Veja as melhores dicas de Core Web Vitals para e-commerce e aplique em sua loja virtual ainda hoje!
Neste artigo, vamos entender melhor essas métricas e quais são as dicas mais importantes de Core Web Vitals para e-commerce. Siga conosco para saber como aplicar!O que é Core Web Vitals?
Core Web Vitals é um conjunto de métricas vitais para a experiência do usuário na web que o Google considera na avaliação das páginas para a classificação dos resultados do buscador. Elas devem ser monitoradas e revisadas pelos sites, para que tenham uma visão apurada sobre a qualidade de navegação que estão oferecendo aos visitantes. As métricas de Core Web Vitals, chamadas em português de Principais métricas da Web, são as seguintes:- Velocidade de carregamento da página (Largest Contentful Paint ou LCP);
- Velocidade de resposta às interações do usuário (First Input Delay ou FID);
- Estabilidade visual durante as interações do usuário (Cumulative Layout Shift ou CLS).
- Mobile-friendly: compatibilidade com dispositivos móveis;
- Safe browsing: navegação segura;
- HTTPS: protocolo de segurança;
- No Intrusive Intersticials: uso de intersticiais não-intrusivos.
Qual a importância das Principais métricas da Web no marketing digital?
As métricas do Core Web Vitals funcionam como norteadores para melhorar a experiência do usuário nas páginas do seu site. Em um e-commerce, elas podem ser determinantes para você conquistar uma venda ou, por outro lado, perder um cliente. Se as páginas não carregam rapidamente ou se o usuário clica em um elemento da página sem querer, isso pode causar frustração. Mas se você otimizar as métricas, pode ganhar um cliente satisfeito, que vai voltar mais vezes para comprar. Além disso, a otimização das Principais métricas da Web faz você ganhar pontos na classificação do Google. Elas são sinais que o buscador utiliza no algoritmo de busca para ordenar as páginas nos resultados das pesquisas. Por isso, também trazem vantagens para o SEO da sua loja virtual, a fim de ganhar mais visibilidade e cliques na busca orgânica.Como aplicar o Core Web Vitals no e-commerce?
Vamos entender agora como aplicar as métricas na prática. Veja algumas dicas de como otimizar as métricas de Core Web Vitals para e-commerce:1. Mensure as métricas do Core Web Vitals
O primeiro passo para aplicar as métricas de Core Web Vitals no e-commerce é mensurá-las. Você deve saber como está o desempenho da sua loja virtual em relação a esses indicadores. Para isso, você pode usar diferentes ferramentas gratuitas. Uma das mais usadas no marketing digital é o PageSpeed Insights, que traz um relatório de desempenho do site baseado nas métricas do Core Web Vitals, com recomendações de otimização. Outra dica é usar a extensão do Google Chrome, chamada de Web Vitals, que faz uma rápida avaliação das métricas da página que você está visitando.2. Integre as equipes de marketing e tecnologia
Após medir o Core Web Vitals, você já vai saber algumas medidas que precisa tomar para melhorar seu desempenho nessas métricas. Depois, para colocar em prática, é importante integrar as equipes de marketing e tecnologia. Muitas vezes, a otimização do site foca totalmente na tecnologia, mas o site acaba se tornando menos atrativo para o visitante. Por outro lado, se a otimização foca totalmente no design e no marketing, pode acabar perdendo performance. Por isso, é preciso ter sinergia entre as equipes.3. Melhore o tempo de resposta do servidor
O tempo de resposta do servidor afeta o carregamento dos elementos da página, quando o usuário acessa ou quando interage com ela. Portanto, se esse tempo é longo, tende a prejudicar os resultados de Largest Contentful Paint (LCP) e First Input Delay (FID). Para melhorar o tempo de resposta do servidor, você pode: Evitar servidores compartilhados; Migrar para sistemas de banco de dados mais rápidos; Atualizar o hardware do servidor para ter mais memória; Usar CDN, quando possível, para ficar mais próximo do usuário.4. Elimine códigos desnecessários
Códigos desnecessários na programação da sua loja virtual tendem a afetar também o desempenho do carregamento da página (LCP). Afinal, o navegador precisa avaliar os códigos antes de renderizar os conteúdos, e isso vai levar mais tempo se ele precisar passar por elementos em excesso. Por isso, uma das dicas para otimizar o Core Web Vitals para e-commerce é minificar o JavaScript e o CSS, ou seja, eliminar caracteres desnecessários para reduzir os arquivos de scripts e folhas de estilo.5. Otimize as imagens da página
Imagens, que são essenciais no e-commerce, são recursos críticos para a velocidade de carregamento (LCP) e de resposta às interações dos usuários (FID). Por isso, elas merecem uma atenção especial na otimização das páginas:- Evite exageros nos sliders e banners do site, que tendem a incluir imagens mais pesadas;
- Utilize imagens em formato de última geração (WebP), que oferecem melhor qualidade de compressão do que JPG e PNG;
- Avalie a necessidade de oferecer zoom em todas as imagens das páginas de produto, que tendem a ser mais pesadas (em vez disso, você pode usar fotos de detalhes);
- Adie o carregamento das imagens (lazyload), para que carreguem à medida que o usuário navega pela página.