O Brasil sempre foi conhecido por ter baixa produtividade no trabalho em comparação a outros países. Mas a situação começou a ficar ainda mais grave nos últimos anos. Segundo estudo do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV), de 1981 a 2018, a renda per capita do país cresceu 0,9%, enquanto a produtividade brasileira somente 0,4%.
Segundo o professor Sérgio Sakurai, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da USP, a produtividade média de um brasileiro vem se mantendo baixa há quase 30 anos.
Tão baixa que um trabalhador brasileiro leva, em média, uma hora para fazer o mesmo produto ou serviço que um norte-americano faz em 15 minutos e um alemão ou coreano, em 20 minutos. É assustador, de fato.
Por outro lado, dentro deste cenário nebuloso, o mercado acabou buscando por novos recursos, métodos e ferramentas que auxiliem na gestão de projetos e entregas mais rápidas de forma qualificada. Assim, dentre eles, surgem os chamados métodos ágeis.
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Métodos ágeis para aumentar a produtividade
Já ouviu falar no termo Agile Marketing? Originalmente nascido no universo da tecnologia e desenvolvimento de softwares, as metodologias ágeis sofreram adequações para serem implementadas na área de marketing.
Como um compilado de diversas metodologias de gestão de projetos, com ciclos curtos de trabalho, o agile marketing visa maiores resultados com entregas em menor tempo. Além disso, são consideradas ações, estratégias e processos que tornam a rotina do marketing do seu negócio mais eficiente.
Os benefícios ao implementar métodos ágeis
Social media, e-mail marketing, anúncios, artigos, e-books, blog e outros diversos materiais na era digital são essenciais para uma ótima estratégia de marketing de conteúdo. Ainda assim, por trás de todas estas demandas, existem outras dezenas de processos e ciclos para que estes conteúdos sejam entregues de forma eficaz.
É possível obter diversas vantagens com a utilização dos princípios de agilidade no marketing, com benefícios claros para a rotina da sua equipe, como: aumentar a produtividade entregando mais resultados em menos tempo; Eficiência no processo, encontrando sempre pontos a serem melhorados; Foco na audiência para entender como ela responde as suas estratégias; E incentiva a inovação por parte dos indivíduos, visto que o mercado exige adaptações muito rápidas destas ações.
Ferramentas e frameworks para aplicar na prática
Bons frameworks e ferramentas ajudam a organizar as atividades e demandas de um time de marketing para garantir a agilidade necessária para a entrega de projetos, visto que esse ambiente costuma ser de muita pressão e prazos apertadíssimos.
Scrum e Kanban, são dois formatos bastante conhecidos no mercado por sua aplicabilidade facilitada. Há quem faça uma junção das duas metodologias e otimize ainda mais esse processo.
Scrum é um framework com foco para o gerenciamento de projetos onde os indivíduos da equipe conseguem trabalhar juntos na resolução de demandas de forma mais criativa, adaptável, e, por consequência, garantindo resultados mais eficientes e de alto valor.
O Kanban é um método totalmente visual onde podemos ver, dentro de um quadro, todo fluxo de trabalho a ser executado. É organizado por colunas, com cada etapa a ser realizada dentro do projeto.
Para além disso, você como gestor, precisará de ferraleitoresmentas que auxiliem na aplicação de ambos formatos, como trello, asana e até as planilhas do google sheets.
Conclusão
Estamos vivendo em um campo altamente acelerado, com muitos dados, competidores, clientes cada vez mais exigentes e novas tendências de mercado surgindo a todo momento.
Em suma, os métodos ágeis estão estruturados para que seus resultados sejam entregues em muito menos tempo, com mais eficiência nas várias demandas que todos temos na rotina de trabalho.
Com isso, é importante que você busque por novas soluções, como ferramentas, para que o seu time de marketing tenha mais produtividade, seja mais eficiente, visando a escalabilidade dos seus resultados e a qualidade de entrega.