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Guia de SEO para lojas virtuais: segredos e táticas para ranquear melhor nos buscadores

Por: Gustavo Perina

Especialista em e-commerce com mais de 20 anos de experiência no mercado digital. Criou a Webstore em 2009, uma das pioneiras do mercado de plataforma de e-commerce, com intuito de levar às pequenas e médias empresas de varejo uma tecnologia de ponta com custo acessível. Através de sua plataforma, ajudou a criar mais de 100 mil lojas virtuais de todos os tamanhos e segmentos.

Se você trabalha no mercado de e-commerce, certamente já deve ter ouvido falar em SEO. No entanto, o assunto ainda causa algumas dúvidas sobre a sua funcionalidade e como ele ajuda no ranqueamento das páginas da sua loja virtual.

Sendo assim, no artigo de hoje, vamos desenvolver um guia de SEO para lojas virtuais, ensinando todas as táticas e segredos para você conseguir obter mais tráfego e vendas para seu negócio. Continue a leitura para entender!

O que é SEO para loja virtual?

SEO (Search Engine Optimization), ou no bom português Otimização para Mecanismos de Busca, é um conjunto de técnicas para dar visibilidade à sua loja virtual nos resultados de buscas. Desse modo, quando as pessoas procurarem por produtos que você vende no Google, por exemplo, sua página pode estar classificada como primeira ou segunda opção de resultado. Assim, você consegue mais tráfego e, provavelmente, mais vendas.

Isso é importante, porque em meio a tantas opções que os usuários podem encontrar atualmente na Internet, o seu e-commerce se destaca entre os mais relevantes dentro dos campos de pesquisa. Além disso, o SEO para lojas virtuais pode encontrar uma maneira de atingir o seu público-alvo sem a necessidade de pagar por anúncios.

Como desenvolver estratégias de SEO para loja virtual?

À primeira vista, você pode se assustar com a quantidade de informações que deverá ser alterada, principalmente se seu site já tem muitos produtos. No entanto, é possível facilitar todo o procedimento com os seguintes passos do nosso guia de SEO:

Priorize as páginas

Aqui você deve pensar nas principais páginas da sua loja virtual, ou seja, as que recebem mais visitantes. É possível também dar destaque a um produto específico. Então, antes de tudo, otimize-o.

Crie um fluxo de trabalho

Normalmente, o SEO para lojas virtuais requer atendimento a muitos aspectos específicos. Os que se enquadram aqui, são: escolha de palavra-chave, nomeamento correto de imagens, inserção de características opcionais de imagens, inserção de metainformação e adicionamento de termos referentes a esse segmento.

Confira a concorrência

Um dos principais objetivos da estratégia de SEO é fazer você se tornar superior à concorrência. Dessa forma, fazer pesquisas frequentes sobre os esforços de SEO dos seus maiores opositores ajudará a estar sempre um passo à frente deles.

Continue com o CRO

Da mesma forma que o SEO é essencial, o CRO (otimização de conversão) também é ao seu modo. Portanto, os dois devem se complementar. Logo, a taxa de conversão deve acompanhar o SEO.

Checklist de SEO para lojas virtuais

Agora que você já sabe como desenvolver, chegou o momento dos segredos do nosso guia de SEO para lojas virtuais. Assim, seus potenciais clientes podem encontrar seus produtos facilmente. Para isso, é preciso verificar cada item do seu e-commerce. Vamos lá?

Use as palavras-chave certas

As palavras-chave devem estar na média, sem muito excesso ou escassez. Então, mencione a palavra-chave principal no título e na metadescrição, na imagem e nos subtítulos de cada produto. Faça também o uso de palavras-chave secundárias para que os termos selecionados facilitem o Google a entender sua proposta.

Analise volumes de buscas CPC e intenção do usuário

Basicamente, o volume de busca é a quantidade ou frequência com que as pessoas buscam por uma palavra-chave. Para saber quais são essas palavras-chave, você pode utilizar o Ubersuggest, que irá auxiliar nessa verificação.

