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E-mail marketing: como aumentar as vendas por esse canal com estratégias de conteúdo?

Por: Rodrigo Marcilio

Assistente de conteúdo na web.art.group

Assistente de conteúdo na web.art.group e formando em Publicidade e Propaganda pela Anhembi Morumbi. Atuo na criação de conteúdos voltados para marcas e produtos, nos mais diversos formatos, como publieditorial, e-mail marketing, blogpost, entre outros.

Sai ano, entra ano e o mundo do e-commerce apresenta novas tendências para o mercado, exigindo de seus usuários cada vez mais comprometimento e eficiência. Porém, o que não muda é o desejo de todos os inseridos nesse meio em alcançar os melhores resultados possíveis.

O e-mail marketing é um canal com enorme força, e um conteúdo bem feito e direcionado tem mais chance de gerar cliques e alavancar seu negócio.

Mas, para impulsionar um negócio online, principalmente em um cenário digital extremamente competitivo como o que temos atualmente, é necessário desenvolver um bom planejamento e ter as melhores estratégias ao seu lado.

O e-mail marketing aparece como uma dessas estratégias, contrariando quem pensa que ele está desvalorizado e sendo indicado, sobretudo, quando o assunto é a busca por um aumento nas vendas.

Como aumentar as vendas com o e-mail marketing?

O e-mail marketing é uma estratégia de comunicação entre marca e cliente eficiente para diferentes objetivos – sejam eles divulgação de conteúdos, estreitamento da relação ou até mesmo anúncio de produtos e promoções. Mas como conseguir usar esse canal para vender mais?

Nesse momento, entram as estratégias de conteúdo, responsáveis por fazer com que um e-mail disparado surta o efeito desejado. Afinal, todo e-mail tem que ter um conteúdo, ou melhor, um bom conteúdo.

São as estratégias de conteúdo que facilitam o caminho para que o cliente, ao receber o e-mail, não só abra e leia, como também tome a ação esperada, independentemente de qual seja.

Estratégias de conteúdo para vender mais

Para que suas vendas aumentem e, desse modo, seu negócio seja impulsionado, aqui vão algumas dicas de estratégias de conteúdo para usar em seu e-mail.

Realize testes A/B a fim de conhecer seu público

Antes de tudo, é extremamente essencial conhecer seu público a fundo, como suas características, preferências e particularidades. Para isso, existem testes a serem feitos, como os testes A/B, que garantem que você obtenha todas essas informações e, dessa forma, tenha mais facilidade para criar o conteúdo.

Crie um título chamativo

O título é o primeiro ponto de contato com o usuário e, justamente por isso, precisa ser chamativo o bastante para fazer com ele sinta interesse em abrir o e-mail e, assim, consumir o conteúdo. Existem diferentes formas de aumentar a chance do clique através do título, veja só:

– usar números: prendendo a atenção do leitor logo de cara;

– fazer perguntas: gerando mais curiosidade no leitor para que ele queira saber a resposta;

– mencionar benefícios: mostrando as vantagens que o cliente terá;

– usar o gatilho da curiosidade: dizendo que obteve tal resultado, mas não explicando como;

– usar o gatilho da escassez: dizendo que algo está se esgotando e que é oportunidade única;

– usar o gatilho da urgência: mostrando para o usuário que ele precisa ler a mensagem imediatamente, pois, caso contrário, pode perder algum benefício exclusivo.

Faça um conteúdo informativo

Depois de ter um título chamativo, é hora de trabalhar o conteúdo. Assim, é fundamental nutrir sua base de clientes com um conteúdo relevante e recheado de informações. É importante ressaltar que nem sempre isso se resume a textos, pois conteúdos com vídeos e imagens também podem conter informações relevantes.

Invista em um bom CTA

De nada adianta ter um conteúdo de qualidade se ele não conduzir o leitor a tomar a decisão esperada. Por isso, é primordial desenvolver um bom CTA (call to action), que mexa com as necessidades e dores dos clientes, e procure resolver seus problemas, para que no final gere o clique.

Use automações a seu favor

As automações são recursos das ferramentas de e-mail marketing que facilitam o trabalho de forma inteligente – por exemplo, enviar de forma automática uma nova promoção de algum item que já foi clicado antes somente para quem clicou.

Depois de todas essas informações, podemos concluir que o e-mail marketing é um canal com enorme força e que um conteúdo bem feito e direcionado tem mais chance de gerar cliques e, consequentemente, aumentar suas vendas e alavancar seu negócio!