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Por que o Contato Inteligente pode ser o próximo passo para o e-commerce

Por: Carlos Paranhos

Estrategista de Conteúdo na Arquivei. Apaixonado pelas revoluções tecnológicas da World Wide Web.

Você já parou para se perguntar como surgiram os chatbots? Apesar de aparentar ser uma tecnologia recente, o primeiro software de comunicação, Eliza, foi criado em 1966 pelo pesquisador do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, Joseph Weizenbaum. A ferramenta era capaz de identificar por volta de 250 frases e, apesar de suas limitações, possibilitou muitos avanços no mercado. E a novidade agora é o Contato Inteligente.

Ao longo desses anos, os chatbots estão sendo cada vez mais estudados e aperfeiçoados, permitindo o surgimento de novas formas de comunicação e automatização de processos, que antes levavam muito mais tempo para serem realizados. Diante dessa evolução, surgiu o conceito de Contato Inteligente.

Quer saber mais sobre esse conceito e porque ele pode ser muito benéfico para o seu negócio? É só continuar a leitura!

Contato Inteligente vs. Chatbot

Antes de saber o que é Contato Inteligente, é importante que você entenda o conceito de chatbot. Um chatbot é uma espécie robô que, por meio da Inteligência Artificial e de regras definidas por um fluxo conversacional, é capaz de manter um diálogo com seres humanos de forma natural e personalizada.

Além de oferecer um atendimento rápido e automatizado, os chatbots valorizam e auxiliam o relacionamento entre empresas e clientes, fazendo com que a tecnologia ganhe cada vez mais força no mercado.

Por exemplo, em um e-commerce, essa ferramenta tem o intuito de auxiliar os consumidores em suas dúvidas, necessidades e outros fatores relevantes no momento em que está pesquisando determinado produto. Nesse cenário, o chatbot é importante pois, a interação em tempo real é um dos pontos que mais atraem os consumidores digitais, uma vez que os mantém engajados com a marca e, consequentemente, mais propícios a adquirirem um produto.

Entendendo isso, podemos dizer que o Contato Inteligente vai além dos chatbots e omnichannel, já que, diferentemente do bot, o Contato Inteligente é um ativo digital e multicanal, que entrega serviços e representa marcas, estabelecendo com as pessoas uma conversa multimídia. Ficou confuso? Abaixo explicaremos melhor!

O que é Contato Inteligente?

De um lado o cliente e do outro os funcionários da empresa. Em alguns casos, até mesmo  softwares capazes de interpretar linguagens e produzir respostas naturais e automáticas. Tudo isso por meio de: voz, imagens, vídeos, áudios e muito mais. Com a tecnologia do Contato Inteligente, não se faz mais necessário o gerenciamento de vários sites e aplicativos móveis para contatar diferentes empresas, na verdade, todo o processo poderá ser feito via contatos de celular.

O Contato Inteligente se faz extremamente benéfico, pois visa simplificar e consolidar a experiência do usuário na comunicação via smartphones, tendo em vista que as pessoas estão muito mais habituadas a memorizar contatos no lugar de URLs, por exemplo. Além disso, a ferramenta pretende estar presente em plataformas que o usuário já utiliza no dia a dia, agilizando a resolução de problemas e permitindo um diálogo muito mais fácil e fluido com a marca, tendo assim, auxílio em toda a jornada de compra.

De forma resumida, podemos dizer que o Contato Inteligente age de maneira semelhante ao ato de contatar uma empresa por telefone: basta acessar a agenda, selecionar a empresa e iniciar a conversa. Tão simples quanto ligar para seu médico ou um familiar, concorda?

Vantagens do Contato Inteligente

Até aqui já deu para entender que o Contato Inteligente possui diversas vantagens, tanto para as empresas quanto para os clientes. Essa tecnologia representa a evolução da comunicação entre marcas e pessoas, unindo o poder da automação do chatbot ao atendimento humano, que além de permitir um relacionamento mais próximo com os consumidores, amplia a presença digital nos principais canais e aplicativos de mensagens.

A presença digital que antes exigia a criação de sites e aplicativos, hoje pode acontecer de forma muito mais simples, uma vez que as marcas estão buscando estar onde as pessoas estão. Mais do que isso, o Contato Inteligente também permite a integração a ferramentas de growth, analytics, pagamento e outras, possibilitando que o contato com a empresa esteja em constante evolução.

Pensado e estruturado para estabelecer uma comunicação assíncrona com os usuários, podemos dizer que os principais benefícios do Contato Inteligente são:

  • Oferecer um atendimento rápido 24 horas por dia e 7 dias por semana;
  • Possibilidade de criar uma comunicação assertiva e personalizada;
  • Tirar dúvidas e disponibilizar serviços essenciais, como geração de boletos e informações sobre o horário de atendimento, por exemplo.
  • Possuir uma linguagem adaptável à persona;
  • e muito mais.

E então, gostou de aprender um pouco mais sobre essa tecnologia? Se você visa oferecer uma boa experiência aos seus clientes, aplicando as melhores estratégias no seu negócio, dê um passo à frente investindo em contatos inteligentes.