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A importância do preço no marketplace

Por: Jefferson Costa

Formado em Sistemas de Informação e pós-graduado em Engenharia de Marketing. É gerente de Market Intelligence na Admatic e na Sieve, que fazem parte da B2W Services, grupo de empresas "best in class" em soluções de tecnologia e logística.

Que bom, você adentrou esse mundo de possibilidades que é o marketplace! Só tem um problema: você não sabe como se destacar dos concorrentes e por que seu anúncio raramente aparece na buy box.

Se esse é seu caso, não se preocupe, pois há muitos fatores que diferentes marketplaces podem considerar na hora de privilegiar a exibição de um anúncio na buy box ao invés do outro. Mas um deles é bastante comum e tema deste artigo: o preço dos produtos.

O preço tem um papel fundamental dentro do marketplace, pois ele influencia muito a escolha do consumidor sobre onde e com quem comprar. Ele é uma vantagem quando o cliente recebe e-mails marketing promocionais, quando consulta comparadores de preço e quando realiza outros tipos de análises antes da compra.

Por isso, é tão importante que os sellers, os lojistas dentro do marketplace, deem tanta atenção a ele – o preço – monitorando concorrentes e aumentando e diminuindo o markup  (margem de lucro) na hora apropriada.

Só que o processo de pricing (precificação) não deve ocorrer de forma desajustada, mas sim absolutamente controlada, com o gestor sabendo quais produtos pretende monitorar, seus principais concorrentes e as métricas mais importantes nessa análise, como o gap de preços ou quais itens que estão indisponíveis no concorrente.

Afinal, a obtenção de dados confiáveis sobre isso irá interferir diretamente na agilidade e na qualidade da tomada de decisões na gestão e, consequentemente, na performance de vendas, ampliando ou diminuindo chances de ganhar destaque na buy box.

O cenário ideal é a empresa conseguir ter controle de todos os seus produtos para melhor compreender o mercado e ajustar preços de forma mais estratégica, coisa que uma ferramenta de inteligência de preço pode ajudar com facilidade, inclusive na hora de automatizar ações no preço de produtos.

O que considerar na hora de precificar os produtos

  • Que produto estou vendendo? Como ele é? Quais suas características, aplicações, qualidade e público-alvo?
  • Por qual valor adquiri o produto junto ao fabricante?
  • Qual a faixa de preço (máximo e mínimo) recomendada pelo fabricante?
  • Que custo terei para transportar e entregar o produto?
  • Que impostos incidem sobre o produto? Qual a % descontada?
  • Qual será a comissão do marketplace pela venda realizada por um produto desta categoria?
  • Em qual produto consigo alavancar uma margem maior?
  • Por qual valor os concorrentes estão vendendo o mesmo produto?

Como precificar os produtos

Descubra qual seu melhor preço para o produto. Essa equação é a seguinte: até que ponto posso baixar o valor e ser competitivo sem comprometer a viabilidade e sustentabilidade do meu negócio?

Após entender seu preço mínimo, fica mais fácil criar estratégias de precificação que sejam saudáveis, ganhando um markup maior ou menor, mas sem, jamais, perder dinheiro. Aqui é hora de investir em meios de monitorar o comportamento de preço do seu produto e da concorrência: algumas ferramentas de precificação já ajudam muito nessa parte e, além de fornecer uma variação de dados de alta qualidade sobre os preços, elas também podem permitir que você crie e automatize regras de precificação.  

Posicionar-se com o preço pouco abaixo ou acima de algum concorrente, da forma como você determinar, ajuda a dar escala na precificação para grandes quantidades de produtos e permite que sua empresa se posicione melhor e concorra pela buy box com maiores chances de sucesso.

Fundamental mesmo é não descuidar da precificação que, afinal, é um item tão importante para melhor te posicionar no marketplace!