Logo E-Commerce Brasil

Minha loja é pequena: posso investir em retargeting?

O retargeting é um estilo de marketing que muito se popularizou pelo seu potencial de reavivar o interesse do usuário por um produto que ele já visualizou ou interagiu antes, como ao colocá-lo no carrinho de compras, por exemplo. Quando bem feito, este tipo de anúncio pode aumentar as chances de conversão da venda em até 35%, segundo especialistas.

Em alguns casos de sucesso como o da Oppa, apresentado pelo Facebook Ads, o aumento da receita beira os 40% e os resultados envolvem a redução de custos com anúncios na própria rede, melhoria do ROI e aumento do CTR. Em outras empresas como o Google, e agências que vinculam o retargeting à e-commerces, os números são igualmente relevantes. Isso sinaliza que o investimento é estratégico para gerar receita e diminuir custos.

Com base nessa perspectiva, voltemos à pergunta tema deste texto: lojas pequenas também podem investir em retargeting?

Bem, se lojas pequenas costumam contar com menos recursos para investir em marketing e precisam obter receita de forma estratégica e economizar com publicidade pouco efetiva, todos os caminhos levam a crer que sim: vale muito a pena que os pequenos negócios considerem investir neste formato de divulgação.

O retargeting acaba se mostrando relevante porque consegue identificar, de forma inteligente, quem são os visitantes do e-commerce, cruzando cookies com Big Data, interpretando e acionando um grande banco de dados com informações dos usuários.

Com essa base, é possível aprimorar as campanhas para que elas exibam a esse internauta todos os produtos de maior relevância para ele e, assim, incentivam a compra. Como estímulo extra, há quem combine esses anúncios com estratégias promocionais e descontos para que o cliente não deixe passar a oportunidade de compra imediata daquele item.

O que as lojas pequenas devem analisar ao investir em retargeting?

Lojas pequenas devem ter bastante atenção a todos os itens abaixo antes de começar a investir neste modelo de anúncio.

Empresas que irão prover esse serviço: quais as empresas que irão facilitar o retargeting? Google, Facebook ou alguma outra prestadora focada em campanhas desse tipo que poderá associá-las aos logins em seu e-commerce?

Estratégias utilizadas e objetivos da campanha: quais produtos irão aparecer para o cliente? Algo que ele já buscou ou novas recomendações conforme seus interesses? Tenha uma base clara do que será apresentado, incluindo descontos por produtos vistos anteriormente, se esse for o foco da sua estratégia.

Responsável pela análise de resultados: quem vai cuidar dos resultados? Avalie se haverá algum analista alocado na sua empresa ou se uma agência de marketing fará esse trabalho. Na contratação, vale preferir profissionais que já tenham alguma experiência com esse formato.

Ferramentas de gestão do marketing: para não comprometer a confiabilidade de dados com uma gestão manual, quais ferramentas automatizadas irão controlar os resultados e campanhas? Analise as opções e opte por softwares bem estruturados para gerir as campanhas e garantir a eficiência de sua estratégia.

É uma questão de decidir, estruturar, acionar e acompanhar toda a sua campanha de retargeting que fará com que o desempenho de sua loja seja alto.

Mesmo que a empresa seja pequena, esse investimento em retargeting, desde que bem feito e com gestão total dos resultados, poderá aumentar a receita de seu e-commerce – e o acompanhamento pode ajudar a enxugar recursos destinados para canais e campanhas que se mostrem pouco eficientes.

É uma maneira de sua (pequena) loja conseguir se promover e com total controle do orçamento!