- Missão e Visão: toda parceria deve envolver alinhamento entre a missão e visão das empresas envolvidas, buscando objetivos comuns (em certos casos o ideal é formular uma visão da parceria);
- Identidade e percepção de marca: parte das características que os consumidores atribuem à uma empresa, também será atribuída à empresa parceira, valendo tanto para as características boas, quanto para as ruins; e,
- Público-alvo: os consumidores das empresas são similares e/ou contidos no mesmo grupo do seu público-alvo.
Como parcerias podem ajudar o e-commerce em tempos de crise
É normal que em meio à crises, muitas vezes passemos por momentos de letargia, onde ficamos tentando entender e buscando as melhores explicações sobre como chegamos a determinado ponto e, principalmente, como sairemos dele.
Porém, enquanto políticos discutem o impeachment e as diretrizes deste momento de transição, nós devemos continuar focados em gerar negócios, mantendo as empresas vivas e, se possível, crescendo.
O investimento em mídias digitais e SEO, ao mesmo tempo em que se vende produtos em marketplaces, aumenta as oportunidades apesar do baixo investimento. Essas vêm sendo as principais estratégias digitais adotadas por e-commerces para alavancar suas vendas. Mas ainda há outra via, na qual os resultados são promissores e o custo de aquisição é muito mais controlado do que em outros canais, que são as parcerias estratégicas.
Através de uma parceria estratégica, é possível nos aliar a empresas de diferentes segmentos para, então, atingirmos nossos objetivos e metas.
Alinhamento estratégico é a base para parcerias de sucesso
Ao buscar uma parceria, sempre é importante analisar os pontos abaixo citados para determinar se a parceria será válida: