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A importância de mensagens de ausência no atendimento e como configurá-las

Por: Elisa Brombim

É analista de marketing na GoBots, graduada em Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Você que tem um negócio sabe que muitas vezes é difícil dar conta de responder todas as dúvidas dos clientes em tão pouco tempo e provavelmente já recebeu uma mensagem fora do horário do atendimento. Com a rotina agitada, ficou sem saber como atuar naquele instante.

Diante das etapas cognitivas de compra, podemos afirmar que quando o consumidor não é respondido nos primeiros 10 minutos, ele pede por atenção e, ao invés de dobrar o seu esforço para conseguir entrar em contato com a sua loja e tirar a suposta dúvida, ele opta por buscar o mesmo produto ou serviço em outro lugar que atenda suas necessidades.

Com isso, pode-se perceber que as mensagens de ausências dentro da sua loja podem ser algo muito importante para manter o interesse do seu cliente e desse modo conseguir convertê-lo em vendas, aumentando ainda mais o seu faturamento.

Aqui frisamos a importância das mensagens automáticas, mas como configurá-las da maneira correta?

Trouxemos algumas dicas para você:

  1. Configure uma Mensagem de saudação
  2. Deixe uma mensagem clara e objetiva
  3. Informe os horários de atendimento do seu negócio
  4. Destaque que em breve retornará o contato com cliente
  5. Ofereça algo em troca como diferencial (ex. 10% de desconto na primeira compra)
  6. Escreva uma mensagem com uma abordagem humanizada

Quando utilizado corretamente, esse recurso aumenta as oportunidades de que o seu consumidor continue insistindo na compra e, dessa maneira, aumentando a receita da sua empresa.

Lembro que as respostas de ausência devem ser utilizadas em contextos em que a abordagem precisa ser feita rapidamente, quando a sua loja estiver fora do horário de atendimento, principalmente no final de semana.

Outro recurso importante para o seu negócio é automatização do processo de atendimento da sua loja, que pode trazer diversos benefícios para você como: permitir que os funcionários tenham mais tempo para realizar outras atividades mais importantes; reduzir as tarefas repetitivas; diminuir erros que podem ser gerados por processos manuais e principalmente reduzir os custos com o atendimento.

Temos um artigo exclusivo em que trouxemos os pontos principais e dicas de como reduzir os custos da sua loja com atendimento investindo na tecnologia, basta acessar.

Por fim, concluímos que existem diversos recursos que podem ser utilizados para aprimorar o atendimento do seu negócio e manter uma boa experiência de compra para o seu consumidor. Dessa forma, as chances dele voltar a comprar e indicar a sua loja como referência é muito alta, por isso mantenha-se sempre ativo e disponível para ele, uma mensagem de ausência pode fazer muita diferença no momento da decisão de compra.