Descrição de produto: por que você deve caprichar ao fazê-la?

por Tiago Moraes Terça-feira, 14 de setembro de 2021   Tempo de leitura: 4 minutos

No e-commerce, a descrição de produto é um conteúdo que pode ser constituído de texto, imagem, áudio, vídeo, infográficos e outros recursos, e que serve para fornecer detalhes sobre as características, os recursos, as formas de uso, as vantagens e outros dados que facilitam a compra de um produto. Ela é essencial nas páginas de vendas de uma loja virtual como a sua.

Vale dizer, os tipos de informações mais desejadas pelos consumidores quando vão às compras online são, nesta ordem: as descrições (76%), os reviews (71%) e as imagens de produtos (66%), conforme dados do website Plytix. Desse modo, se as suas descrições não forem precisas ou se elas forem insuficientes ou desatualizadas, você perderá clientes.

Como você poderá saber em seguida, as descrições de produtos podem evitar desistências e devoluções. Além disso, se bem feitas, elas possibilitam aumentar o tráfego orgânico da sua loja virtual e ainda geram mais decisões de compra, entre outras vantagens. Pois continue lendo e fique sabendo mais sobre isso!

Por que a descrição de produto é importante no e-commerce?

Em geral, as descrições de produtos são importantes para:

Evitar desistências

Dados de um infográfico da OneSpace mostram que 98% dos compradores podem desistir de concluir uma compra devido ao conteúdo incompleto ou incorreto sobre o produto. Em outras palavras, o conteúdo deve informar os consumidores com precisão.

Gerar mais tráfego orgânico

De acordo com a OneSpace, a empresa gigante de e-commerce norte-americana Overstock obteve um aumento de 84% no tráfego orgânico em apenas um mês usando redatores freelancers para otimizar as suas descrições de produtos em só 10% de suas páginas.

Gerar mais decisões de compra

O relatório “Cracking the Consumer Code”, da Salsify, aponta que 87% dos consumidores consideram o conteúdo de produto extremamente ou muito importante para tomarem uma decisão de compra. Ou seja, as descrições impulsionam as vendas.

Reduzir as devoluções de produtos

O “Cracking the Consumer Code” revela que 50% dos compradores podem devolver um produto quando a descrição não corresponde à realidade. O mesmo relatório aponta que 54% têm menos chance de comprar de um varejista novamente após devolverem um item.

Encantar os Millennials

Conforme informações do site Conversioner, a geração do milênio têm 40% mais chances de ser influenciada por descrições de produtos impressionantes que veem online. Os Millennials, para quem não sabe, são as pessoas nascidas entre 1981 e 1996, nos primórdios da Internet.

Como se pode observar, é muito importante caprichar na hora de escrever o conteúdo sobre os produtos na sua loja virtual. Mas como fazer isso do jeito certo? Bem, esse é o tema do próximo tópico. Leia agora mesmo!

Como criar boas descrições de produtos na sua loja virtual?

Uma boa descrição de produto deve conter elementos como:

  • Conteúdo descritivo

Apresente as características dos produtos usando argumentos de vendas baseados em Neuromarketing, por exemplo. Use linguagem publicitária precisa.

  • Ficha técnica

Dê a conhecer os recursos do produto usando uma linguagem mais técnica. Informe, em formato de lista, a marca, o tipo, a cor, a tecnologia, o tamanho etc.

  • Fotos

Tire fotos dos produtos usando miniestúdio ou recorra a uma empresa de fotografia para e-commerce. Faça imagens em tamanho adequado e formato de última geração.

  • Vídeos

Exponha com recursos audiovisuais. Os vídeos permitem que você apresente uma visão 360° do produto, o que ajuda o consumidor a tomar decisão de compra.

  • Infográficos

Compacte textos e imagens em um layout atraente, isto é, em um infográfico. Muitos consumidores preferem esse recurso para entender o funcionamento de um produto.

  • Audiência

Integre os reviews de produtos às suas páginas de vendas, pois, antes de comprar, a maioria dos consumidores lê o conteúdo publicado pelos clientes na sua loja.

Invista, então, no conteúdo preciso e rico e faça muito mais vendas no e-commerce. Otimize pouco a pouco as descrições de produtos das páginas de vendas do seu e-commerce e observe as suas vendas e os seus lucros aumentarem na mesma proporção!

 

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