Ferramentas para otimizar a logística do e-commerce de moda

por João Paulo Arraes Segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020   Tempo de leitura: 6 minutos

O e-commerce de moda possui diversas particularidades que ultrapassa os cuidados básicos necessários com uma loja virtual de outro segmento. Hoje vou falar sobre otimizações que podem ser realizadas no seu e-commerce de moda através do uso correto das ferramentas de logística.

O consumidor do segmento de moda é ainda mais exigente com o produto final que chega até ele. Por isso, deve-se ficar atento a todas as etapas do negócio. A automatização dos processos de logística faz com que você perca menos tempo de trabalho.

No entanto, elas devem atender às particularidades do seu negócio, e essa não é uma característica dispensável. As ferramentas devem conversar com a forma como a gestão é realizada.

O e-commerce de moda possui algumas dores que fogem do trivial, como a vulnerabilidade, devido ao padrão fast fashion: a moda muda muito rápido, por isso as atualizações e inovações devem caminhar junto com o gosto do consumidor.

Além disso, a logística do e-commerce de moda é a que está mais sujeita a problemas, desde o estoque até o envio. Este ramo trabalha, normalmente, com uma gama de opções de cores e tamanhos, o que implica na necessidade de
planejamento e organização bem mais intensa do que os demais segmentos.

E-commerce de moda

Uma logística bem organizada pode salvar o seu e-commerce e trazer muito mais satisfação do seu consumidor. Muitas vezes, o envio pode ter problemas, o que desencadeia atrasos e clientes insatisfeitos. Até mesmo o armazenamento e estoque do e-commerce de moda deve possuir maior cuidado.

Dessa forma, certifique-se de que possui o produto em estoque antes de vendê-lo ao consumidor, e, se isso for um problema, verifique a possibilidade de aplicação da armazenagem carrossel.

Algumas táticas podem acelerar a tomada de decisão do consumidor, por isso, as ferramentas tem o poder de facilitar os processos e, consequentemente, a conexão com o público. Neste ramo, é fundamental que haja fotos de boa qualidade combinadas à descrição minimalista de todos os fatores do produto, gerando mais
confiança na hora da compra.

Além disso, uma grande dica é: crie métodos rápidos de entrega, pode ser um fator decisivo quando o cliente optar pela sua loja; e facilite a troca, será benéfico para o consumidor e também para planejar a logística reversa do seu
negócio.

O e-commerce de moda exige atenção triplicada no quesito organização, pois trabalha com diversas opções de tamanho, estampa e modelo de um mesmo produto. Um estoque integrado ao seu e-commerce, muitas vezes com a ajuda de um ERP, pode otimizar o seu tempo e oferecer bons frutos ao seu negócio.

Este segmento deve oferecer um olhar sensível ao seu público, isso pode ser demonstrado também através de ferramentas como o provador virtual, uma experiência personalizada que reduz trocas, gera confiança e aumenta as
conversões.

O fit finder também pode ser uma boa opção, pois ajuda o consumidor a definir a numeração adequada e mostra como vai ser o caimento da peça em seu corpo.

Ferramentas

Veja alguns exemplos de ferramentas que, se bem utilizadas, podem ser muito eficientes na logística do seu e-commerce de moda:

OMS (Sistema de Gerenciamento de Pedidos): ajuda na administração do processamento e priorização de pedidos;

WMS (Sistema de Gerenciamento de Armazém): reduz a margem de erros em movimentações internas e externas;

TMS (Sistema de Gerenciamento de Transportes): agiliza as entregas;

Chatbox: ajuda na gestão e relacionamento de clientes.

Softwares

Alguns softwares como: Frenet, Intelipost, Axiodis, APIs Maplink, Log+, Loggi e Veeqo podem ser muito úteis se bem aplicados ao estilo do seu negócio, são exemplos de ferramentas de logística que podem ajudar no planejamento
estratégico das finanças, entrega, armazenamento e coleta, para garantir sucesso no gerenciamento do seu e-commerce de moda.

Trabalhar com moda pode ser um mercado com muitos concorrentes, alta taxa de mudanças em curto espaço de tempo, demandando muito esforço e alta agilidade.

No entanto, é um segmento com grande crescimento e que desperta paixão nos clientes. Segundo a 40ª edição do Webshoppers, da Ebit | Nielsen, Moda e Acessórios dividem o posto com Perfumaria, Cosméticos e Saúde, como maior importância em pedidos no semestre, registrando 18% de participação.

Ou seja, se o seu negócio souber alimentar diálogo com o cliente e tiver uma boa gestão, otimizando os processos de logística, o caminho já está traçado rumo ao sucesso!

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.