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Confira as principais ferramentas para gestão de vendas online

Por: Alessandro Silveira

Alessandro Silveira é formado em Administração e Comércio Exterior pela FESP. Possui especialização em Administração pela New School University em Nova York, Especialista em e-commerce e logística. É sócio fundador do Ideris.

O crescimento do e-commerce em 2020 pegou muitos sellers de surpresa – tanto os que já operavam no segmento e tiveram aumento de pedidos quanto os que estrearam registrando bons resultados.

Porém, alguns empreendedores desconhecem as vantagens das principais ferramentas para gestão de vendas online. ERP, plataformas de marketplace e loja virtual, sistemas de frete, Hub e conciliadores financeiros são fundamentais. E não digo apenas para manter a operação organizada, mas também para fortalecer a escalabilidade.

Que tal saber mais sobre essas ferramentas de gestão?

ERP

Enterprise Resource Planning (ERP), conhecido no Brasil como sistema de gestão, é um software capaz de reduzir custos e ampliar a produtividade de um empreendimento online. Ele armazena todos os dados da empresa de modo integrado e confiável. Assim, o gestor consegue acessar as informações de setores como financeiro, clientes, pedidos e estoque com apenas alguns cliques.

É comum que operações pequenas, especialmente as que se iniciam em apenas um marketplace, não contem com um ERP integrado à gestão. Se é o seu caso, considere contratar esse sistema para profissionalizar seu negócio em 2021.

Marketplace

De acordo com uma projeção da Ebit|Nielsen, o comércio eletrônico deverá crescer 26% em 2021, chegando a um faturamento de R$ 110 bilhões. Vale lembrar que, no ano passado, os marketplaces chegaram a responder por 78% do faturamento no e-commerce nacional. Mas você sabe como usar essas poderosas plataformas de vendas a favor da sua operação?

Mercado Livre, B2W (Americanas, Submarino e Shoptime), Amazon, Via Varejo (Casas Bahia, Extra e Ponto Frio) e Magazine Luiza são os principais grandes marketplaces de departamentos ativos no Brasil. Por meio dessas plataformas, é possível vender uma variedade imensa de produtos.

Para aproveitar o que cada um tem de melhor, avalie índices como: categorias que mais vendem, perfil dos clientes, taxas de comissão sobre as vendas, meios de pagamento, política de frete e logística, parcerias que oferecem vantagens ao seller e integração com outros sistemas (ERP, hub, etc.).

Há, ainda, marketplaces de nicho especializados em produtos e serviços para determinados segmentos (Pet Shop, Artesanatos, Eletrônicos, Beleza, entre outros). Para aumentar a visibilidade dos anúncios, a dica é estar em mais de um marketplace, ou seja, ter uma operação multicanal.

Loja virtual

O sonho de muitos sellers é manter sua própria loja virtual. Esse formato dá mais liberdade para gerir o e-commerce, já que é totalmente personalizável, mas exige investimento inicial desde o desenvolvimento até o marketing.

A grande maioria dos marketplaces não cobra taxa de entrada nem inserção de anúncios, cobrando apenas comissão sobre vendas realizadas e custos com Ads dentro da plataforma (opcional).

Se você já está em um estágio de vendas avançado, com marca reconhecida entre os usuários e capital disponível para investimento, 2021 pode ser um bom momento para desenvolver sua própria loja virtual.

Isso não significa abandonar de vez os marketplaces, afinal, eles ainda ajudarão a diversificar os canais de vendas. Faça um bom plano de negócios, estude as ferramentas de gestão disponíveis no mercado, avalie a concorrência, busque parcerias e experimente novos rumos!

Hub

Podemos dizer que o hub de integração é um sistema vital para as operações multicanal (sellers presentes em mais de um marketplace e/ou loja virtual). Imagine gerenciar os pedidos de cada plataforma individualmente todos os dias. Trabalhoso, esse processo rouba um bem inestimável para quem vende na internet: tempo.

O Hub integra todos os canais onde você atua, centralizando informações como pedidos, sistemas de frete, emissão de documentos fiscais e conciliadores financeiros. O resultado é SUPER preciso, pois o software conversa com seu ERP, plataformas de marketplace e loja virtual.

Acredite: um bom Hub de integração faz toda a diferença na gestão de um e-commerce.

Sistema de frete

Correios, Melhor Envio e Intelipost são ótimos sistemas de frete para ajudar o seller a encontrar as melhores opções de fretes considerando custo e tempo.

Também é importante conferir quais benefícios os marketplaces oferecem para a logística da sua empresa. Desconto em sistemas parceiros, logística própria e fulfillment (armazenamento, preparo e envio de mercadorias) podem ser bastante vantajosos.

Conciliador financeiro

Com conciliadores financeiros você monitora os repasses feitos pelos canais onde atua e consegue controlar as comissões recebidas. Se tiver um Hub de integração, pode acessar essas informações diretamente pelo software.

Seu e-commerce não pode parar

Mantenha-se atento às principais soluções do mercado e contrate as ferramentas conforme suas prioridades. O importante é não deixar seu negócio estagnado e sensível a erros de gestão que, a longo prazo, ganham efeito dominó e podem ser fatais para a saúde financeira da operação.

Sucesso no seu e-commerce!