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O Dia das Mães no e-commerce brasileiro

Por: Helena Vito Costa

Diretora de E-commerce na Infracommerce

Há mais de dez anos no mercado digital, com experiência em áreas de atuação como planejamento, compras, operação, performance e novos negócios é focada em CX, processos e comunicação de alto nível para acelerar a transformação digital e tornar desejos estratégicos em resultados tangíveis. Formada em Negócio da Moda pela Anhembi Morumbi, com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Possui inglês fluente e espanhol avançado, tendo experiência profissional LATAM e com vivência na Cidade do México - MX.

O Dia das Mães é uma das datas sazonais que mais movimentam o comércio durante o primeiro semestre, isso porque esse é um evento que tem um apelo emocional muito grande envolvido. Essa é uma compra que praticamente já está prevista no orçamento anual dos consumidores, pois, independentemente do tamanho ou valor, queremos presentear aquelas que nos deram amor incondicional.

Confira algumas dicas para aumentar suas vendas em uma das datas mais importantes do varejo brasileiro.

Então, é claro que você, dono, analista, gerente… do e-commerce, vai apostar no Dia das Mães para impulsionar as suas vendas de 2024. Afinal, o comércio eletrônico é o setor que mais viu as vendas crescerem nos últimos anos. E isso é o que eu vou te mostrar logo a seguir.

O impacto direto da comemoração no e-commerce

O Dia das Mães é uma data quase universal para o varejo. Muitos segmentos e nichos de mercado conseguem promover algum tipo de campanha relacionada à data. Desde as lojas de joias, eletro, vestuário até mesmo os supermercados podem se beneficiar dessa sazonalidade, que acontece no segundo domingo de maio.

Para se ter ideia, essa é uma das únicas datas do ano, juntamente com o Natal, em que até as marcas de luxo fazem ações para promover sua marca. Tudo isso pelo estreitamento de vínculos afetivos que envolvem o evento e que também podem criar laços das marcas com seus consumidores.

Dito isso, é interessante observar como o mercado se comportou na última edição do Dia das Mães. Em 2023, as vendas online cresceram 11,8%, de acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), ao mesmo tempo que o comércio físico apresentou uma queda.

Assim, o faturamento do e-commerce ficou em R$ 6,7 bilhões no Dia das Mães 2023, enquanto o ticket médio fechou em R$ 478,57, e o número de pedidos online atingiu os 14 milhões. Esses dados foram divulgados oficialmente pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).

O comportamento do consumidor na data

Um ponto importante que pode guiar a sua ação de Dia das Mães é a análise dos hábitos de consumo dos clientes. Voltando à pesquisa do ICVA, que citei no tópico anterior, os principais presentes de 2023 foram dos setores de acessórios e vestuários, seguidos de aparelhos eletrônicos e itens de decoração. Já os segmentos que tiveram aumento de vendas foram: livraria, papelaria, ótica, joalheria, cosméticos e higiene pessoal.

Além de acompanhar o comportamento dos consumidores no mercado de modo geral, é extremamente importante fazer um levantamento do seu próprio público-alvo. Por meio de ferramentas de análise de dados e de inteligência artificial, por exemplo, é possível identificar quais produtos têm maior procura no Dia das Mães, quais tipos de descontos têm mais apelo, ou qual a data ideal para começar a liberar as promoções.

Com o uso de dados, você pode até mesmo prever a demanda e manter o seu estoque abastecido para a data. Afinal, estamos vivendo tempos em que o uso de dados para a tomada de decisão é a chave do sucesso do e-commerce.

O que fazer para se destacar da concorrência

Não há uma fórmula mágica para fazer com que o seu e-commerce se dê bem no Dia das Mães 2024, afinal, cada ramo de atuação tem as suas particularidades. Mas há algumas estratégias que você pode aplicar, principalmente quando se fala de fidelização da sua base atual de clientes: abertura do período de promoções antes com acesso restrito para usuários cadastrados no site, ou até incentivo de cashback para eles voltarem a fazer pedidos após a data.

Além disso, uma comunicação personalizada, com o uso de dados, pode ser um ótimo diferencial da sua loja online, ao mesmo tempo que a experiência de compra e a usabilidade do site precisam estar impecáveis para que o cliente tenha segurança em comprar pela internet.

Porém, há um tema que merece cuidado para que a satisfação do cliente esteja garantida e para que ele veja a sua loja como opção vantajosa para fechar um pedido online: a competitividade logística. Hoje, os e-commerces que disponibilizam diversas opções de frete saem à frente, assim como aqueles que contam com o sistema de entregas no mesmo dia (same day delivery), para suprir a demanda de compradores de última hora.

Seja qual for a estratégia ou a tendência de mercado que você vai aplicar no Dia Das Mães, saiba que o sucesso do seu e-commerce depende de decisões que façam sentido para a saúde do seu negócio. Portanto, pense sempre nas inciativas a curto, médio e longo prazo. Somente com um planejamento bem estruturado, você poderá colher os frutos dessa data tão importante para o varejo.