melhorar os resultados do negócio.

Pois neste artigo, você ficará sabendo um pouco mais sobre ROI e ROAS e, além disso, descobrirá como usar as KPIs para melhorar a eficiência de cada métrica. Continue lendo e fique por dentro!

Métricas para e-commerce

Conheça agora as métricas para e-commerce ROI e ROAS. Confira:

O que é ROI?

ROI é a sigla para o termo “Return On Investiment” ou, em Língua Portuguesa, “Retorno do Investimento”. Em outras palavras, é o percentual que se obtém de retorno sobre o valor investido em um produto, serviço ou uma empresa como um todo.

No e-commerce, por exemplo, você pode querer calcular o ROI de uma loja virtual ou de um marketplace, entre outras coisas, em um determinado período. Você só precisa ajustar a fórmula ao que você estiver tentando medir no momento.

Já que mencionei isso, a fórmula para calcular o ROI é muito simples. Basicamente, é o lucro dividido pelo investimento e logo depois multiplicado por cem [(Lucro / Investimento) x 100). Lembrando que o investimento não é nada mais é do que a soma dos seus custos.

Digamos, então, que você queira calcular o ROI do último mês de uma loja virtual de artesanatos. Levemos em conta a soma do que você gastou com matérias-primas, salários, energia elétrica, água, Marketing, etc., tenha sido R$ 8.300,00 e o seu lucro R$ 13.000,00.

Com efeito, ao aplicar a fórmula teremos que [(R$ 13.000,00 / R$ 8.300,00) x 100] é igual a 156%. Ou seja, o ROI da sua loja virtual no último mês foi de cento e cinquenta e seis por cento. Simples assim.

O que é ROAS?

ROAS é a sigla para “Return On Advertising Spend”, que em Português significa “Retorno Sobre Gastos com Publicidade”. Ou seja, é o percentual que se obtém de retorno sobre um determinado valor investido especificamente em Marketing.

No comércio eletrônico, use o ROAS para medir a eficiência das suas campanhas de links patrocinados, social media e E-mail Marketing, por exemplo. Observe se você está ganhando ou perdendo dinheiro com esses recursos e depois foque na otimização.

Pois bem, e para calcular o ROAS é muito fácil. Ele é nada mais nada menos do que a receita dividida pelo custo publicitário vezes cem [(Receita / Custo Publicitário) x 100]. Use essa fórmula como no exemplo em seguida.

Suponhamos que você tenha investido R$ 3.900,00 com links patrocinados para divulgar uma loja virtual de artesanatos no último mês. Com isso, digamos que você tenha faturado R$ 13.000,00 no período.

Desse modo, ao aplicarmos a fórmula teremos [(R$ 13.000,00 / R$ 3.900,00) x 100], uma conta cujo resultado é 333%. Isto é, o ROAS da sua campanha de links patrocinados no mês foi de trezentos e trinta e três por cento.

Melhorando ROI e ROAS com KPIs

Tanto o ROI quanto o ROAS podem apresentar números negativos ou positivos no final das contas. Mas seja como for, você sempre vai querer otimizar e melhorar os seus resultados, não é mesmo? Pois você pode fazer isso por meio das chamadas KPIs.

KPI é a sigla para “Key Performance Indicator” ou “Indicador Chave de Desempenho” em Português. Uma KPI, como dito no início desse post, é uma meta a ser batida ao longo de um período.

Você pode estipular, por exemplo, uma meta para o seu ROAS escrevendo uma frase simples como “Atingir 340% de ROAS no próximo mês”. Logo abaixo da meta você vai listar as ações que irá fazer para conquistar esse objetivo.

As ações poderão ser coisas como “Melhorar os anúncios”, “Melhorar a página de vendas da loja virtual”, “Otimizar o botão Comprar na loja virtual”, “Oferecer frete grátis”, “Criar promoções”, “Contratar empresa que reduz abandono de carrinho”, etc. É isso!

E você pode estipular KPIs para o ROAS, para o ROI ou para quaisquer outras métricas para e-commerce. Além disso, é possível estipular KPIs diárias, semanais, mensais, trimestrais, semestrais, anuais, como desejar.

Como se pode observar, enquanto as métricas para e-commerce lhe ajudam a entender melhor o seu comércio eletrônico, as KPIs lhe permitem criar objetivos de curto, médio e longo prazos para melhoria contínua. Use isso no seu e-commerce e faça mais sucesso!

Gostou desse artigo? Não esqueça de avaliá-lo!
Quer fazer parte do time de articulistas do portal, tem alguma sugestão ou crítica?
Envie um e-mail para redacao@ecommercebrasil.com.br

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER