Logo E-Commerce Brasil

O e-commerce não tem idade

A internet e comercio virtual não só revolucionaram a nossa experiência de compra on e offline, como também trouxeram inúmeros  benefícios para todos envolvidos no processo: mercados, seus players e consumidores.

Hoje gostaria de falar de um renascimento, que o desenvolvimento acelerado do e-commerce e suas plataformas proporcionaram a uma parcela da população que se aposentou, e que em sua grande parte, está fora do mercado. Escrevo novamente sobre a minha experiência atual com alegria, pois tenho o grande privilegio de vivenciar esse renascimento.

Muito além dos custos fixos mais baixos, maior flexibilidade, – inclusive de tempo – funcionalidade operacional, possibilidade de segmentação e alcance antes inimagináveis, o e-commerce reabilitou profissionais fantásticos, cheios de experiência e curiosidade, e que, a despeito da idade, estão cheios de gás e disposição para se aventurarem em novos mares: os “baby boomers”, que hoje têm +64 anos.

Embora essa geração não tenha entrado, e muito provavelmente nem saído do mercado equipada com todo “software digital” necessário para gerenciar uma loja virtual, somente a possibilidade de executarem aquela ideia que estava na gaveta empoeirada há anos é incrível. Concretizar projetos solo, ou em parceria com família e amigos, trouxe esperança de um novo recomeço. e desafio a quem achava que já não havia mais espaço para aprendizado, afim de surfar na “tsunami digital”.

Fatores como automatização de processos, relatórios padronizados, layouts e interfaces extremamente amigáveis, e ótima agilidade dos centros de apoio aos lojistas virtuais, via FAQ, telefone e chat, permite os “boomers” a abraçar o mercado virtual e se manter ativos! Ok, ligações 5x ao dia pra tirar duvidas simples com familiares e amigos também ajudam. *Fica a dica de usar Team Viwer8 para quem tem Apple, que permite o controle remoto dos computadores, facilitando a resolução de problemas à distância.

Após aproximadamente 10 meses trabalhando no projeto, estou há menos de 90 dias para dar o pontapé inicial em meu primeiro empreendimento virtual, que presenteará aos chocólatras de plantão com uma marca super especial de chocolates austríacos.

Minha sócia, que está em SP, é responsável por todo processo, desde o cadastro de produtos no site, até a operacionalização / backoffice da loja.

Aos incríveis 64 anos, está driblando todas as dificuldades de aprender a usar Apple (começou a usar ha menos de 60 dias) depois de décadas com PC, está tocando toda criação e manutenção da loja virtual, assim como toda parte administrativa e burocrática, que só quem tem loja sabe o tamanho do desafio.

A experiência de construir uma loja virtual praticamente sem conhecimento nenhum do ramo, está fazendo com que ela trabalhe a todo vapor, até sonhos com a loja tem tido. Cada clique um novo aprendizado e mais alegria e prazer em empreender online.

Com essa pequena história, fica o recado: A próxima vez que você tiver uma ideia de negócio que pode ser viabilizada online, mas que por algum motivo não tiver o tempo necessário para desenvolvê-la, considere esses profissionais injustamente subestimados pela era digital, que em sua grande maioria só precisam de estimulo, acompanhamento e incentivo para vencerem online.

Acredite, o ecommerce permite que eles aprendam rápido, e o aprendizado pode ser contagiante. Além disso, essa facilidade pode transformar uma vida, transformar relações, agregar novas ideias e pontos de vista diferentes para seu negócio, e obviamente, trazer mais faturamento!

Ah, antes que me esqueça, minha social inspiradora deste artigo é minha mãe.