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Construindo um negócio omnichannel com uma API e-commerce

No atual cenário do e-commerce mundial, falar sobre vender por multicanais não é mais uma opção e sim uma necessidade. Mas tornar um negócio omnichannel não se faz da noite para o dia, e envolve toda uma equipe de conteúdo, marketing e TI.

“Os números de consumidores
multichannel aumentam a cada dia. Ficar fora é perder venda.”

As ferramentas de gestão para atingir o omnichannel:

Aplicações desktop – são softwares desenvolvidos para rodar diretamente no computador ou terminal instalado em cada loja física, a maioria das aplicações estão interligados ao ERP.

ERP – O conceito de ERP é justamente ser a centralização das regras de negócios e fluxo de operações, tanto de venda físicas como vendas online. Fazem a gestão do estoque, financeiro e outros serviços indispensáveis para o varejista. Tem um custo relativamente alto.

Plataformas de e-commerce – As plataformas têm o princípio básico de vender online, gerar melhor experiência para o cliente, oferecer meios de pagamentos e ferramentas para os varejistas. Os recursos são infinitos, e cabe à plataforma sempre estar atualizada com as tendências de mercado, deixando que o lojista pense apenas em vender – sem se preocupar com a tecnologia.

Middlewares – São aplicações independentes desenvolvidas internamente pela equipe de TI, ou externamente por empresas especializadas. O princípio é entender que cada integração necessita de uma comunicação e/ou regras diferentes para cada canal de venda.

“Desenvolva uma visão geral de toda jornada do cliente com os envolvidos (stackholders). As áreas da sua empresa têm seus pontos consideráveis e estratégias personalizadas para cada canal…”.

A API e-commerce e o backoffice 

O principal impacto do omnichannel para o varejista é a necessidade de integrar todos os canais de venda. Isso altera o modo como a empresa executa a entrega dos produtos.

As API’s continuam sendo ferramentas importantes nos processos de integrações entre sistemas e serviços. Alguns detalhes de uma  API e-commerce encontrada no mercado:

Características básicas –

  • Produtos – Manuseio completo dos produtos sendo muito útil para sincronismo com ERP;
  • Estoques – Gestão completa do estoque. Necessário, por exemplo, para integrações com sistemas parceiros e ERPs para a gestão do inventário ou sincronismo entre plataformas;
  • Pedidos – É possível fazer uma gestão completa de pedidos usando o fluxo da API. Muito útil quando necessita integrar com múltiplos canais, como mobile, quiosques virtuais, ERP, etc.
  • Pagamentos – Dependendo do canal de venda pode ser utilizado determinado meio de pagamento. Por exemplo: em caso de venda presencial, a confirmação do pedido por ser confirmada sem a necessidade de passar por um gateway de pagamento;
  • Carrinho de compra – Em alguns casos, o comprador pode iniciar um pedido de compra em sua casa e terminar no supermercado, mantendo seu carrinho ativo através do aplicativo;
  • Administrativo – Funções como gestão de clientes, SMS e taxonomias ajudam na integração com um CRM, ou sistema de emissão de etiquetas, por exemplo;

O backoffice da plataforma como um middleware 

Algumas empresas têm a tendência de usar o backoffice (painel de controle) do e-commerce como concentrador de fluxo de venda e automatização do sincronismo com o ERP, ou outras aplicações.

Quando existem múltiplas equipes de desenvolvimento, programando em diferentes linguagens, e prestadores de serviços trabalhando de forma independente por canais de vendas, o uso de uma API e-commerce se torna vital para a construção de um projeto ominichannel.

Cada canal tem sua independência para aplicar as diferentes regras de vendas ou catálogos de produtos específicos, e também formas de pagamentos exclusivas.

Outro ponto importante é a possível eliminação do uso de um ERP, o que ajuda na redução de custos operativos.

Desenvolvendo seu próprio middleware 

Em casos onde o ERP e a plataforma não atendem todas as regras de negócios ou recursos que são desejados, surge a necessidade de criar seu próprio middleware.

Por exemplo:  a empresa deseja enviar um SMS ao cliente a cada mudança de status do pedido. Nem o ERP, e tão pouco a plataforma de e-commerce, possui o recurso. Cabe ao middleware assumir esse papel, já que esta “escutando” todo fluxo de comunicação entre a plataforma e o ERP.

Conclusão

As API’s e-commerce permitem o desacoplamento dos canais de vendas, a consolidação de relatórios de venda em um único painel de controle, e a flexibilidade de desenvolver um middleware para adaptar a qualquer recurso customizado pelo varejista, que não seja atendido pelos seus fornecedores.