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Como melhorar a experiência de checkout do usuário em seu e-commerce?

Por: Giulia Fischer

É formada em Propaganda e Marketing, com cursos na área de produção de marketing de conteúdo Analista de Marketing do TrackCash.

Abrir um negócio online pode ser um caminho difícil, especialmente quando você está apenas começando. Afinal, não é fácil encontrar clientes e fazer com que comprem de você.

De acordo com pesquisas, a taxa média de abandono do carrinho de compras online no mundo é de 69%, e você precisa lembrar que um dos principais motivos para isso é como o processo de compra é desenhado. É crucial fornecer aos clientes uma página de checkout que eles não tenham problemas para preencher em segundos.

A maioria dos clientes abandona seus carrinhos porque está apenas comparando preços online — e comprar coisas não é sua intenção principal. Mas, é claro que a usabilidade e o processo de pagamento estão ainda mais relacionados do que você pensa.

A boa notícia é que é possível melhorar sua página de pagamento para fazer com que os clientes comprem de você novamente.

Reduza o número de etapas

Parece óbvio que quanto menos cliques, melhor. Afinal, o processo de checkout é rápido e não exige que seus clientes percam tempo. Reduzir o número de etapas necessárias para concluir uma transação, bem como o número de campos do formulário ao mínimo, pode ser uma virada de jogo.

Tendo tudo isso em mente, imagine o que acontece quando os clientes podem pagar com apenas um clique. Isso é possível graças aos gateways de pagamento, que oferecem a opção “Lembre-se de mim”. Neste caso, os dados do cliente são salvos, facilitando muito mais para a próxima vez que ele quiser fazer uma compra.

Crie um design amigável

O número de etapas é óbvio quando você configura o checkout na página de pagamento da sua loja virtual. Porém, o processo de compra será mais eficiente quando combinado com um layout que se encaixa no design de toda a sua loja. Os clientes online estão mais dispostos a comprar de uma empresa em quem possam confiar. Portanto, faça um esforço para criar um formulário de checkout que corresponda ao layout do site.

Mantenha o design claro e organizado, a fim de otimizar a experiência de compra e a velocidade do checkout. Para clientes online, mesmo um atraso de um segundo na velocidade de carregamento da página pode ser um motivo para fechar o site antes de concluir uma compra. É especialmente importante para usuários de celular, pois é mais difícil passar por um processo longo e complicado em uma tela pequena.

Exibir logotipos familiares

Para fazer as pessoas confiarem mais em seu negócio online, exiba logotipos para métodos de pagamento aceitos. O que também pode ajudar é mostrar automaticamente o logotipo relevante quando um cliente começa a digitar o número do cartão. Afinal, o tipo de cartão é identificado pelos primeiros dígitos, o que economiza tempo dos usuários e torna os pagamentos mais fáceis.

Não esconda o preço

Recomendo que você nunca esconda quanto os clientes terão que pagar pelo produto ou serviço, incluindo o frete e quaisquer custos extras. Por exemplo, você pode mostrar o preço geral no botão de pagamento, para não deixar margem para mal-entendidos.

Use um call-to-action claro

Sempre coloque uma mensagem clara para ter certeza de que as pessoas entendem exatamente o que acontecerá quando clicarem em cada botão que virem durante o processo. Tendo isso em mente, pode ser um simples “Pagamento” — você terá certeza de que não confundirá o cliente.