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Como futuras mudanças nos cookies vão afetar seu site de e-commerce

Por: Guilherme da Luz

Guilherme é sócio-fundador e especialista em SEO da GLUZ Digital. Com mais de 15 anos de experiência, foi responsável por desenvolver estratégias de SEO de alto impacto para produtos financeiros no Brasil, atuando nos segmentos de auto, saúde, viagem, entre outros, e produzindo os principais portais do país para geração de leads nesses mercados. Paralelamente, assumiu a liderança dos principais projetos de SEO da Microsoft Brasil, prestando consultoria e implementando ações estratégicas para aumentar a visibilidade da marca nos mecanismos de busca. A GLUZ Digital já colaborou com marcas globais como Bytedance, Microsoft, Wondershare, Hostinger e ExpressVPN.

Se você tem um site de e-commerce, é muito importante saber sobre as mudanças de política do Google e da Apple em relação aos cookies, porque elas terão um impacto significativo na forma como você apresenta seus produtos e serviços online.

Cookies são essenciais para permitir personalização das páginas para acompanhar os gostos e o perfil de quem acessa recursos online.

O que são cookies?

Cookies fazem parte da nossa interação cotidiana com a internet e já estão em ação desde o início dos anos 1990, com a popularização dos computadores e do acesso à internet.

Basicamente, eles servem para guardar informações que são usadas para que websites, apps, plataformas e outros recursos consigam identificar visitantes e usuários e as preferências deles. Assim, cookies são essenciais para permitir personalização das páginas para acompanhar os gostos e o perfil de quem acessa recursos online.

Eles ficam nos dispositivos dos usuários e guardam as ações deles para, assim, facilitar a navegação quando retornam às plataformas, redes sociais, websites, apps, entre outros.

Como os cookies afetam a privacidade dos usuários

Tudo tem um custo, e um dos maiores preços da agilidade proporcionada pelos cookies é que eles prejudicam a privacidade dos usuários. É por isso que cada vez mais pessoas limitam o uso de cookies e usam ferramentas para aumentar a privacidade online, como software VPN (em opções de VPN para Windows, Mac, entre outros dispositivos e sistemas).

Como eles ficam salvos no dispositivo do usuário e armazenam informações pessoais (como histórico de navegação, de buscas, entre outros), os cookies identificam suas atividades online e suas ações na internet em diversos âmbitos.

Para regulamentar a ação dos cookies e como eles são utilizados, houve uma série de legislações adotadas nos países da União Europeia e também aqui no Brasil, com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), que estabelecem diretrizes para o uso de cookies e outros mecanismos de rastreio das ações dos usuários, além do modo como informações pessoais devem ser coletadas, armazenadas, disponibilizadas e protegidas.

As principais mudanças no uso de cookies

Agora, recursos como cookies não poderão ser usados sem que o usuário permita ou concorde, e as plataformas, websites e empresas agora precisam informar aos internautas como as informações deles são coletadas e usadas.

Essas são as ferramentas que ajudam a identificar, rastrear e personalizar os usuários. Agora, com as novas legislações em vigência, o compartilhamento de dados pessoais dos usuários com empresas e apps será impactado por vários fatores limitantes, o que gera um impacto positivo para a privacidade das pessoas, mas gera desafios para empresas.

Nesse sentido, os usuários terão muito mais poder de decisão sobre o uso de cookies e como eles são ajustados em seus dispositivos. O objetivo principal é criar uma forma mais ética, transparente e responsável de lidar com os dados coletados das pessoas.

Como adaptar seu negócio online

Como essas gigantes dependem em grande parte de publicidade (feita com os bancos de dados que elas compartilham com terceiros, como empresas e pessoas que anunciam em suas plataformas), o impacto financeiro pode ser imenso não só para elas, mas também para qualquer pessoa com negócios online.

Então, se você faz negócios online, a melhor estratégia é abandonar gradativamente o uso e a dependência de cookies. Você pode adotar algumas ações para isso:

  • Crie sua própria database: crie sua própria comunidade e invista em data generation para coletar informações dos seus usuários e clientes (com recursos como newsletter, por exemplo);
  • Estabeleça um programa de fidelidade: um programa de fidelidade ajuda a melhorar o engajamento dos clientes, e você pode adicionar recursos como programa de referências;
  • Invista nos clientes que você já tem: crie relações fortes com seus clientes e ofereça experiências que valorizem o tempo, o dinheiro e a preferência deles;
  • Crie conexões offline: o mundo virtual é essencial, mas criar relações com seu público que não estejam limitadas à internet também é fundamental.

E, claro, é imprescindível seguir o que a lei determina em relação às informações e aos dados pessoais dos usuários.

Leia também: O fim dos cookies de terceiros e a importância dos dados primários ao e-commerce