- A primeira — e mais simples — é integrar a funcionalidade do cálculo do frete já na aba em que o produto se encontra. Dessa forma, vai evitar que consumidores que ainda não estão no estágio de finalizar a compra cheguem até o checkout só para saber o valor do frete.
- Já a segunda é realmente investir esforços em reduzir o valor do frete ou criar condições atrativas para a taxa de entrega não se tornar uma objeção de compras.
Link de pagamento: um grande aliado na recuperação de carrinhos
Os carrinhos abandonados são a grande preocupação de qualquer varejista digital. Depois de investir esforços em marketing, atendimento e em toda a estrutura do site para atrair clientes, proporcionar uma experiência de compra incrível e vender mais, a desistência da compra representa grande frustração e, principalmente, prejuízo financeiro para qualquer negócio online.
Nesse sentido, grande parte do esforço do empreendedor deve ser entender os motivos que levam o cliente a desistir de uma compra, a fim de preencher esses gargalos. Em muitos casos, mudanças simples, mas bem embasadas, podem fazer a diferença.
Por exemplo, muitos lojistas caem no erro de colocar a calculadora de frete só na etapa de checkout. Dessa forma, o cliente que deseja entender todos os custos associados àquela aquisição podem chegar até as etapas finais da compra, com o objetivo de encontrar o valor do frete. Porém, quando finalmente o encontra, desanima de fazer o pedido pelo valor elevado ou deixa para mais tarde (para os casos em que só está fazendo pesquisa de preços).
Nesse cenário, duas ações são necessárias: