As mudanças trazidas pela LGPD e o impacto nas estratégias do e-commerce
Gestores e profissionais que cuidam das estratégias digitais de e-commerces têm uma mesma preocupação para o mês de agosto: a adequação à nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). É a partir deste mês que iniciam as penalidades para quem descumprir a legislação, que tem como objetivo garantir a privacidade e proteção das pessoas na rede. Os e-commerces, naturalmente, devem estar atentos a estas novidades.
Quando olhamos para os dados colhidos pela agência Conversion, vemos que não menos que 20,61 bilhões de pessoas acessaram canais de e-commerce no país, isto é, cerca de 10% da população nacional. Trata-se de um número gigantesco de dados e informações aos quais as empresas digitais dispõem e cujo uso vai ser observado de forma mais cautelosa a partir de agora.
O direito à privacidade ganha outras proporções no ambiente digital e todos concordam que os setores privado e público devem assumir seu papel na proteção das pessoas. Com isso em mente, a pergunta que resta é: como desenvolver as estratégias digitais de e-commerces, que lidam a todo instante com um alto fluxo de dados, seguindo as novas regras?
É importante ter em mente, para começo de conversa, que não é tudo que muda. Os dados vão continuar sendo um aspecto importantíssimo na elaboração de estratégias digitais. A mudança atinge, sobretudo, a maneira como eles serão tratados e coletados, se em first-party data (isto é, as informações fornecidas pelo seu detentor, no caso, os próprios usuários) ou em third-party data (isto é, terceiros tendo acesso aos dados do usuário). É neste último que os e-commerces devem prestar mais atenção e ter mais cautela a partir de agora.
O foco da nova legislação, que tinha sido sancionada em 2018, é proteger a individualidade das pessoas. É possível fazer isso por meio da obtenção de uma quantidade razoável de dados e informações e de tratamento especializado para que estas não sejam possíveis de serem rastreáveis. Assim, é possível obter conhecimento relevante para elaborar estratégias digitais de e-commerces sem identificar fontes individuais.