Projeto mantido por:

E-commerce sustentável

por Luiz Felipe Rocha Quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022   Tempo de leitura: 6 minutos

A conscientização das pessoas com a preservação do meio ambiente tem refletido diretamente nos hábitos de consumo da população. O consumidor atual dá mais preferência a marcas que têm a sustentabilidade como principal missão, inclusive no ambiente virtual.

Hoje, falaremos sobre os benefícios de se ter um e-commerce sustentável.

A importância do marketing verde para o consumidor consciente

Quando o consumidor realiza uma compra, o preço do produto ou serviço sempre era levado em consideração, porém esse comportamento tem mudado com o tempo. As pessoas têm dado maior relevância às marcas com que elas possam se identificar.

Isso fez com que muitas empresas se adaptassem ao perfil dos seus consumidores e seus hábitos diários. Com isso, o marketing verde ganhou destaque e vem se consolidando no mercado, principalmente no meio digital.

Essa estratégia foi desenvolvida para comunicar aos consumidores de uma marca que preza pela preservação do meio ambiente. Essa ferramenta pode interferir diretamente no poder de decisão de compra, fazendo com que uma determinada empresa seja mais relevante ao público do que o seu concorrente.

Como ter um e-commerce sustentável?

Para quem vende online, isso pode ser um grande desafio. Ao enviar um produto utilizando o serviço dos Correios, é necessário que o envio seja devidamente embalado e identificado, além da embalagem do produto em si. Por isso, vamos ajudar você na diminuição do material descartado, dando algumas dicas:

Dê preferência a embalagens recicláveis ou biodegradáveis

Você sabia que uma simples sacola de plástico pode demorar até 40 anos para se decompor na natureza? Por isso, a utilização de materiais recicláveis e biodegradáveis é indicada para embalar os produtos que serão enviados.

Cuide da entrega

Uma rota mal calculada, ou a gestão de estoque displicente, pode acarretar gastos elevados com combustíveis. Por isso, um serviço de logística (como o dos Correios) pode ser mais sustentável e econômico.

Mostre as suas ações

De nada adianta aderir a comportamentos ecologicamente corretos, se você não comunica o seu público. Para que ele esteja consciente das suas ações, invista em marketing para engajar os consumidores com a marca e incentivar a preservação da natureza.

Compense o que não pode ser feito

Uma coisa que temos que ter consciência é que nem sempre podemos ser 100% ecológicos em nossa operação. Às vezes, o gasto com energia, água e embalagens não pode ser diminuído, porém existem outras ações que você pode aderir para compensar, como:

  • Realizar o plantio de árvores;
  • Reutilizar retalhos de material para a confecção de outros produtos;
  • Fazer doações para organizações e instituições que cuidam do meio ambiente.

Benefícios da sustentabilidade para o e-commerce

Adquirir o hábito da preservação do meio ambiente pode ser muito vantajoso para a sua loja virtual. Confira alguns benefícios que a sustentabilidade pode trazer ao seu e-commerce:

Agrega valor à marca

Com os consumidores engajados com causas ambientais, as empresas que aderem a esse movimento tendem a ganhar credibilidade com esse público. Se uma marca mostra que está preocupada com o futuro do planeta, ela apresenta uma imagem mais simpática para as pessoas que prezam por essa postura.

Economia

Uma grande vantagem da sustentabilidade é a economia que ela gera com o reaproveitamento de recursos. É possível diminuir os custos da operação e lucrar com a venda de retalhos para indústrias de reciclagem.

Destacar-se no mercado

Existe uma infinidade de lojas virtuais que podem dividir a atenção do público, mas a sustentabilidade pode ajudar o seu negócio a se destacar.

A sustentabilidade deixou de ser uma opção e se tornou uma necessidade para a preservação do meio ambiente. No e-commerce, a prática ainda está em desenvolvimento, porém será cada vez mais comum encontrarmos consumidores que darão preferência a empresas ecologicamente corretas.

Leia também: Priorizar a agenda ESG é avançar em boas práticas no ambiente corporativo

 

Gostou desse artigo? Não esqueça de avaliá-lo!
Quer fazer parte do time de articulistas do portal, tem alguma sugestão ou crítica?
Envie um e-mail para redacao@ecommercebrasil.com.br

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER