Sites em que a busca orgânica tem grande participação no total de visitas e receita, quando não há uma migração adequada e estruturada, possui grandes perdas. O planejamento de migração requer conhecimento, tempo e muita análise para diminuir ao máximo o impacto negativo.
Queda em uma migração sem planejamento:
Migração com planejamento:
Contexto mercadológico
Muitas empresas oferecem seus produtos e serviços sem se preocuparem com o cliente, quando o objetivo é apenas o lucro, muitas pulam etapas importantes que são fundamentais para manter o desempenho do negócio.
Isso acontece muito quando o assunto é migração de sites ou e-commerce, neste caso estamos nos referindo à transferência de relevância de uma estrutura antiga para uma nova.
Uma migração envolve diversas etapas e o acompanhamento de um profissional especializado em SEO é fundamental. Neste processo o especialista cria um plano de migração, o qual deve ser seguido rigorosamente para minimizar a perda de relevância e principalmente de dinheiro.
Em grande parte dos casos as migrações não são planejadas corretamente, seja por falta de conhecimento das empresas ou por falta de experiência dos profissionais que as executam, acarretando em perdas significativas de receita e de anos de trabalho de marketing.
Por que uma migração planejada é tão importante?
Os mecanismos de busca (Google, Bing, Yahoo, etc.) encontram as páginas de um site utilizando os chamados “crawlers” ou “robôs de busca”. Estes robôs, que são nada mais que um complexo algoritmo, rastreiam os sites e indexam cada página em seus data center espalhados pelo mundo.
Planta de refrigeração de um data center do Google, na Geórgia, EUA.
Após o armazenamento dessas páginas, os robôs de busca retornam periodicamente à página para ver se está tudo certo, se algo foi alterado e se a página ainda está no seu devido lugar.
Quando um site é migrado, geralmente as URLs mudam, pois a estrutura é diferente, principalmente em plataformas de e-commerce, cada plataforma tem uma estrutura. No entanto, mesmo que uma plataforma seja migrada para outra que utiliza a mesma linguagem, as páginas tendem a ficar diferentes.
A migração é fundamental no momento em que o site muda para outra estrutura, o objetivo é não permitir que os buscadores encontrem as URLs vazias (páginas 404) em suas visitas de rotina, quando isso acontece, a página em questão é retirada do índice e toda a relevância e posicionamento que existia é perdido. Portanto, uma migração planejada mapeia todas as páginas importantes (que trazem visitas e vendas) e as direciona para suas respectivas novas páginas.
Fatores técnicos e ferramentas
Cada site tem uma estrutura única com detalhes que precisam ser considerados na hora da migração, caso contrário, todo o trabalho pode ser perdido.
Em certos tipos de sites, existem fatores e limitações técnicas que impedem uma migração bem-sucedida, dependendo da forma como a URL é construída ou como a arquitetura do site atual foi feita, as páginas podem ter comportamentos estranhos, como por exemplo um resultado de busca que não possui uma URL amigável trazer um grande número de visitas e receita para o site.
Nessas situações o profissional de SEO esgota todas as possibilidades de páginas que podem ser importantes e que eventualmente não estão sendo consideradas na migração.
É importante salientar que um site de pequeno porte pode ter mais de 10 mil páginas e dificilmente todas as páginas serão tratadas na migração, por isso é preciso saber quais páginas importam mais e quais não têm tanto peso.
Além disso, outros fatores podem impactar, como por exemplo páginas que não trazem visitas e/ou receita, mas que recebem links externos de outros sites, esses links externos são fontes de relevância e se forem descartados o valor do link é perdido.
Algumas ferramentas usadas no planejamento e execução de uma migração.
Agora que você sabe como funciona uma migração, não deixe de fazê-la com o acompanhamento de um profissional de SEO qualificado.
Republicado com autorização do autor. Originalmente disponível em: http://www.bluefoot.com.br/blog/migracao-de-sites-com-planejamento-de-seo-2/