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Como não ser uma planta? Estratégias para se destacar no e-commerce

Por: Camila Multari

Profissional de Marketing, especialista em funil de vendas, responsável por planejamento e estratégia das ações voltadas para geração de conteúdo, captação de leads e técnicas de SEO. Já atuou em quase todas as frentes de comunicação integrada, como institucional, interna, assessoria de imprensa e marketing. Hoje, está como Coordenadora de Growth no Reclame AQUI e RA Trustvox responsável direto pelo crescimento de receita da empresa e dos parceiros.

Não importa se é aquele coqueiro vistoso, a rosa mais delicada do jardim ou uma linda vitória-régia boiando na piscina. Ser planta no universo de reality shows nunca é boa coisa. Afinal de contas, a planta é um personagem apagado que ninguém nem percebe que está ali.

No mundo dos negócios, o raciocínio é o mesmo: empresas que não se jogam no game não conquistam a simpatia do público e perdem a oportunidade de vender. Logo, vale a pena conhecer algumas estratégias para não ser planta e se destacar no e-commerce.

Uma dessas táticas é o Customer Review. As avaliações nos e-commerces funcionam como prova social e contribuem para atrair clientes para a loja virtual ganhar a confiança no mercado e, claro, converter vendas.

Se você quer saber como conseguir isso, chegou ao lugar certo. O objetivo deste artigo é, justamente, dar dicas sobre o que fazer – e o que não fazer – para atrair a atenção dos clientes. Confira!

O que significa ser uma planta?

Significa ser aquele personagem sem relevância no programa e que mais parece um figurante, sabe? É uma espécie de vaso de planta mesmo, que fica ali parado apenas para decorar o ambiente. Mas não é só isso. Veja mais algumas atitudes comuns desse tipo de personagem.

Não se posicionar

Sabe quando a gente espera bastante entretenimento no jogo da discórdia e se depara com vários pipoqueiros que não estão dispostos a se comprometer? Pois bem, essa ausência de posicionamento pode ser vista como falta de personalidade.

O mesmo vale para as empresas: é necessário se posicionar para definir os rumos do negócio e conquistar a confiança do público.

Agir sem estratégia

O participante desperdiça o voto e, com isso, praticamente joga um colega no paredão. Ou melhor: dá a imunidade para o alvo da casa e acaba indo para a berlinda no lugar do aliado.

As estratégias são um conjunto de ações coordenadas para atingir um objetivo. Nesse contexto, é fundamental antecipar cenários e controlar todas as variáveis que podem atrapalhar o alcance do propósito. Então, tanto no reality quanto no e-commerce, é importante agir de forma estratégica.

Não acompanhar os movimentos do adversário

O reality show é um jogo em que apenas um participante conquista o prêmio máximo em dinheiro. No e-commerce, também é mais ou menos assim: várias lojas competem pela atenção do consumidor para vender seus produtos ou serviços.

Ficar de olho nos passos da concorrência é essencial para acompanhar os movimentos do mercado e não ficar para trás. As plantas são mais desligadas e não percebem quando os adversários ganham terreno.

Como não ser planta no e-commerce?

Como você pode perceber, ser planta não é uma coisa boa – nem para o participante de reality, nem para os e-commerces. O comércio eletrônico que faz figuração não chama a atenção dos consumidores e, por consequência, não vende. Pensando nisso, preparamos algumas dicas para se destacar no e-commerce. Olha só!

Conquiste a confiança do público

Quem cai nas graças do público tem grandes chances de ganhar o programa. E quem conquista a simpatia dos consumidores tem mais oportunidades para vender. Simples assim! É por isso que a confiança é uma das peças-chave para aumentar a conversão no e-commerce.

Uma forma bem interessante de aumentar a credibilidade do e-commerce é por meio de reviews e avaliações. Os espaços para comentários geram provas sociais e despertam o desejo de consumo. Funciona como uma espécie de “efeito manada”, sabe? Olha só alguns dados da Spiegel Research Center que comprovam isso:

  • produtos com reviews podem vender 270% mais do que itens sem nenhum comentário;
  • as vendas de produtos de alto valor podem aumentar 380% e as de baixo valor, 190% quando eles vêm acompanhados de avaliações.

Tenha aliados

Ter parceiros dentro do programa é fundamental para uma boa convivência e, claro, fugir do paredão. O e-commerce também tem diversos aliados: fornecedores, parceiros de negócios, colaboradores, clientes e por aí vai.

Para garantir mercadorias de qualidade e com um preço bacana para o consumidor, por exemplo, é necessário ter um bom relacionamento com fornecedores. Para garantir entregas no prazo e sem avarias, a parceria com transportadoras também é fundamental.

Ainda tem o atendimento ao cliente e todos os serviços internos da empresa que precisam de equipes bem treinadas e comprometidas com os resultados do negócio. Sendo assim, cultive bons relacionamentos e tenha aliados que possam contribuir para o sucesso do e-commerce.

Posicione-se no mercado

Quando a gente fala em refrigerante do tipo cola, por exemplo, só vem uma marca à mente, não é mesmo? Isso é resultado de um trabalho bem robusto de branding que inclui táticas para moldar a marca e garantir que os consumidores se lembrem dela na hora de tomar uma decisão de compra. Nesse contexto, é fundamental definir:

  • propósito;
  • promessa da marca;
  • atributos da marca;
  • posicionamento;
  • identidade visual;
  • tom de voz.

Além de ações de reconhecimento de marca, entram nesse contexto a gestão de reputação e a lealdade. Os administradores das redes sociais de participantes de reality shows sabem muito bem como isso funciona. Sempre que acontece alguma polêmica envolvendo suas pupilas, os adms entram em ação para se posicionar e gerenciar a crise.

Use estratégias de marketing

Sabe aquela pessoa carismática, que se valoriza, se posiciona, com empatia pelo próximo e que erra e aprende com os erros? Pois bem, isso tudo faz parte do marketing pessoal, que nada mais é do que um conjunto de estratégias para se vender e ocupar o papel de protagonista da edição.

Empresas também precisam trabalhar o marketing com o intuito de gerar valor para a marca, produtos e serviços. Dessa forma, é possível aumentar a relevância do e-commerce no mercado, atrair tráfego para loja virtual, vender e fidelizar. Vale investir em:

  • marketing de influência;
  • marketing de indicação;
  • vídeo marketing;
  • user generated content;
  • marketing de conteúdo;
  • mobile marketing;
  • social commerce;
  • conteúdos interativos;
  • SEO.

Enfim, para se destacar no e-commerce, é necessário conquistar a confiança do público, ter aliados, posicionar-se e investir em estratégias de marketing digital. Dessa forma, a sua empresa não passa despercebida e consegue vender. Uma das estratégias mais importantes é o Customer Review porque aumenta a credibilidade do e-commerce, atrai a atenção dos consumidores, ajuda na construção de insights e, claro, eleva a taxa de conversão.

Leia também: Customer reviews: por que a opinião do cliente é tão importante?