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O que você precisa saber antes de inaugurar seu e-commerce de produtos importados

A ascensão da internet reinventou a comunicação entre o mundo: pessoas de extremidades opostas do globo têm à disposição inúmeras ferramentas para trocarem mensagens, fazerem videoconferências e muito mais. O comércio eletrônico, por sua vez, abriu as portas para quem sonhava em empreender, mas não tinha recursos para abrir um negócio físico.

A exportação e a importação também foram facilitadas com tudo isso: agora, quase qualquer pessoa pode ter sua própria loja virtual de importados ou comprar de uma. Se você pretende investir na primeira opção, aproveite as dicas deste artigo e prepare-se para a empreitada. (Caso prefira fazer o caminho inverso e vender produtos nacionais para o exterior, este outro artigo pode ser útil)

Conheça suas alternativas

Para começar, é importante entender as duas principais formas legais de comercializar produtos internacionais para depois escolher em qual investir: Dropshipping e importação direta.

A primeira já foi bastante explorada neste outro artigo, que cita suas vantagens e desvantagens. Trata-se, basicamente, de firmar uma parceria com um fornecedor em outro país para que, toda vez que um cliente compre algo em seu e-commerce, a empresa envie o produto diretamente.

A segunda é um pouco mais complexa e exige maiores investimentos: você precisa ter uma Licença Radar de Importação ou um contrato com o Importa Fácil dos Correios para passar por todo o processo da alfândega. Além disso, é necessário contar com um espaço físico para armazenar o estoque dos produtos – que são comprados antecipadamente. Portanto, analise bem as alternativas e tome uma decisão de acordo com o porte e o orçamento do seu empreendimento.

Selecione bons fornecedores

A segunda etapa é definir que tipo de produto você irá comercializar e encontrar fornecedores confiáveis no exterior. Dependendo da demanda de pedidos, vale a pena procurá-los em sites como o Ebay e o Ali Express, ou na câmara de comércio correspondente (a AMCHAM, por exemplo).

Antes de fechar contrato, faça uma compra de teste com cada possível fornecedor da sua lista para analisar fatores importantes e impactantes em suas futuras vendas:

  • Agilidade no processo de venda;

  • Cumprimento do prazo de entrega;

  • Embalagem do produto;

  • Se o produto chegou em bom estado;

  • Se o produto é original;

  • Se o produto é de boa qualidade.

Seja transparente

O que irá garantir suas vendas é a boa apresentação da marca e seus produtos. Além de caprichar no Branding e no layout, é importante ser honesto e empático com o seu consumidor, deixando à disposição todas as informações que podem ajudá-lo no processo de decisão da compra.

Garanta que seus produtos sejam legalizados e realmente atendam ao que prometem, ofereça garantia caso cheguem em mau estado ou com algum defeito de fabricação, deixe bem claro o prazo de entrega e os materiais com os quais serão feitos. Uma ideia é colocar todos esses tópicos relacionados à importação em sua página de Perguntas Frequentes ou Ajuda.

Planeje-se para os impostos

Manter as finanças em ordem é indispensável tanto nos negócios quanto na vida pessoal (esse curso gratuito pode ajudar). Portanto, você precisa se organizar e saber que, além dos impostos comuns a todos os lojistas de e-commerce, também haverão os específicos de importação. Anote:

  • Imposto de Importação;

  • PIS Importação;

  • COFINS Importação;

  • Taxa do SISCOMEX.

Essas obrigações se aplicam a qualquer carga com valor superior a 50 dólares, e o ideal é pagá-las como pessoa jurídica a fim de emitir Nota Fiscal.

Seja insuperável ao gerenciar seu estoque

A distância dos seus fornecedores naturalmente torna a logística do seu e-commerce um pouco mais lenta, mas isso não significa que os seus clientes devam ser prejudicados. O ideal é otimizar o processo de entrega o máximo possível, para que ninguém veja o seu fornecimento internacional como uma desvantagem.

Faça um pequeno estoque (pode ser em casa mesmo) dos produtos mais vendidos e com maior demanda. Deixe à disposição o código de rastreio do pedido para que o comprador possa acompanhar a movimentação da mercadoria e satisfazer sua ansiedade e curiosidade. Envie e-mails de acordo com o cumprimento de cada etapa do processo: separação para envio, envio internacional, etc.

Gostou?

Esses cuidados simples são essenciais para o sucesso da sua loja virtual, mas foram citados apenas superficialmente. Para aprender mais sobre cada um e estar 100% preparado para o desafio, vale a pena conferir o curso gratuito Como vender produtos importados legalmente e ser competitivo.

Você já está por dentro da prática? Compartilhe sua experiência e suas próprias dicas nos comentários!