Empresas que trabalham com criação de produtos para o público precisam, sempre, ter boas estratégias de lançamento. Afinal, a novidade é sempre um fator importante para impulsionar as compras por parte das pessoas e, assim, o negócio também consegue lucrar com o aumento de seus recursos conquistados a partir das vendas.
Uma estratégia possível de ser colocada em prática é realizar o lançamento de vários produtos ao mesmo tempo. Porém, neste caso, é preciso pensar muito bem em como fazer isso.
Não é possível seguir o mesmo planejamento quando se lança um único produto. Neste caso, é muito mais simples para o lojista. Afinal, trata-se de algo mais linear, desde a produção até o início do processo de venda.
Quando são vários, naturalmente o trabalho é maior. Mas não basta copiar o que é feito em casos individuais. São necessárias novas ideias e estratégias, para que tudo seja um sucesso. É preciso equilíbrio, para que não haja determinado produto que fique esquecido e sem ter seu potencial explorado.
Outra diferença é a quantidade de trabalho envolvido. O marketing é mais extenso, a loja em si precisa se preparar para ter mais novidades em seu portfólio e isso vai da organização espacial (em uma loja física), a uma distribuição bem-feita dos novos conteúdos em site e redes sociais, etc.
O que pode ser feito
Portanto, já percebemos que há diferença quando o lançamento é de vários produtos ao mesmo tempo. Então, o que é possível fazer para otimizar esta situação e garantir as maiores chances possíveis de sucesso, fazendo com que os novos produtos sejam um sucesso e tragam o retorno desejado para a loja?
A seguir, apresentarei alguns pontos que acredito serem importantes neste processo. Assim, os responsáveis por preparar o lançamento podem se organizar melhor e aumentar consideravelmente as chances de sucesso.
Montagem de um formato de coleção
Uma primeira estratégia possível no caso de serem vários produtos lançados ao mesmo tempo é apresentar ao público, até como uma forma de marketing e de valorizar o que foi produzido, como uma coleção.
Partindo da ideia de que uma loja tem um público-alvo e uma característica bem definida de qual é sua produção, é possível criar uma boa estratégia para venda como coleção, como peças que se completam para oferecer uma solução e uma experiência positiva ao consumidor, independente de qual seja o ramo exato da empresa.
Sendo assim, o marketing pode ser feito apresentando como produtos complementares, mesmo que comprados separadamente. Cria-se uma concepção geral e, a partir disso, pode-se ter um mote que atraia os consumidores a comprarem o máximo possível dos novos produtos.
Eles entenderão que há uma unidade ali e, portanto, não basta adquirir apenas uma peça, é preciso ter o que? A coleção.
Se não há esta concepção de complementaridade, a tendência é o consumidor poupar seu dinheiro e comprar apenas uma peça, mais conectada ao que ele precisa. Por outro lado, quando há a conexão, ele entende, quase no subconsciente, que a compra não está completa, é preciso ter toda a linha. Por isso, criar a ideia de que trata-se de uma coleção é uma ótima pedida para o momento em que vários produtos são lançados ao mesmo tempo.
Pense no calendário de lançamento
Outro detalhe importante diz respeito à data de lançamento. Escolher bem o período em que os produtos estarão disponíveis é essencial para que as vendas sejam um sucesso e a novidade seja bem aceita pelo público.
Por exemplo: escolher o período de início de mês, quando a maior parte das pessoas está com salário recém-recebido. Assim, elas têm um poder de compra maior e podem se dar ao luxo de investir em mais peças, ainda mais se forem convencidas pelo marketing e pela ideia de que trata-se de uma coleção.
Uma escolha errada de data pode ser fatal para o sucesso e recebimento dos produtos perante o público. Portanto, é uma parte essencial da estratégia de vendas.
Também é importante analisar números e dados de meses e anos anteriores na busca por entender o comportamento dos clientes a cada período. Isso também pode dar boas ideias sobre o momento ideal de realizar o novo lançamento dos vários produtos.
Bom preparo do lojista e de sua equipe
Mais um fator essencial: quando for realizado o lançamento, toda a equipe, liderada pelo lojista, precisa estar muito preparada. Serão muitas dúvidas dos potenciais compradores, sobre características, utilidades do produto, possibilidades de pagamento, garantia etc.
Todas estas questões precisam ter respostas rápidas e que tragam ainda mais estímulo para que haja a concretização da venda. O bom trabalho da equipe, na comunicação com o cliente e no convencimento, é parte essencial do sucesso do lançamento.
Perder uma venda porque o cliente ficou em dúvida e não foi bem atendido em seus questionamentos está fora de cogitação, pensando em um número mais amplo de vendas e de entrega de uma boa experiência ao consumidor.
E isso se mantém no pós-venda também. A equipe deve se manter aberta ao feedback dos clientes, inclusive para armazenar informações relevantes para próximos lançamentos que venham a ser realizados no futuro.
Por fim, ainda podemos citar rapidamente a importância de fazer um ótimo trabalho de redes sociais, gerando engajamento nas mídias digitais e não deixando o público “esquecer” do que será lançado. É possível, como estratégia de marketing, realizar tráfego pago, desde que a loja entenda que é uma boa opção.
O mais importante, de qualquer forma, é ter uma estratégia bem definida para atrair clientes, também, via digital. Nos dias atuais, isso é indispensável para qualquer negócio.
Estes são alguns dos pontos que consideramos essenciais no momento de realizar o lançamento de vários produtos ao mesmo tempo. O trabalho de marketing é essencial e, além disso, é preciso ter estratégia de venda e equipe preparada. Juntando todos estes fatores e entregando um produto de alta qualidade, a tendência é de que haja sucesso e a loja se torne sinônimo de qualidade.
Por isso, lojista, lembre-se sempre de se preparar muito bem para momentos como este. O sucesso do negócio está atrelado, entre outras coisas, ao acerto nas estratégias de lançamento de novos produtos, ainda mais quando são vários ao mesmo tempo.