Os carrinhos abandonados são a grande preocupação de qualquer varejista digital. Depois de investir esforços em marketing, atendimento e em toda a estrutura do site para atrair clientes, proporcionar uma experiência de compra incrível e vender mais, a desistência da compra representa grande frustração e, principalmente, prejuízo financeiro para qualquer negócio online.
Nesse sentido, grande parte do esforço do empreendedor deve ser entender os motivos que levam o cliente a desistir de uma compra, a fim de preencher esses gargalos. Em muitos casos, mudanças simples, mas bem embasadas, podem fazer a diferença.
Por exemplo, muitos lojistas caem no erro de colocar a calculadora de frete só na etapa de checkout. Dessa forma, o cliente que deseja entender todos os custos associados àquela aquisição podem chegar até as etapas finais da compra, com o objetivo de encontrar o valor do frete. Porém, quando finalmente o encontra, desanima de fazer o pedido pelo valor elevado ou deixa para mais tarde (para os casos em que só está fazendo pesquisa de preços).
Nesse cenário, duas ações são necessárias:
- A primeira — e mais simples — é integrar a funcionalidade do cálculo do frete já na aba em que o produto se encontra. Dessa forma, vai evitar que consumidores que ainda não estão no estágio de finalizar a compra cheguem até o checkout só para saber o valor do frete.
- Já a segunda é realmente investir esforços em reduzir o valor do frete ou criar condições atrativas para a taxa de entrega não se tornar uma objeção de compras.
Você pode investir grandes esforços para evitar o abandono de carrinho com um site pensado para a experiência do cliente, checkout transparente, preços de produto e entrega convidativos — e ainda todas as formas de pagamentos possíveis. Acredite: o abandono de carrinho ainda será uma realidade no seu e em qualquer outro e-commerce. Afinal, não é possível prever todos os motivos que podem levar a um cliente desistir da compra.
Pensando nisso, outra estratégia importante para aumentar as vendas em qualquer e-commerce é a recuperação de carrinhos. Campanhas de remarketing são essenciais nesse ponto, seja com disparo de e-mail marketing ou anúncios segmentados em redes sociais.
Mas, além de relembrar o cliente de um produto esquecido no seu e-commerce, é importante criar um senso de urgência ou condição especial para ele de fato realizar a compra. Outro aspecto importante é facilitar ao máximo o acesso desse cliente ao produto que já foi escolhido uma vez. Afinal, foi justamente no ponto de finalizar a compra que o usuário abandonou o produto. Logo, se precisar fazer todo o processo mais uma vez, isso pode se tornar um problema (e irá frustrar os esforços da sua estratégia).
Link de pagamento – forte aliado na recuperação de carrinhos
Pensando em eliminar atritos no momento de fazer a abordagem da recuperação de carrinhos, o link de pagamento pode ser uma importante ferramenta. Você entende o funcionamento desse recurso?
Como o nome indica, por meio de um link, é possível disponibilizar um meio para o cliente fazer suas compras online por boleto ou cartão de crédito. Dessa forma, o cliente não precisa retornar ao site da loja para acessar o seu carrinho e fazer o checkout. Basta clicar na URL, inserir os dados de pagamento e concluir o pedido.
Por trás dele está a tecnologia de um gateway, subadquirente ou PSP. A cobrança é feita sobre um percentual da transação mais uma taxa percentual também sobre as parcelas.
Por sua simplicidade operacional, muitos empreendedores já consolidados no mercado subestimam essa ferramenta.
Mas, com a simplicidade desse recurso é possível personalizar um link específico para o cliente e fazer uma comunicação mais direta e livre de atritos — incentivando a recuperação de uma compra abandonada. De acordo com a estratégia de cada negócio, é possível fazer esse envio por e-mail marketing, WhatsApp ou outras redes sociais.
Vale lembrar ainda que o link de pagamento pode ser utilizado de maneira estratégica em outras ocasiões. Como, por exemplo, promoções relâmpago, vendas de produtos específicos por redes sociais e o que mais o lojista quiser testar para vender com segurança e simplicidade e agradar o público-alvo.