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Estratégias para vender Games no e-commerce

Por: Jefferson Costa

Formado em Sistemas de Informação e pós-graduado em Engenharia de Marketing. É gerente de Market Intelligence na Admatic e na Sieve, que fazem parte da B2W Services, grupo de empresas "best in class" em soluções de tecnologia e logística.

O mercado brasileiro de games movimentou uma receita de quase US$1,46 bilhões no ano passado (2015), conforme dados da NewZoo, consultoria que é referência na pesquisa sobre a indústria de games mundial. No mundo, a cifra é assustadora: deverá chegar aos US$99,6 bilhões até o final do ano, um crescimento de 8,5% em relação ao arrecadado no ano passado.

O setor de games é promissor, mas ele também exige certos cuidados e um bom conhecimento do mercado e do público com quem estão lidando para o lojista se posicionar melhor que seus concorrentes.

O que os clientes querem?

A evolução das buscas do Google nos últimos 3 anos por alguns dos principais games nos revela o seguinte:

  • Fifa e PES – as buscas cresceram 20000%
  • Assassin’s Creed Identity – as buscas cresceram 2000%
  • Injustice – as buscas cresceram 1000%
  • God Of War – as buscas cresceram 297%
  • GTA – as buscas cresceram 241%
  • The King Of Fighter – as buscas cresceram 201%

Estes são dados internos da empresa divulgados no e-book “Dia das Crianças: insights sobre uma das principais datas do varejo brasileiro” em agosto de 2016. Este crescimento é importante para identificar os games que se tornaram mais relevantes para o consumidor e, caso trabalhe com alguns deles, o lojista poderá usar isso a seu favor, destacando a página do produto por meio de banners e promoções.

Quais promoções criar para atrair o público?

Não basta divulgar estes games mais buscados ou os outros que você comercializa. Pense no que irá ocorrer quando o internauta procurar por seu produto em sites de busca, comparadores de preço, shoppings virtuais e alguns anúncios. Você precisa também ter alguns diferenciais que tornem sua oferta melhor do que as dos concorrentes.

Boas imagens e informações detalhadas

Ter imagens bem definidas e descrições bem detalhadas do produto, com nome correto e características do jogo, é algo importante para que o consumidor mais crítico saiba exatamente o que está comprando. Isso passa maturidade em seu e-commerce e torna seu site mais relevante que os dos concorrentes.

Site seguro e com boa reputação

Investir em segurança do site é essencial para o cliente sentir confiança em comprar com você. Ter uma criptografia das informações do cliente (SSL e SSL EV), além de investir em checagem e correção de vulnerabilidades (como a Blindagem de Sites), além de testes de invasão (Pentest) e outras medidas de segurança, aproxima o cliente para comprar com você. Além disso, vale ter boa reputação e atender bem seus clientes para que fiquem satisfeitos ao comprar em seu e-commerce.

Preço competitivo e boas condições de pagamento

Talvez o impulso principal do cliente em clicar em um anúncio ao invés de outro seja mesmo esse: o preço do produto. Para garantir liderança entre os concorrentes, vale monitorá-los e ajustar os preços de seus produtos conforme o que outros lojistas estão praticando.

Isso pode ser feito por meio de softwares de precificação automatizada, como a Sieve, criando regras para seus preços se auto-ajustarem assim que eles mudarem os deles. Você pode ser mais competitivo e, ao mesmo tempo, definir parâmetros do preço mínimo do produto para a ferramenta garantir que a competição nunca prejudique seus negócios.

Cuidando desses fatores, fica mais fácil vender seus games e se destacar entre os concorrentes.