Já o CPC (custo por clique) informa a quantidade que as pessoas pagam por clique ao comprar uma publicidade. Se o CPC for alto, significa maior competição. Nesse caso, busque uma opção de cauda longa que terá menos competitividade.

E a intenção do usuário indica o que os usuários desejam encontrar ao pesquisar por uma palavra-chave. Sendo assim, se você não conseguir determinar a intenção do usuário através de uma palavra-chave, insira outras expressões no campo de busca para ficar mais claro.

Pesquise os concorrentes

Como já foi mencionado anteriormente, a pesquisa dos concorrentes é a base da estratégia de SEO. Normalmente, outras empresas maiores já trabalham na otimização do seu site. Numa pesquisa dessa, é possível descobrir muitos segredos de rankeamento do SEO. Já existem algumas ferramentas que podem te ajudar com isso, como a Semrush.

Foque no SEO da página inicial

É comum que a maioria das empresas invistam na página inicial quando se trata de estratégia em SEO. No entanto, não é a única que deve ser otimizada. Desse modo, os principais itens que você deve ter são:

  • Tag do título da página inicial;
  • Metadescrição da página inicial;
  • Ordem de importância dos títulos dos conteúdos da página inicial.

Simplifique a arquitetura do site

A arquitetura do site possui uma atuação bastante relevante na otimização de busca. Isso porque os robôs do motores de busca irão encontrar as páginas e produtos do seu site baseado em uma hierarquia de links internos simples de ser seguida. Então, garanta que os consumidores possam encontrar de forma prática qualquer produto da sua loja virtual.

Use links internos

Os links internos trabalham para impulsionar o SEO da loja virtual e aumentar o tempo no site. Logo,é recomendado que você crie links para produtos nos artigos do blog para dar um aspecto de pesquisa mais profunda.

Otimize as páginas do produto

As páginas de produtos são o cartão de visita do seu negócio. Por isso, é muito importante que sejam otimizadas de maneira inteligente e precisa. Insira algumas informações para que o Google possa encontrá-las:

  • Nome do produto;
  • Otimização de imagem;
  • Vídeo;
  • Avaliações de clientes;
  • Conteúdo de FAQ.

Use design responsivo

Isso é importante porque muitas compras são feitas por dispositivos móveis. Desse modo, usar um design responsivo pode levar a uma experiência mais agradável para os usuários e também a melhores resultados de busca.

Reduza o tempo de carregamento da página

Esse também é um ponto positivo para quem usa dispositivos móveis. Para reduzir o tempo de carregamento da página, subtraia alguns elementos que podem ser desnecessários para a página.

Crie Backlinks para e-commerce

Quanto mais Backlinks você tiver de grandes empresas, mais confiável sua loja virtual será. Isso pode ser facilmente desenvolvido enviando e-mails aos responsáveis dos blogs com os quais você se interessa em fazer uma parceira.

As melhores ferramentas de SEO

Para seu guia de SEO para lojas virtuais ficar completo, precisamos acrescentar as melhores ferramentas de estratégias de SEO. Elas são:

  • Ubersuggest: serve para isolar as melhores palavras-chave, direcionando o seu site para encontrar termos relativos impulsionando sua classificação;
  • Google Search Console: esse serviço é oferecido pelo Google gratuitamente e ajuda a monitorar, manter e solucionar problemas do seu site nos resultados de busca;
  • ScreamingFrog: é perfeito para encontrar problemas em sites como link quebrados, metadescrições ausentes e conteúdo duplicado. A versão gratuita pode ser bastante útil. Entretanto, em caso de muitas extensões de URL, é recomendado atualizar para a versão paga.

Com as dicas do nosso guia de SEO para lojas virtuais, é possível melhorar o ranqueamento do seu site e, consequentemente, realizar mais vendas. Siga nossas dicas e ganhe destaque entre os e-commerces!