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Qual a importância de integrar televendas com o seu e-commerce?

Por: Jordana Hedler

Relações Públicas, especialista em Marketing Digital, gestão de redes sociais, otimização de sites e planejamento da comunicação.

Seu e-commerce investe em televendas? Você considera esse modelo de vendas ultrapassado? Então, confira neste artigo a importância de apostar em televendas.

Primeiramente, é preciso esclarecer que televenda é diferente de telemarketing. Muitas pessoas confundem suas funções, que são bem distintas.

Seu e-commerce investe em televendas? Você considera esse modelo de vendas ultrapassado? Confira a importância de apostar em televendas.

Se por um lado o telemarketing tem como função gerar interesse, criar oportunidades e gerar leads por telefone, o serviço de televendas nada mais é do que oferecer mais um canal de vendas ao cliente, o telefone, ou seja, nas televendas, os produtos ou serviços são vendidos diretamente ao cliente por telefone.

Pronto, agora que já sabe que televenda não é o mesmo que telemarketing, e que é mais um canal oferecido ao cliente para que possa concretizar sua compras, está na hora de saber se ainda vale a pena investir nesse serviço.

A importância de investir em omnichannel

Então, se você tem um e-commerce, a resposta é sim, mas desde que não seja o único canal oferecido ao cliente.

É preciso entender que, atualmente, quanto mais canais oferecer ao cliente, mais chance terá de ter sucesso em seu negócio. Nesse sentido, apostar em televendas é vantajoso, sim, desde que não abra mão de outras possibilidades.

Portanto, mais do que pensar em soluções isoladas, as chances de sucesso aumentam quando o foco é ter uma operação omnichannel, ou seja, envolvendo canais como lojas virtuais, mídias sociais, dispositivos móveis, aplicativos, lojas físicas, centrais de atendimento telefônico, atendimento, chatbots etc.

Por isso, a dica é investir em uma plataforma de e-commerce omnichannel, garantindo um diferencial competitivo, já que estará oferecendo várias opções para o cliente.

No mais, o consumidor nunca esteve tão exigente, e com a diversidade de público, favorecida pela internet, é fundamental oferecer opções para todos os tipos de clientes.

Por exemplo, há quem pense que o e-mail é coisa do passado, assim como as vendas via telefone, só que ambos têm seu público e suas vantagens, já que para algumas pessoas a “conversa” ajuda a quebrar algumas barreiras em relação à confiança.

Pronto, agora já sabe que vale a pena, sim, integrar televendas com o seu e-commerce, e para não errar na sua estratégia, a dica é ter um plano de ação para que o atendimento telefônico funcione melhor, de forma mais organizada.

Como estruturar seu plano de ação para televendas

Conheça o cliente, saiba exatamente o que oferecer. Em televendas o foco é em fechar o negócio, então lembre-se de que o contato vai ser feito com leads qualificados;

Procure usar um tom casual, espontâneo, mas certifique-se de que sua equipe está devidamente treinada para fazer o contato;

Certifique-se de ter uma boa estrutura para televendas. Nada prejudica mais a imagem de sua empresa do que ligações que não se completam, sistemas de vendas fora do ar ou atendentes mal preparados.

Quais as vantagens das televendas?

Pronto, já sabemos que as televendas são muito importantes, desde que façam parte de uma estratégia mais abrangente, chamada omnichannel. Agora vamos entender como as televendas podem ser de grande vantagem para seu e-commerce, uma importante arma para aumentar suas vendas.

