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Loja Virtual atualizada e pronta para aumentar as vendas em 2014, o que não pode faltar?

Começo de ano, muitos planos, informações e expectativas para garantir a lucratividade e os investimentos que você já fez na plataforma de sua loja virtual e como otimizá-los e mantê-la atualizada?  Este é um ano de grandes expectativas e especulações para o mercado brasileiro com tantos eventos por vir.

São tantas as previsões, artigos e informações de fóruns diversos; além do fato de já  estarmos diante do primeiro grande evento do Varejo Internacional do ano – a NFR 2014, trazendo muitas informações importantes de um mercado mais maduro e que certamente nos sinaliza caminhos.

A minha intenção para este artigo é consolidar e resumir diversas informações e fontes para possibilitar sua tomada de decisão e seu planejamento e investimentos para este ano. A atualização,  retorno e lucratividade na sua loja virtual é sempre um ponto de atenção do varejista. É importante ressaltar que não importa o tamanho do seu negócio – a tendência comportamental destas pesquisas mundiais e como o consumidor se movimenta – é para todos!

Confesso que este tema surgiu porque me coloquei no lugar do (pequeno ou médio) varejista virtual frente a tantas informações, que tem o desafio de se manter atualizado tentando ler e absorver na íntegra ou trazer essas “indicações” para sua vida prática;  então vamos começar a interpretar alguns dos diversos especialistas e pesquisas para trazê-los ao mundo real e ajudar a sua longa vida nesse animado mercado do e-commerce brasileiro.

  • “O que todas as tendências têm em comum? Não importa se um varejista enfatiza vendas on-line ou permanece enraizado no mundo real, o trabalho central de sua tecnologia deve ser o de oferecer uma experiência personalizada. “  (Heather Clancy – 7 trends that will transform SMB e-commerce in 2014 -Small Business Matters/ Dec. 2013)
  • A América Latina terá 1,3 bilhão de conexões até 2016, incluindo celulares, tablets e outros dispositivos móveis Segundo pesquisa da Frost & Sullivan, 32% das vendas nos EUA são feitas por meio de um smartphone e no ultimo dia de ação de graças chegou a 45% do total das transações.
  • “Mesmo que o comércio on-line continue a crescer, os consumidores estão buscando cada vez mais o tipo de toque local que costumava ser associado a lojas de varejo e de especialidades locais”  de acordo com os dados da Deloitte. Gente quer sentir que tem gente por trás de tudo e que sabe exatamente o que esta buscando.
  • Mobile, Mobile, Mobile…  não dá nem para citar todas as fontes,  de tantas que falaram e continuam falando da importância, resultado comprovado e potencial.

Então se focarmos nestes insights e diversos artigos sobre o que esperar para 2014, chegamos a conclusão de pelo menos 2 tendências que convergem para o mundo da tecnologia, mas são bem distintas em sua natureza: Mobilidade e Comportamento do consumidor.

Com certeza, seleciono estas pois, é certo que são ações estruturante para a sua loja e que tem longa vida. Depois de implementá-las, se ainda não o fez, não poderá mais viver sem elas.

1. Sua loja virtual precisa estar preparada e ter layout e usabilidade adequados aos diversos devices Mobile, Tablets e o que mais vier pela frente, para estar preparada para tudo que os eventos brasileiros e o mercado de 2014 vão exigir e para melhorar seu resultado. O design responsivo, deve ser chave para criar uma boa experiência com o sua loja virtual.  Fale com sua agencia digital ou desenvolvedor e se não tem, comece a avaliar – sendo seu próprio cliente no seu Smartphone: ahh não deixe de finalizar a compra! Assim poderá visualizar quais os gaps para estar com esse ponto bem definido e podendo proporcionar essa boa experiência para seu cliente. E claro:  melhorar o retorno aos seus investimentos de marketing e captação de clientes.

As principais agências digitais do mercado já conseguem mostrar para seus clientes o impacto em faturamento adicional que isso irá agregar, por meio de modelos preditivos que apontam as projeções e tendências.

Certamente haverá custos envolvidos nesse upgrade da sua loja, mas os números confirmam esse retorno para todos os players que estão fazendo uso dessa estratégia.

2. E falando em experiência do cliente: Uma máxima já clichê no mundo da gestão de clientes: “Quando 2 produtos ou serviços se igualam em preço e qualidade, o relacionamento com o cliente será o fator que desempata o jogo”. Nunca consigo me afastar totalmente disso, mas, acredito como profissional e como consumidora nesse diferencial. O tempo da caixa registradora se esgotou e o varejista precisa conhecer mais.

Já ouviu falar de Big data?  vamos falar mais sobe “data, small data… ou: dados – informações sobre o comportamento conhecido do seu cliente, que você pode traduzir em aumento de conversão e assertividade da sua loja virtual! “80% dos dados que existem hoje na internet foram criados nos últimos 2 anos”;  e posso garantir que os grandes varejistas não estão olhando para isso por acaso.

Se não começou, não demore a entender e a conhecer o que sua loja proporciona como experiência ao cliente no seu segmento e qual a opinião dele, bem como o pensam sobre os produtos e serviços.

Premie ou de descontos para quem responder uma breve pergunta depois te ter comprado na sua loja.  Prêmio de verdade!  O cliente não é bobo, e tempo dele também é dinheiro… e dados representam mais dinheiro ainda.

Quando você sabe o que o seu cliente busca, como navegam na sua loja, o que compram e porque deixaram de escolher sua loja;  tudo isso irá se traduzir em conversão e retorno – pois seu investimento em marketing pode ser mais bem administrado usando a informação que você mesmo já tem.

Fácil?  Não, não é nada fácil, mas quanto antes começar, melhor posicionado estará frente a sua concorrência.  Como dizem por aí:  Não quer brincar?  Não desce para o play!

No mercado há especialistas e empresas que podem apoiar estas iniciativas,  de forma objetiva e focando nos seus resultados.

Quanto você conhece do comportamento do seu cliente?  Ele busca preço? já comprou antes na sua loja? Compra sempre o mesmo produto? Entra na loja por sites de busca de preço ou conteúdo? Quantas vezes ela já finalizou uma compra na sua loja? Gostou do serviço?

Sua loja vai precisar da fidelidade dos seus clientes e dos novos, que podem ser conquistados a partir das mensagens recebidas dos seus clientes fiéis e recorrentes;  assim como o cliente potencial vai tentar acessar sua loja quando estiver lendo um email no meio de um café no seu smartphone ou tablete.

Feliz e próspero 2014 e boas vendas!