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Logística de e-commerce: como começar e fazer com eficiência

Por: Josele Delazeri de Oliveira

Head de Canais e Parceiros da Get Commerce. Coordenadora do projeto de Empoderamento feminino da Get Commerce. Mais de dez anos de experiência na área de empreendedorismo digital. Líder da Embaixada Geração de Valor. Líder do Grupo Mulheres do Brasil, Núcleo Santa Maria. Mestre em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Maria. Graduada em Administração (2003) e em Sistemas de Informação(1999). Pós-graduada em Psicopedagogia, Gestão Empreendedora de Negócios e Gestão de Negócios e Intuição ( com módulo realizado na Itália). Pós graduanda em Psicologia Positiva pela PUC RS. Atuou por mais de 15 anos como docente no ensino superior, com ênfase na área de Empreendedorismo Digital. Docente de Pós graduação na área de empreendedorismo.

A logística consiste no processo de armazenamento dos recursos e envio até o destino final. Trata-se do gerenciamento da cadeia de suprimentos de back-end que é crucial para o sucesso do seu e-commerce.

O e-commerce cresce exponencialmente. Para se ter uma ideia, US$ 2,7 trilhões é o mercado de comércio eletrônico global esperado em 2023.

Sem dúvidas, um dos principais desafios para quem tem um e-commerce é organizar a logística.

Uma coisa que permanece constante nestes tempos de incerteza: os consumidores não gostam de esperar.

Mas, também é a logística que nos permite encantar os clientes através da melhor experiência.

Nesse artigo, trago informações importantes para quem está iniciando no e-commerce ou quer melhorar o processo já existente.

As demandas do e-commerce são muito diferentes dos canais de vendas mais tradicionais. Além disso, as operações padrões ou mais tradicionais de armazenamento e distribuição (embora sofisticadas) nem sempre são configuradas para lidar com operações de comércio eletrônico.

Como a logística de e-commerce difere da logística física

A logística do comércio eletrônico e as operações de lojas físicas variam de algumas maneiras.

Enquanto a logística de e-commerce se concentra em levar os produtos até a casa do cliente, a operação física se concentra em levar os produtos às lojas.

Número de destinos finais

As lojas de comércio eletrônico podem enviar seus pacotes para bilhões de endereços de consumidores em todo o mundo, enquanto as empresas físicas estão mais focadas na distribuição de e para as lojas ou atacadistas.

Tamanho das remessas e volume do pedido

As remessas para lojas físicas podem conter centenas de itens que são enviados para um destino em paletes por meio de frete. Muitas lojas de comércio eletrônico enviam pedidos contendo de um a vários itens, principalmente por pacote, para muitos clientes diferentes.

Recolha na loja vs. entrega ao domicílio

Empresas físicas mais estabelecidas estão adotando o uso de suas lojas como centros de atendimento.

Da mesma forma, os locais de varejo podem oferecer mais flexibilidade aos clientes na forma de retirada na loja. Obviamente, a logística de e-commerce oferece a maior comodidade, entregando diretamente ao consumidor.

É tudo sobre como manter os níveis de serviço ao cliente…

O varejista da Internet muitas vezes pensa que fez algumas boas vendas com uma boa margem, embora ainda tenha descontado o preço do varejo de rua. Isso ocorre porque ele acredita não ter as mesmas despesas gerais. Mas, será isso mesmo?

Será mesmo que os verdadeiros custos das vendas pela Internet foram contabilizados? O fato é que o e-commerce precisa de sistemas de pagamento, administração e pessoal de atendimento ao cliente, sistemas de armazenamento e gestão de estoque… Além de uma infraestrutura de logística física para fornecer o mesmo serviço que uma loja de rua.

O processo logístico para uma pequena empresa de e-commerce

Vamos começar com o básico, definindo suas necessidades de armazenamento.

Normalmente, quando um cliente conclui sua compra em seu site, a transação aciona seu software de inventário e o ajusta automaticamente; e conforme você recebe a notificação de que o pedido foi confirmado, você precisa organizar o envio do produto.

Existem diferentes maneiras de organizar a remessa, dependendo do tamanho de sua operação de comércio eletrônico.

Digamos que você tem uma operação de escritório em casa e armazena seu estoque no mesmo espaço. Neste caso, tudo o que resta a fazer é embalar o produto imediatamente e enviá-lo ao comprador, tendo apenas que procurar um parceiro de entrega.

Se sua operação for grande o suficiente para exigir a terceirização de um centro de distribuição, assim que a compra for confirmada seu parceiro será acionado para embalar e enviar os produtos do CD.

Um ecossistema de compras

Em resumo, o mercado de e-commerce evoluiu de uma simples contraparte do varejo convencional para um ecossistema de compras.

As marcas estão adotando estratégias multicanais e estão continuamente reinventando as compras online, graças a cada vez mais customização.

Por isso, as partes interessadas da cadeia de suprimentos precisam se adaptar às evoluções dos atores do comércio móvel e dos mercados. Isso deve ocorrer ao mesmo tempo em que garantem a entrega segura just-in-time aos seus clientes, alta visibilidade em todas as etapas do processo e otimização de custos.