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E-Commerce passo-a-passo: faça um plano de marketing

por Lucilene Hoffman Quinta-feira, 30 de junho de 2011

Sendo a “bola da vez”, quem não gostaria de abrir um e-commerce? Quantas vezes me perguntam dicas de como iniciar uma loja online. Por isso, resolvi fazer alguns artigos curtos, mas com tópicos essenciais para que um e-commerce tenha sucesso e não tenha que “fechar as portas” logo depois de abrir.

A primeira dica simples e prática é sobre a importância de um plano de marketing.

Antes de abrir um e-commerce, ou qualquer outro tipo de negócio, é necessário fazer um planejamento detalhado sobre o mercado onde se vai atuar. No nosso caso, não só do mercado online e suas diferenças do offline, mas também do tipo de produto/serviço que você vai disponibilizar na sua loja onlnie. Dentro deste planejamento está o plano de marketing, que normalmente é a etapa que acarreta mais tempo e dinheiro.

O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) lançou, em agosto do ano passado, uma ferramenta chamada ClickMarketing que elabora plano de marketing gratuitamente, com direito a atendimento individualizado.

O Click Marketing é uma ferramenta on line que constrói e acompanha o plano de marketing, e o empresário tem acesso ao plano a qualquer momento via internet tudo gratuitamente, segundo o Sebrae.

Faça bom proveito e até o próximo artigo!

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8 comentários

Comentários

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  1. Boa iniciativa.
    Parabéns.

    Eu não diria só um plano de marketing.
    Falo em um plano de negócio. Principalmente porque teremos muitas diferenças como: Logistica, plataforma de segurança e ainda todo o calculo para retorno sobre o investimento.

    Viva o E-Commerce.

    Responder

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