  • Facilidade no contato: sem dúvida, a facilidade de poder se relacionar com um número maior de clientes, sem precisar investir no deslocamento físico, é uma grande vantagem, economizando tempo e dinheiro.
  • Maior taxa de conversão: o serviço de televendas tende a apresentar ótimos resultados em relação às outras formas de contato, desde que devidamente organizado, preparando a abordagem com antecedência.
  • Mais proximidade com o cliente: as televendas também ajudam muito a aumentar a confiabilidade da loja, já que muitos consumidores ainda não se sentem seguros e confortáveis falando com robôs. E o canal de televendas “humaniza” o processo de negociação. Sem falar que, dependendo do produto, ter alguma orientação técnica pode ajudar a solucionar as eventuais dúvidas do cliente. No mais, o atendente consegue identificar as necessidades e os desejos do consumidor e direcionar a conversa de forma mais assertiva, convencendo-o sobre determinado produto ou serviço.
  • Possibilita interação e feedbacks: nesse tipo de atendimento, é comum a empresa receber feedbacks, possibilitando uma melhor forma de adaptar os processos às necessidades do cliente.
  • Complementa os demais canais de atendimento: apesar de ser um canal de vendas direto, é possível favorecer outros canais da empresa, direcionando o cliente para comparecer na loja física ou para comprar online, por exemplo, caso identifique uma possibilidade de venda.
  • Amplia o alcance de seu negócio: algumas pessoas não gostam de comprar sem falar com algum responsável, e esse canal garante chegar em clientes que dificilmente comprariam de sua loja se não oferecesse esse atendimento.

Como melhorar os resultados das televendas?

Como já deve ter ficado claro até aqui, implementar um serviço de televendas não significa abrir mão de outras soluções que facilitam a compra no ambiente online. Na verdade, é o contrário – ele deve atuar de forma integrada.

Ou seja, é possível integrar os canais, desde ter o suporte da plataforma de e-commerce até o contato via WhatsApp durante a jornada de compra do cliente. Mesmo que o cliente não perceba, no final das contas, a venda será feita usando um mesmo sistema.

Portanto, o cliente pode entrar em contato via telefone, finalizar a compra no canal que ele considera mais conveniente e até conversar pelo WhatsApp durante todo esse processo.

Nesse caso, há a vantagem de agilizar toda a jornada de compra do cliente e, caso não finalize a compra, existe a possibilidade de entrar em contato e entender melhor o que aconteceu. Isso sempre é visto com bons olhos pelo cliente, que sente que a empresa está atenta e tem interesse em resolver.

De qualquer forma, mostrará ao cliente que a empresa é organizada e se preocupa com a experiência do usuário.

Lembrando que, atualmente, o atendimento é o fator mais decisivo na hora de fidelizar, ou não, um cliente. Por isso, quanto mais transparente for a empresa, mais canais oferecer, mais chances terá de atrair e fidelizar clientes.

O aplicativo WhatsApp como importante ferramenta

Embora as televendas não possam ser deixadas de lado, como estamos em plena era virtual, utilizar o aplicativo WhatsApp como um aliado pode trazer muito mais resultados, até porque ele está no smartphone de 99% dos usuários de dispositivos inteligentes.

Nesse sentido, quem deseja ter resultados mais expressivos na satisfação do cliente deve investir em omnichannel para um suporte completo, seja por telefone, e-mail, celular, computador e, claro, o tradicional chat do WhatsApp, cada vez mais usado por grandes marcas.

Ou seja, uma empresa com pretensão de ser omnichannel precisa pensar que, além de integrar todos os seus canais de atendimento, ela deve oferecer o máximo de possibilidades para o cliente.

Para quem não sabe, a versão profissional do WhatsApp foi projetada para apoiar todo tipo de empresa que queira se conectar diretamente com seus clientes. Até porque é preciso ir onde o consumidor está, usar o canal em que ele confia e já conhece.

Para as empresas, as vantagens de usar o WhatsApp são muitas – desde praticidade, rapidez no atendimento, aceitação, baixo custo de operação, e possibilidade de servir como suporte a outros canais em toda a jornada do cliente.

Enfim, o mundo está passando por uma transformação, e de uma forma muito repentina, sendo normal alguns consumidores ainda se sentirem inseguros e desconfiados com todo esse ambiente virtual, encontrando nas televendas a segurança de que precisam. Por isso, para ter um e-commerce de sucesso, vale apostar em todos os canais e seus diferentes públicos, integrando-os como parte importante das estratégias de vendas.

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