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5 vantagens do provador virtual para e-commerces de moda

por Galleger Ilhe Sexta-feira, 23 de agosto de 2019   Tempo de leitura: 9 minutos

Com tantas marcas disponíveis no varejo online, é cada vez mais importante que os lojistas busquem alternativas para se diferenciar da concorrência e conquistar mais clientes. Porém, destacar-se no mercado virtual é resultado de muitos fatores. Além de um bom mix de produtos, preços competitivos, atendimento diferenciado, existe algo que está realmente fazendo a diferença nos tempos atuais: a experiência personalizada.

Basicamente, esse termo se refere a entregar ao cliente do e-commerce uma experiência única e pensada para suas necessidades. Com isso, o varejista ganha a confiança do usuário, garante sua satisfação e abre portas para a fidelização.

Na era da realidade virtual, a experiência personalizada do usuário tem obtido muitas possibilidades. No caso de lojas do setor de vestuário, por exemplo, umas das mais interessantes é o provador virtual. Nele, o cliente pode inserir suas medidas para encontrar o tamanho ideal e até, como o próprio nome já diz, experimentar virtualmente uma peça.

O recurso é capaz de impulsionar a conversão da sua loja, mas não para por aí. As vantagens de manter um provador virtual em um e-commerce de moda são muitas.

1. Reduz trocas

As medidas de uma roupa podem variar muito dependendo da marca. Por isso, é natural que a numeração ideal para cada tipo de corpo também tenha variação. Nesse sentido, é bem comum o cliente ficar com dúvida sobre qual tamanho comprar, ainda mais quando é a sua primeira compra em determinada loja.

Com a ajuda do provador virtual essa dúvida é eliminada e o consumidor pode confiar que aquela peça virá no tamanho ideal para o seu tipo de corpo.Na hora de comprar um presente, a situação é mesma, já que fica mais fácil acertar o tamanho da peça.

Para o lojista, essa clareza na hora da compra é garantia de menor índice de troca, o que também reduz custos de logística reversa.

Para o cliente, evita-se o transtorno na hora de trocar um produto, bem como o desgaste que esse processo pode vir a causar.

2. Gera confiança

Um dos fatores de decisão na hora de comprar uma roupa é o caimento da peça no corpo. Essa condição pode ser crucial para o cliente decidir se quer ou não ficar com o produto.

Porém, em uma loja virtual, não é possível provar a peça. Isso costuma deixar o usuário em dúvida, colocando em cheque a conclusão do compra.

Contudo, com o provador virtual, o cliente tem a chance de enxergar como a peça ficará no próprio corpo. E, assim, ter a certeza de que a roupa chegará no tamanho ideal.

Isso gera mais confiança no usuário e aumenta as chances dele efetivar o primeiro pedido. Quando não se trata da primeira compra, essa confiança já está estabelecida e costuma ser determinante para ele escolher a sua loja.

3. Melhora a experiência

A experiência de comprar em uma loja virtual está se aproximando cada vez mais da compra em loja física. Porém, há certas práticas que só são possíveis no mundo real.

Quando falamos de adquirir uma nova peça de roupa, essa compra envolve tocar no tecido, sentir sua textura, vestir no próprio corpo e olhar o resultado no espelho. No entanto, em uma loja virtual essa experiência é minimizada.

O provador virtual tem o objetivo de aproximar essa experiência do mundo real, fazendo com que o usuário alinhe suas próprias expectativas em relação ao produto e fique mais confiante para fechar a compra.

Dessa forma, a satisfação ao receber o produto é maior, evitando-se uma possível decepção. Isso também garante que o cliente terá uma percepção positiva com relação à experiência de compra na sua loja.

4. É um diferencial competitivo

Criar experiências personalizadas é fundamental para destacar-se perante à concorrência. A tecnologia é uma grande aliada para transformar o consumo de um produto.

Acompanhar novidades e investir em mudanças visando a experiência do usuário fará com que o seu e-commerce tenha um diferencial.

Por isso, se você possui uma loja de vestuário, o provador virtual é uma ferramenta que vai te impulsionar para estar na frente dos outros varejistas do mesmo segmento. Consequentemente, téra melhoras em suas vendas.

5. Aumenta as conversões

Todas as vantagens citadas anteriormente se refletem no faturamento do seu e-commerce, pois clientes mais confiantes e satisfeitos compram mais. Assim, investir no provador virtual deve aumentar suas vendas. Principalmente porque a ferramenta elimina uma das grandes objeções do cliente que compra roupa online: a impossibilidade de provar a peça.

Além do aumento no número de pedidos, o provador virtual é capaz de diminuir custos, a exemplo da redução de trocas. Isso garante que o seu lucro será ainda maior, pois não precisará utilizar parte do faturamento para custear os gastos com logística reversa e outras situações que originam da insatisfação do cliente.

Assim como dito anteriormente, o e-commerce de vestuário pode ficar prejudicado quando comparamos a experiência existente em uma loja real. Porém, com o provador virtual, o e-commerce pode minimizar o gargalo de não ser uma loja física. Isso fará com que o usuário viva uma experiência mais próxima da realidade.

Por outro lado, apesar de algumas pessoas considerarem a experiência em lojas físicas de vestuário importante, há um público cada vez maior que prefere comprar sozinho e sem o incômodo de ser obrigado a experimentar uma roupa e lidar com a pressão de um vendedor para fechar a venda.

Nesse sentido, para esse público, as lojas virtuais se mostram uma excelente alternativa para evitar situações desagradáveis. Por isso, investir em tecnologias que visam criar experiências mais envolventes e que se aproximam do que é positivo no mundo real, é um excelente caminho para atrair usuários cada vez mais exigentes e que preferem viver experiências de compra solitárias e, ao mesmo tempo, personalizadas.

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