O numero de usuários da internet no Brasil cresce constantemente. Em 2013, já passamos dos 100 milhões de internautas, segundo o IBOPE. E quase metade desses brasileiros conectados já estão aptos a comprar pela internet. Mercado promissor, não?
Para alguns nichos específicos, o E-commerce reserva vantagens que vão muito além do aumento do número de potenciais consumidores. Um mercado em crescimento e que merece a atenção dos empresários é a área de Floriculturas online. Em 2013, o faturamento do setor ficou em aproximadamente 5,2 bilhões de Reais, segundo o IBAFLOR (Instituto Brasileiro de Floricultura). Se a participação do E-commerce se mantiver a mesma observada em 2012, mais de 20% deste faturamento corresponde às vendas realizadas pela web.
Os benefícios não param por aí. Para quem compra, comodidade e preços competitivos são alguns pontos. E para o empresário, custo menor, segurança e um negócio em funcionamento 24h por dia pode ser bem atraente. Quer pensar ponto a ponto, vamos lá!
Vantagens para quem compra:
- Comodidade: compra em qualquer lugar, a qualquer momento, recebe em casa;
- Facilidade: compra rápido, sem fila;
- Agilidade: compra em poucos cliques, decide rápido;
- Liberdade: sem vendedores seguindo;
- Cartela de produtos diversificada;
- Comparação de preços entre lojas e produtos;
- Preços mais baixos que no varejo;
- Diversas opções de pagamento;
- Promoções e cupom de desconto freqüentes;
- Possibilidade de oferecer outros produtos (parcerias) como chocolates, bebidas e outros mimos;
- Possibilita enviar presentes para quem está longe.
Vantagens para quem vende:
- Ponto de renda extra;
- Vender fora da área de atuação;
- Disponível 24 horas, nunca fecha;
- Baixo custo de manutenção;
- Menos estoque que a loja física;
- Exposição de produtos sem limite;
- Atender diversos clientes ao mesmo tempo;
- Equipe menor que no varejo;
- Recebimento monetário direto na conta;
- Sem risco de assaltos;
- Competição com grandes players.