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Marketing internacional: potencializando a expansão global do e-commerce

Por: Flávia Viana

Link Building e redatora jornalística para as editorias de tecnologia, mercado, cotidiano e cultura na agência Conversion

Em um mundo globalizado, a possibilidade de expansão dos negócios para o mercado internacional parece, a princípio, uma tarefa de fácil execução. No entanto, mais do que se preocupar com as operações a nível prático, o empreendedor precisa de uma estratégia de marketing internacional concisa e bem estruturada, pois o mercado mundial é diferente em muitos níveis do mercado doméstico.

Voltada para as vendas estrangeiras, estratégia pode elevar a marca a um novo patamar.

Os benefícios da expansão global são claros. Uma pesquisa de 2017, feita pela Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), registrou os seguintes interesses das empresas que buscam o mercado global:

– Aumento nas vendas (72%).

– Diversificação dos riscos (65,3%).

– Proteção contra a volatilidade do mercado doméstico (61,3%).

Esses benefícios, no entanto, só podem ser alcançados se houver sucesso indiscutível na transição da estratégia de marketing local para uma estratégia de marketing global. Essa transição compreende uma série de aspectos.

O que é o marketing global?

A intenção é a mesma do marketing local: agregar valor ao produto ou serviço aos olhos do seu público-alvo, posicionando a marca no mercado e criando oportunidades de negócio. A principal diferença é que o marketing internacional utiliza dados específicos a fim de adaptar a estratégia ao cenário global.

No caso de empresas de e-commerce, os produtos oferecidos podem ser apresentados ao público local sem muitas preocupações quanto a detalhes da linguagem ou abordagem. Isso é devido à facilidade natural de interagir com a própria cultura.

No cenário global, no entanto, é preciso ter atenção aos detalhes e adaptar sua linguagem à cultura dos países-alvo. Isso inclui a adaptação correta do idioma, a pesquisa aprofundada do público-alvo e o conhecimento extenso do território de expansão.

Se feito da maneira correta, o marketing internacional pode facilitar o processo de globalização da marca e levar a empresa a um novo patamar.

Quais são os benefícios?

No e-commerce, não existe a necessidade de abertura de lojas em solo estrangeiro. Portanto, o marketing internacional pode expandir a sua cartela de clientes, de maneira a aumentar instantaneamente as vendas.

Contanto que um sistema de transações e entregas internacionais já esteja previamente estabelecido, a empresa que passa a fazer publicidade dos seus produtos para fora pode observar um rápido crescimento.

Estabelecida a relação com o público internacional, a marca passa a ganhar notoriedade global, competindo diretamente com marcas do mundo todo e ganhando credibilidade.

O que é necessário?

Para lojas virtuais, e qualquer outro segmento que deseje estabelecer uma estratégia de marketing internacional, o foco deve ser a pesquisa de mercado e a adaptação da abordagem doméstica.

Uma empresa que pretende disponibilizar seus produtos para o resto do mundo deve compreender bem as necessidades dos países contemplados e as diferenças do público-alvo no exterior. Não é possível, por exemplo, ter sucesso na venda de produtos que sejam inerentemente abundantes no território escolhido.

Para evitar falhas, é preciso entender o mercado, fazendo extensa pesquisa acerca do cenário, dos interesses da população e dos competidores locais, que se tornaram concorrentes diretos do negócio.

Junto dessa pesquisa, é preciso ter conhecimento da cultura, dos hábitos e dos desejos do público-alvo, realizando a devida segmentação dele. Um dossiê completo dos aspectos econômicos e culturais e dos fatores geográficos de um país é essencial no processo de desenvolvimento do posicionamento internacional da marca.

Operações internacionais

O marketing internacional é uma parte muito importante da expansão global, mas deve ser acompanhado da devida adaptação das operações. Para tal, as empresas de e-commerce precisam ajustar pontos específicos.

Em primeiro lugar, a plataforma de vendas deve estar devidamente adaptada para o acesso em outros países, estando disponível para diferentes regiões, além de ter opção de linguagem e fornecer todos os recursos que são oferecidos ao público local.

O e-commerce global precisa, também, de um sistema de entregas internacional, que deve ser planejado levando em conta aspectos como alfândega, logística, possibilidade de parceria com transportadoras, entre outros.

Os aspectos jurídicos, em especial, devem ser levados em conta com seriedade. O e-commerce precisa ter as operações em conformidade com a legislação dos países ou estados no exterior, estando atento à necessidade de contratar profissionais nativos e realizar serviços como tradução juramentada para a devida validação de documentos nacionais em países estrangeiros e afins.

A tarefa é relativamente mais simples do que, por exemplo, a expansão global de uma rede de restaurantes. O marketing internacional, se feito com excelência, pode encurtar consideravelmente a distância entre um negócio e o sucesso global.