Logo E-Commerce Brasil

Compre junto no e-commerce: saiba como usar

Por: João Paulo Arraes

CFO da Bis2Bis E-commerce, empresa especializada no desenvolvimento de lojas virtuais Magento. Além disso, é especialista em AdWords, Digital Marketing e UX.

Hoje uma das estratégias mais utilizadas no e-commerce é a compra casada. Também conhecida popularmente como “Compre junto”, essa técnica pode ser uma excelente aliada no crescimento das vendas.

Na prática, o “compre junto” é um campo visível na página de um produto – ou em alguma área promocional de alguma página do site – com uma ou mais opções de compra relacionadas ao produto em questão.

Exemplificando, vamos supor que você esteja navegando em uma loja de tênis. Ao clicar em um modelo de seu interesse, abaixo do botão “Comprar” aparece outro produto: uma meia, com a informação de que se você adquirir o tênis + a meia, você ganha um desconto no total.

Seguindo a mesma lógica, uma loja de roupas, por exemplo, pode mesclar dois produtos: na compra de uma calça é sugerido ao cliente um cinto com 30% de desconto, caso leve os dois produtos. Existem várias plataformas de e-commerce com essa funcionalidade disponível, como a Magento.

Assim, é possível programar um espaço fixo, destinado ao “compre junto”, em todas as páginas de produto. A partir de então, dentro da plataforma, o administrador da loja pode selecionar os produtos que deseja oferecer no combo.

Como usar da forma correta?

Para que a estratégia funcione, os produtos devem ser do mesmo nicho ou da mesma categoria (ex: notebook + mochila para notebook). Uma forma inteligente de usar o “compre junto”, é colocando produtos de valor mais baixo nas páginas dos produtos com valor mais alto.

Ou seja, na página da geladeira a loja oferece um microondas para comprar junto com desconto. Dessa forma a adesão é bem maior e torna a funcionalidade mais assertiva. Afinal, se você já vai comprar uma geladeira e precisa de um microondas, você compra os dois de uma vez porque com desconto é mais vantajoso.

E se eu fizer o processo inverso? Não poderia funcionar também?

Segundo as estatísticas, não vale à pena colocar produtos bem mais caros como opção para as páginas de produtos mais baratos. Isso porque um consumidor que quer comprar um livro, por exemplo, está preparado para gastar aquela faixa de valor e não para comprar uma prateleira de livros naquele momento. Por isso opte pela forma mais inteligente de acordo com a sua estratégia.

Porque devo aplicar o “Compre junto” em minha loja?

Já é comprovado que as lojas que trabalham com compra casada conseguem vender mais. Isso instiga o consumidor a comprar mais produtos relacionados ao item que estava interessado inicialmente. Para o cliente é vantajoso, pois ele recebe desconto e fecha um kit relevante para sua necessidade.

Para a empresa ainda mais, porque produz rotatividade aos produtos de mesmo nicho. Além disso, a estratégia potencializa a relevância das páginas, pois gera link building interno e aumenta significativamente o número de itens adicionados aos carrinhos de compra.

Em suma, a ferramenta “compre junto” já se tornou imprescindível para muitas lojas virtuais de sucesso. Uma verdadeira cadeia de produtos relacionados gera diferentes combinações de compra, resultando em mais acessos e convertendo-os em vendas.

E é nessa lógica que a compra casada atua: oferecendo vantagens para o cliente, multiplicando a visibilidade do mix de produtos e aumentando o número das vendas.