O dia dos pais é uma das datas sazonais que mais vendem no e-commerce. O movimento nas lojas virtuais passou a ser ainda maior desde o início da pandemia, quando as pessoas identificaram o potencial, facilidade e praticidade das compras online, passando a explorá-la muito mais.
Pensando nisso, quero te ajudar a intensificar as suas vendas no Dia dos Pais em 2021. Mas antes, vamos fazer uma retrospectiva de como foi essa data sazonal em 2020?
Como foi o Dia dos Pais no e-commerce em 2020 e expectativa para o ano de 2021
Apenas em 2020, o Dia dos Pais movimentou R$ 3,5 bilhões no e-commerce. Apesar da pandemia, os números observados foram extremamente expressivos, uma vez que representam aumento de 41% nas vendas em relação à 2019, além de aumento de 37% no que diz respeito ao volume dos pedidos.
Dados compilados pela Ebit|Nielsen mostram ainda que o Dia dos Pais é, atualmente, a 5ª data mais importante para o comércio online brasileiro, ficando atrás apenas do dia dos namorados, Black Friday, dia das mães e Natal.
Em 2021, espera-se que as vendas sejam ainda mais expressivas. Para atender ao elevado pico de demanda em pleno mês de agosto, o recomendado é que o e-commerce ANTECIPE-SE em relação aos demais, criando estratégias para vendas com 15 a 30 dias antes do Dia dos Pais.
A seguir, vou te ajudar a se destacar no próximo Dia dos Pais. Quem vem com a gente?
Quais segmentos são os preferidos dos compradores?
É fato que, quando falamos em Dia dos Pais, alguns segmentos do e-commerce se destacam em vendas. Os segmentos de beleza, representados por perfumes e kits de beleza, assim como o de eletrônicos, representados pelos tablets, smartwatches e celulares, são os que mais se destacam.
Mas definitivamente não são os únicos.
A Olist, com base em uma pesquisa conduzida pelo Mercado Livre, determinou quais são os segmentos que mais devem vender para os pais em 2021. Vamos conferir?
- Saúde e beleza
- Bebidas
- Construção, casa e ferramentas
- Eletrônicos
- Eletrodomésticos
- Lazer, esportes e suplementos
- Decoração e móveis
- Games
- Relógio
Perfil de compradores e ticket médio gasto
O perfil dos compradores traçado para o Dia dos Pais é, especialmente, de jovens. De acordo com o Mercado Livre, 60% do público que consome na internet pra o Dia dos Pais faz a pesquisa com 3 a 4 semanas de antecedência da data oficial, motivo pelo qual o seu e-commerce deve estar preparado para suprir essa demanda. Outros 20% começam as buscas com 2 semanas de antecedência, e os 20% restantes fazem a pesquisa em cima da hora e já tomam a decisão de compra no mesmo dia.
E se você acha que lembrancinha ainda agrada os pais definitivamente está enganado. O gasto médio para o Dia dos Pais 2021, de acordo com pesquisa da Ebit|Nielsen, será de R$ 434. Sendo assim, não precisa ter medo de incluir produtos mais caros em sua estratégia de venda: eles com certeza estão sendo observados pelos filhos.
Dicas para vender mais no Dia dos Pais de 2021
1 – Prepare sua empresa para o aumento de demanda
De nada adianta querer vender mais se você não preparou a equipe para lidar com o aumento da demanda, não é mesmo?
Se o seu e-commerce já está no ar há mais de um ano, verifique o histórico dos pedidos efetuados nos anos anteriores para usar como base referencial — e adicione sempre uma porcentagem acima.
A partir disso, reforce o seu estoque (comprando um volume maior de produtos), amplie a equipe de vendas e também a de apoio/atendimento.
2 – Respeite as datas de entrega
É claro que respeitar o limite de entrega é importante em todas as ocasiões — mas em datas sazonais, esse é um erro que definitivamente você não pode cometer.
Atrasar a entrega no Dia dos Pais é intolerável. Por isso, monitore os pedidos, embale e despache sempre rapidamente, de modo a evitar ao máximo frustrações e más experiências para os clientes.
3 – Amplie os canais de vendas
Os marketplaces, por sua vez, são excelentes alternativas para aumentar as suas vendas no Dia dos Pais — uma vez que a grande maioria dos consumidores tende a fazer suas pesquisas em grandes redes varejistas. Além disso, foque também no público local, divulgue nas redes sociais e crie campanhas para quem já é seu cliente há mais tempo.
4 – Qualidade é essencial
Compras com cargas emocionais envolvidas são feitas criteriosamente — e você com certeza não vai querer queimar a reputação da sua loja. Sendo assim, opte sempre por fornecedores de alta qualidade, evitando avarias, quebras e até mesmo eventuais devoluções de produtos. Para aumentar a confiança do consumidor, vale também a pena aumentar o período de garantia.
Experiência de compra não pode ser ignorada
Você alguma vez já ouviu a seguinte frase: “o cartão vale mais do que o presente?”
É disso que estou falando! A experiência de compra é muito importante quando falamos em qualquer data comemorativa. Isso porque a pessoa não quer apenas comprar um produto, mas sim quer agradar e impressionar uma pessoa que ama! E não há nada mais importante do que isso.
Sendo assim, o estabelecimento que vende para esse público deve ter algumas cartas na manga para se destacar em relação aos demais, especialmente em um momento em que todos estão tentando surpreender de alguma maneira. Algumas atitudes neste sentido que importam, muitas vezes, são as mais básicas. Confira exemplos:
- Possibilitar a inserção de uma dedicatória;
- Oferecer a inclusão gratuita de um cartão com frase personalizada pelo cliente;
- Permitir que a compra seja embrulhada para presente.
Ainda há tempo para fazer as suas vendas bombarem. Com certeza esse artigo já te deixou animado(a) para se preparar para a data especial.
Agora você já conhece mais sobre o cenário do e-commerce para o Dia dos Pais e já pode começar a se preparar para vender muito mais nessa data sazonal em 2021.
O que ainda está esperando para começar?